espaço do

ASSOCIADO

CenterVale Shopping reinaugura projeto de sustentabilidade e abre agenda para receber visitas de escolas e empresas

Empreendimento desenvolve mais de 20 iniciativas e é referência em práticas socioambientais

São José dos Campos, 12 de agosto de 2019 – Primeiro grande centro de compras do Vale do Paraíba a desenvolver iniciativas de responsabilidade socioambiental, o CenterVale Shopping reinaugura, na terça-feira, dia 13 de agosto, o projeto ‘Escola Ambiental’. Dessa forma, o empreendimento estará novamente de portas abertas para receber escolas e empresas que desejarem conhecer suas ações que reduzem o impacto ao meio ambiente e incentivam o desenvolvimento local.

Ao todo, o centro comercial desenvolve mais de 20 projetos que reforçam seu pilar de responsabilidade socioambiental. Entre as ações que os visitantes poderão conhecer, estão: Fábrica de Sabão, Centro de Valorização de Resíduos (CVR), Compostagem Natural, Compostagem Acelerada, Horta, Estação de Tratamento de Efluentes e Eco Green.

Julio Cesar Ferreira, gerente de Operações do CenterVale Shopping, reforça que os projetos mantidos pelo empreendimento são guiados pelo compromisso do shopping com a qualidade de vida da comunidade local. “Eles estreitam os laços de clientes e colaboradores com o meio ambiente e com os hábitos de vida saudáveis, ao mesmo tempo em que estimulam a população a cuidar do ambiente em que vive”, afirma.

Os interessados em participar do ‘Escola Ambiental’ devem entrar em contato com o CenterVale Shopping pelo telefone (12) 3924-3026 ou pelo e-mail atendimento@centervale.com.br.

Projetos socioambientais – O ‘Escola Ambiental’ vai levar os participantes a um tour pelos principais projetos desenvolvidos pelo shopping. Um deles é a ‘Fábrica de Sabão’, que tem capacidade de transformar parte do óleo usado nas operações alimentícias do shopping em até 6 mil pedras de sabão por mês.

Para conscientizar os visitantes a respeito da importância da coleta seletiva, eles conhecerão o Centro de Valorização de Resíduos (CVR), no qual os materiais recicláveis gerados no estabelecimento são triados e enviados ou para a indústria de transformação ou para cooperativas, que geram renda por meio da revenda dos recicláveis.

Já para estimular o aproveitamento integral dos alimentos e a redução de resíduos enviados aos lixões, o trajeto inclui, ainda, explicações sobre como funcionam os projetos de ‘Compostagem Natural’, que direciona podas e aparas de jardim da área paisagística para composteiras do próprio shopping, e de ‘Compostagem Acelerada’, feita por meio de um equipamento que transforma restos de alimentos provenientes na Praça de Alimentação em composto orgânico. Ambas compostagens resultam em adubo orgânico, que é utilizado para fertilização da área paisagística e na ‘Horta’ mantida pelo centro de compras, além de ser entregue para os visitantes do ‘Escola Ambiental’.

O roteiro é integrado também pela visitação à Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), que trata 100% do esgoto gerado no shopping e o transforma em água de reuso para ar condicionado, vasos sanitários, mictórios, irrigação do jardim e lavação de calçadas. E pela Eco Green, ponto de descarte voluntário de gabinetes/CPUs, notebooks, impressoras, tablets, monitores, celulares e acessórios, transformados por um parceiro em outras cadeias de produtos.

“A ideia é que jovens estudantes e as empresas possam se inspirar nas nossas ações e levá-las para suas casas ou ambientes de trabalho. Nós acreditamos que atitudes sustentáveis podem resultar em grandes transformações. Em casa, na escola, no local de trabalho, na cidade, no planeta”, finaliza Ferreira.

Sobre o CenterVale Shopping

Inaugurado em 28 de maio de 1987, em São José dos Campos, é um dos shoppings mais tradicionais do Vale do Paraíba, sendo o primeiro grande centro comercial da região que alia tradição e vanguarda, inovando cada vez mais o seu conceito de moda, entretenimento e serviços. Com mais de 240 lojas em aproximadamente 48 mil m², o CenterVale recebe uma média de 10 milhões de pessoas por ano e movimenta mais de R$600 milhões em vendas anuais. A localização privilegiada, a presença de marcas exclusivas, as mais de 23 iniciativas de sustentabilidade e as ações de entretenimento realizadas mês a mês fazem com que o CenterVale Shopping tenha um vínculo emocional com o público que o torna único em sua essência.

Informações à Imprensa

Alameda Comunicação

Lucas Carvalho – lucas@alamedacom.com.br 

Enio Machado – enio@alamedacom.com.br

Pasquarelli Junior – junior@alamedacom.com.br

Tel.: 12 3923-9818/12 9.9103-2830