espaço do

ASSOCIADO

CenterVale Shopping recebe exposição de mapas que revela as transformações urbanas em São José dos Campos ao longo das décadas

Painel interativo permite que os clientes resgatem suas memórias da cidade desenhando no mapa características de cada região

São José dos Campos, 15 de julho de 2019 – Completando 252 anos no dia 27 de julho, São José dos Campos e a evolução da sua paisagem urbana são tema da exposição “Mapas que contam histórias”, que pode ser visitada no CenterVale Shopping até o final do mês, no Piso Vale, com entrada gratuita. A mostra cataloga as principais transformações nos elementos arquitetônicos e sociais da cidade ao longo dos anos.

Os mapas foram construídos a partir das recordações dos alunos da disciplina de “Arquitetura, Arte e Design”, da Faculdade da Terceira Idade da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), e recriados pelos estudantes de Arquitetura e Urbanismo da mesma instituição, em trabalho conjunto. Tinta, linhas, tecidos e papéis foram alguns dos materiais utilizados na construção das obras.

Os clientes que visitarem o shopping também poderão deixar sua contribuição em um mapa da cidade representado em um grande painel. Eles poderão marcar, pintar e desenhar no mapa as regiões com as quais possuem lembranças.

Aline Cristina Gomes da Costa, arquiteta e coordenadora do projeto, conta que o objetivo do trabalho foi promover a relação intergeracional dos alunos, valorizar a memória coletiva acerca do espaço urbano vivido, percebido e concebido na cidade. “Com a exposição, também poderemos despertar nas pessoas o sentimento de pertencimento, criando laços afetivos e de memória coletiva com os cidadãos joseenses”, afirma Aline.

Gustavo Lima, superintendente do CenterVale Shopping, reforça que o empreendimento acompanhou muitas dessas mudanças. “Assim como o shopping passou por ampliação e transformações na sua fachada nos últimos 30 anos, vimos outras regiões da cidade se desenvolverem, de norte a sul do município, e agora podemos recordar toda essa evolução na exposição que trouxemos para dentro do shopping”, relata.

A exposição “Mapas que contam histórias” fica aberta à visitação de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 13h às 20h.

Serviço:

Mapas que contam histórias

Data: 10 a 31 de julho de 2019

Hora: de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 13h às 20h

Local: Piso Vale – CenterVale Shopping

Endereço: Av. Dep. Benedito Matarazzo, 9403 – Jardim Oswaldo Cruz – São José dos

Campos/SP

Entrada gratuita

Sobre o CenterVale

Inaugurado em 28 de maio de 1987, em São José dos Campos, é um dos shoppings mais tradicionais do Vale do Paraíba, sendo o primeiro grande centro comercial da região que alia tradição e vanguarda, inovando cada vez mais o seu conceito de moda, entretenimento e serviços. Com mais de 240 lojas em aproximadamente 48 mil m², o CenterVale recebe uma média de 10 milhões de pessoas por ano e movimenta mais de R$600 milhões em vendas anuais. A localização privilegiada, a presença de marcas exclusivas, as mais de 23 iniciativas de sustentabilidade e as ações de entretenimento realizadas mês a mês fazem com que o CenterVale tenha um vínculo emocional com o público que o torna único em sua essência.

Informações à Imprensa

Alameda Comunicação

Lucas Carvalho – lucas@alamedacom.com.br 

Enio Machado – enio@alamedacom.com.br

Pasquarelli Junior – junior@alamedacom.com.br

Tel.: 12 3923-9818/12 9.9103-2830