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Como aumentar as vendas por impulso em seu estabelecimento

Aumentando as suas vendas com as soluções digitais da Panasonic Business

Compreender e entender o consumidor tem sido um dos maiores desafios da área de marketing, seja em estudos acadêmicos ou em ações virais na internet. Muitos especialistas estudam para identificar as preferências, atitudes e influências absorvidas pelo cliente por determinadas marcas e produtos no momento da compra. Algumas das principais questões que são levantadas por quem estuda marketing são: Quais as ferramentas que podemos utilizar para amplificar e encaminhar essa tomada de decisão para um determinado produto? É possível fazer o cliente tomar uma decisão de compra que não foi previamente planejada? Como utilizar a tecnologia para estimular as vendas?

Para entender essas ideias, precisamos assimilar primeiro o contexto por trás das Compras por Impulso”. Esse termo é definido como um comportamento que ocorre quando o consumidor tem uma necessidade incontrolável e persistente de adquirir algo de forma imediata.

Sabe quando você compra muito mais coisas do que você planejava mesmo levando aquela listinha no supermercado? Ou quando foi ao shopping e passou por algumas vitrines e não resistiu e comprou alguns itens? Bingo! É amigo leitor, você não é o único. Boa parte da população tem esse hábito e age assim. Por outro lado, aproveitar essa tendência é uma das melhores estratégias de vendas para as empresas. Então, por que não usar ao seu favor para alavancar os resultados do seu negócio?

Principais fatores para a compra por impulso e dados relevantes

Pesquisas recentes apontam que seis a cada dez consumidores aproveitaram a oferta de crédito para fazer compras por impulso. De acordo com a pesquisa, as aquisições mais feitas por impulso são roupas, calçados e acessórios (19%), compras em supermercados (17%), perfumes e cosméticos (14%) e idas a bares e restaurantes (13%).[1] 

Um dos fatores que influenciaram para este resultado foi a chegada de uma quantidade gigantesca de consumidores ao mercado brasileiro, com o aumento de renda, principalmente das classes C, D e E. [2]

Os números mostram que as compras por impulso fazem parte do dia a dia do consumidor brasileiro, mas como podemos desencadear esse comportamento no PDV?

Atualmente, são reconhecidos dois tipos de compras feitas por impulso. Uma acontece quando você decide adquirir algo que até queria, mas não pensava em adquirir exatamente naquele momento. No outro caso, você compra o que não desejava por influência do vendedor, algo que caiu em desuso, e deve ser evitado por conta da sensação ruim que muitas vezes desperta no cliente. Alguns dos principais fatores que podem servir de gatilho para uma compra por impulso são: mercadorias em liquidação; habilidade do vendedor em encaminhar a venda e produtos atrativos e estrategicamente posicionados, com uma embalagem que chama muito a atenção.  Bom, esses são os métodos tradicionais e mais conhecidos, mas você sabia que a tecnologia do digital signage também pode potencializar as compras por impulso? Veja no próximo parágrafo como utilizar da melhor maneira.

Como potencializar as vendas e utilizar as soluções digitais da Panasonic Business para ampliar seu negócio

Existem hoje artifícios mais modernos que estudam o comportamento dos consumidores, e a partir daí, estimulam esse público a comprar mais e melhor. O que você talvez não saiba é que as soluções digitais da Panasonic Business podem fortalecer essas técnicas, atraindo muito a atenção dos consumidores e intensificando a mensagem do seu produto.

Promoções dinâmicas

Um dos principais lemas dos especialistas em marketing é: conheça bem o perfil do seu cliente e as estratégias de promoção que podem ser adotadas baseado nessa experiência. Na sua grande maioria, os consumidores se sentem atraídos por preços baixos. Isso desperta uma sensação de que ele está fazendo um bom negócio com aquela compra, então, um passo importante é fazer promoções na loja com frequência. Como a solução digital Panasonic Business potencializa e agiliza essas ofertas no varejo? Com a nossa ferramenta, você terá mais agilidade e promoções direcionadas de acordo com a sensibilidade e retorno em vendas. Além da velocidade de atualizar os conteúdos tudo via internet – esqueça ter que correr para imprimir novos banners e gastar com essas impressões. Ademais, os conteúdos são muito mais atrativos. Por quê? O Digital Signage permite que você recorra a diferentes tipos de conteúdo, como vídeos, imagens de alta definição e animações. Uma vinheta, por exemplo, tem muito mais movimento, usa imagens e possui mais cores. O impacto visual de uma vinheta em um vídeowall digital é muito maior e chama muito mais a atenção do seu público. Isso tudo é pensado a favor de uma mensagem mais efetiva, que vai atrair a atenção do seu consumidor por mais tempo.

Hot points das lojas mais atrativos

O mapeamento das zonas quentes de um estabelecimento é uma estratégia usada por lojistas pensando no potencial de atrair a atenção dos consumidores e aumentar a rotatividade dos produtos desejados. As zonas quentes, ou Hot Points, são locais de mais destaque nas lojas, como corredores de passagem obrigatório ou prateleiras na altura dos olhos. Essas áreas que recebem mais consumidores devem ser organizadas dispondo os produtos que você deseja vender mais rapidamente, ou que são mais rentáveis, aumentando as chances de o cliente se interessar por um dos produtos e realizar uma compra por impulso. Fica claro que é preciso diferenciar o conteúdo e estratégia nos diferentes momentos da jornada de compra do consumidor e o digital signage da Panasonic é perfeito para esse momento. Essa exposição estratégica dos produtos nos hot points será muito mais efetiva com um banner digital. Além de ocupar menos espaço – podendo divulgar vários produtos em uma única tela e com horários diferentes –, e ser visualmente mais atrativo com os vídeos e vinhetas, você terá uma redução de custos com a impressão de material físico. Como tudo é online e atualizável rapidamente, você pode colocar as promoções nos hot points de acordo com os estoques ou eventos especiais. Tudo muito mais clean e dinâmico, gerando mais impulso de vendas para o seu estabelecimento.

Senso de urgência e gatilhos mentais – o digital vai amplificar e te ajudar nesse momento

Vamos abordar dois pontos muito importante que são, de certa maneira, bem amplificados quando usados em parceria com o digital signage. Trabalhar com o “senso de urgência” do seu cliente pode fomentar suas promoções quando trabalhadas de maneira pensada. Frases como: “Preço especial somente hoje” vai instigar no comprador o sentimento de se não fizer essa aquisição, perderá uma oportunidade única de fazer um bom negócio, deixando aquele leve receio de se arrepender caso não abrace essa chance. Esse tipo de chamada pode criar um impacto na mente do seu cliente e estimular compras por impulso, atiçando seu senso de urgência. Porém, onde você acredita que o impacto será maior? Em um banner físico ou em um monitor com vídeos dinâmicos e atrativos? A nossa ferramenta trabalha com muito mais sucesso e desperta alguns gatilhos mentais com mais facilidade do que os tradicionais banners físicos.

Nesse caso, vale ressaltar que compras por impulso sempre envolvem fatores psicológicos. Por isso, estudar o comportamento humano e as reações mentais pode lhe trazer respostas muito úteis sobre as ferramentas e técnicas específicas a se adotar para estimular a ação dos clientes. O corpo humano tem, basicamente, cinco sentidos: tato, olfato, visão, audição e paladar. Explorar cada um deles, então, pode ser essencial para aumentar as vendas ou o engajamento com determinados produtos.

Os banners digitais exploram com muito mais sucesso os sentidos das pessoas, e consequentemente, podem aumentar as vendas e o engajamento do seu público com determinados produtos. No caso da solução digital, a visão é um dos sentidos que mais podem ser explorados. Vídeos e vinhetas dos seus produtos, veiculadas em um monitor com design moderno, vão gerar muito mais estímulo e aumentar o appetite appeal do produto, além de passar uma imagem moderna e positiva aos clientes que passam pelo local.

PDV e tecnologia: uma grande parceria

Todos sabem que um bom relacionamento com o cliente é um dos maiores bens de uma empresa. Quando você tem a chance de aprimorar esse relacionamento com o consumidor já no PDV, as chances de fidelização e os índices de recomendação vão aumentar exponencialmente. Dentro do PDV, é possível criar customizações em tempo real baseadas no comportamento do seu cliente. Se um visitante procura pelo produto X, pode ser uma boa ideia apresentá-lo aos produtos Y e Z como opção. Nessa hora, a tecnologia do digital signage pode potencializar esse aumento de vendas.

Quando a sua empresa integra novas tecnologias, como os banners digitais ou totens de autoatendimento da Panasonic Business Service, ela está modificando como o consumidor interage com algo que é comum na sua rotina — a aquisição de um produto. No caso de um totem de autoatendimento, por exemplo, por que não sugerir um bacon extra na hora de montar aquele sanduíche? Ou mesmo sugerir um combo especial aumentando o ticket médio?  O digital pode apresentar opções mais dinâmicas e visualmente mais atrativas ao seu empreendimento.

Essa mudança é uma chance para o seu produto ser lembrado, interagindo com uma tecnologia que simplifica e torna mais interessante e intuitiva a jornada do cliente na sua loja. A tecnologia pode ir além da loja, usando uma estratégia omnichannel, interligando diferentes canais do seu negócio – por exemplo, um canal de vendas via WhatsApp. É importante sempre escolher recursos que enriqueçam a experiencia e a interação dentro da sua loja e a Panasonic Business tem as melhores ferramentas para esse momento.

 Autor: Jornalista Valter Ribeiro.

Referências

Revista veja

Mundo do Marketing

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