espaço do

ASSOCIADO

Shopping comemora “Hora do Planeta” com resultados de sustentabilidade

 

No próximo sábado, dia 27, é comemorada a Hora do Planeta – Um movimento global  da ONG WWF para mobilizar a sociedade em torno da luta contra o aquecimento global. Em um período de 60 minutos do último sábado de março de cada ano, governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a apagar as luzes para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global. E no Caxias Shopping não será diferente.

O empreendimento, da rede Aliansce Sonae, vai apagar as luzes de sua fachada principal no período das 20:30 às 21:30, em prol da campanha. Mas o movimento sustentável não para por aí. Recentemente, o shopping inaugurou sua Eco House– um local dedicado à divulgação de ações sustentáveis e coleta de material para reciclagem.

No espaço, os clientes podem depositar, nos coletores disponíveis, pilhas, baterias e lâmpadas usadas, conhecer um pouco mais dos projetos ambientais do shopping e aproveitar o momento para #pensarnofuturo. Na Eco House também é possível carregar o celular, fazer uma selfie linda na parede verde e garantir uma amostra do adubo produzido através da compostagem dos restos de alimentos gerados pelos restaurantes do shopping.   Ainda dá para conferir, através do “reciclômetro”, a atualização mensal da quantidade total de quilos de resíduos reciclados em todo o shopping, ou mesmo doar tampinhas de garrafas pet, que serão revertidas em doações para o  projeto social apoiado – Rio Eco Pets, onde as tampinhas serão revertidas em tratamento e rações para animais abandonados.

 

Além disso, quem quiser fazer o descarte correto de óleo de cozinha, pode levá-lo até o  Espaço Cliente do shopping.  A cada dois litros de óleo de fritura entregues, o cliente ganha um detergente líquido. A coleta é feita pela empresa Grande Rio Reciclagem Ambiental – uma das parceiras do projeto Caxias Shopping Sustentável, e que anualmente transforma milhares de toneladas de óleo em sabão biodegradável e matéria prima para embalagens de produtos de limpeza. Mais de 600 litros de óleo já foram reaproveitados desde janeiro.

“Oferecer aos nossos clientes alternativas e conhecimento sobre a complexidade dos assuntos ambientais é de suma importância para desenvolvermos atitudes positivas que possam vir a minimizar os impactos gerados no Meio Ambiente”, afirma Michelle Coutinho, gerente de marketing do Caxias Shopping.

Outra grande iniciativa do shopping é o reaproveitamento da água dos equipamentos de refrigeração pelo sistema de drenagem que acontece desde fevereiro de 2020.

Por fim, o Caxias Shopping apresentou resultados importantes no ano de 2020. Evitou, por exemplo, que mais de 86 toneladas de resíduos fossem enviadas para aterros sanitários, prevenindo que mais de 73 toneladas de CO₂ fossem liberadas na atmosfera. Além disso, o Shopping enviou 79.740Kg de papelão para reciclagem. Esse volume seria equivalente ao uso de 1.595 árvores na indústria de fabricação de papel.  A quantidade de latinhas de alumínio reciclada no ano de 2020 foi suficiente para economizar mais de 147 mil horas de energia na indústria siderúrgica.

 

O Shopping economizou, ainda, água suficiente para encher 4 piscinas olímpicas a partir da reciclagem de papelão e reciclou 612Kg de PET, material suficiente para fabricar mais de 5 mil camisas de malha ecológica. Quanto aos plásticos, foram enviados para reciclagem 2.551 Kg, evitando que cerca de 6.378 litros de petróleo fossem utilizados para a fabricação de novos produtos.

A quantidade de papelão reciclada no ano de 2020, foi suficiente para evitar o desmatamento de uma área equivalente a 3 campos de futebol. Além disso, o shopping enviou para reciclagem 1.274 litros de óleo usado por clientes, prevenindo a contaminação de aproximadamente 1.274 trilhões de litros d´água. O Shopping enviou para compostagem 26.406Kg de restos de alimentos gerados em determinados restaurantes, equivalendo ao peso de aproximadamente 33 carros populares.

 

Sobre o CAXIAS SHOPPING

Considerado o principal centro de compras e lazer do município, o Caxias Shopping  foi inaugurado em novembro de 2008 e conta com um mix completo de lojas de vários segmentos, além de opções de lazer e serviços. O empreendimento reúne âncoras, megalojas e grandes marcas em uma localização estratégica, sendo o maior e mais moderno shopping center de Duque de Caxias.

 

Caxias Shopping 

Rod. Washington Luíz, 2895 –  Duque de Caxias

Central de Atendimento ao Cliente (21):  2018-2324

www.caxiasshopping.com.br

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.