espaço do

ASSOCIADO

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE – INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS MOBILIZAM OS SHOPPING

Carioca Shopping e Caxias Shopping contam com locais especiais para o descarte adequado de pilhas, baterias e óleo de cozinha. Pesquisas indicam que quando descartado indevidamente, 1 litro óleo de cozinha pode poluir até 20 mil litros de água.

Sustentabilidade é um tema sério e que merece a atenção de todos. Por isso, para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, destacamos algumas iniciativas verdes que já estão sendo realizadas em diversos setores da economia. O objetivo é mostrar para como a população pode participar e contribuir para que o planeta tenha um futuro melhor.

O Carioca Shopping, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e o Caxias Shopping, que fica na Baixada Fluminense, disponibilizam locais especiais para o descarte correto de pilhas e baterias. O óleo de cozinha utilizado em casa também pode ser reciclado pelos clientes. Pesquisas indicam que quando descartado indevidamente, 1 litro óleo de cozinha, por exemplo, pode poluir até 20 mil litros de água.

Para participar da ação de reciclagem, basta levar as pilhas e baterias e descartas nos locais de reciclagem que ficam próximo ao SAC/Atendimento ao Cliente de cada shopping. Já o óleo de cozinha deve ser acondicionado em uma garrafa PET de 2 litros e eliminado apenas quando a garrafa estiver cheia. Ao levar o óleo, o cliente receberá como brinde um detergente líquido biodegradável.

Além da reciclagem de pilhas, baterias e óleo, os shoppings contam com lixeiras nas Praças de Alimentação para o descarte de resíduos recicláveis e não recicláveis. Os lojistas também são envolvidos no descarte adequado do lixo produzido, como papelão, sacos plásticos e óleo de cozinha dos estabelecimentos da Praça de Alimentação do Carioca Shopping e do Caxias Shopping.

Além da Reciclagem, o Carioca Shopping conta com uma Horta Orgânica. Os alimentos são cultivados com adubo feito com resíduos naturais, como folhas e sobras de verdura, que são reintegrados ao solo em forma de composto e se transformam em nutrientes para as plantas. Tudo o que é produzido é doado para os funcionários do shopping e, pontualmente, para o restaurante Oliva, que utiliza os alimentos em seu cardápio permitindo que os clientes experimentem os produtos da Horta Carioca.

Criada em novembro de 2016, a horta está instalada em uma área de mais de 100 m² que abriga uma estufa no G5 e um espaço de desenvolvimento, onde são cultivados legumes, verduras, temperos e algumas espécies frutíferas. O projeto pode ser conferido por clientes e por grupos de alunos. Quem visita a horta pode conhecer como é realizado o cultivo sustentável desde a semente, sem utilização de elementos químicos, passando pelo manejo das plantas, até a colheita. Os visitantes também podem ver como é importante manter uma alimentação saudável e, na ocasião, descobrirão inúmeras variedades de espécies pouco conhecidas do público em geral.  

Para conhecer a Horta Carioca, os interessados devem agendar a visita pessoalmente no SAC. As escolas também poderão agendar um horário especial para uma visitação de 40 minutos de duração, para grupos de 30 crianças. Inicialmente, só estão sendo aceitas inscrições de turmas do ensino fundamental. As visitas são realizadas 2 vezes por mês nas últimas quartas, entre 13h e 17h, e quintas-feiras, das 8h às 12h. Boa oportunidade para aprender sobre o ciclo dos alimentos, acompanhar o crescimento das plantas e conhecer uma diversidade de espécies de legumes e verduras na sua forma natural e original. O Carioca Shopping fica na Av. Vicente de Carvalho 909, Vila da Penha, Rio de Janeiro. Tel: (21) 2430-5120

-- 
.................................................
W3 COMUNICAÇÃO . FAZENDO COMUNICAÇÃO DE QUALIDADE
Lígia Viegas Ramos - lviegas@dablio3.com

Telefones: (21) 2286-4691 / (21) 99911-4964