espaço do

ASSOCIADO

Buriti Shopping registra movimento tranquilo no primeiro final de semana de reabertura

Centro de compras recebeu 25% da sua capacidade máxima de clientes

 

O primeiro final de semana de reabertura do Buriti Shopping foi marcado por tranquilidade. Quem passou pelo centro de compras, percebeu que todo o fluxo foi modificado. Em todas as entradas, estão sendo utilizados termômetros digitais para medir a temperatura dos funcionários e consumidores. Para quem vai de carro, o acesso ao estacionamento acontece sem necessidade de contato com a máquina de emissão de tickets, já que o sensor identifica a presença do veículo, emitindo o ticket e abrindo a cancela automaticamente.

 

Capacidade máxima

 

De acordo com a Portaria Nº 037/2020 da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, o shopping poderá receber até 50% da sua capacidade máxima de clientes. Isso significa que 4.500 pessoas podem circular simultaneamente no local, que tem uma área de aproximadamente 100 mil metros quadrados, que inclui o shopping e toda a área de estacionamento. Na sexta-feira, 5 de junho, primeiro dia de reabertura, passaram pelo local entre 12h e 20h, 9 mil pessoas, o que significa que o shopping recebeu 25% da sua capacidade máxima. No sábado, 12 mil pessoas passaram pelo local e no domingo 8.650.

 

A contagem de pessoas que entram e saem do shopping é feita através de um sistema com câmeras instaladas em todas as entradas. O superintendente do shopping, Igor Alarcão, reforça a orientação da Secretaria Municipal de Saúde, para que o público vá ao shopping em caso de necessidade. “Trabalhamos para oferecer toda a segurança para os nossos clientes mas ressaltamos que não é o momento para passear. O nosso apelo é que as pessoas que sejam do grupo de risco, fiquem em casa, se protegendo, e que só compareçam ao shopping, caso seja realmente necessário”, alerta.

 

Medidas de prevenção

 

Para a circulação no shopping, só está permitido o acesso com o uso de máscaras. Para reforçar a proteção, em todos os corredores e áreas comuns é possível localizar dispensers com álcool em gel. Os pisos dos corredores internos do shopping estão sinalizados, a fim de direcionar o fluxo de pessoas nos sentidos mão e contramão. A sinalização das escadas rolantes, orienta as pessoas para que mantenham distanciamento de no mínimo 3 degraus entre elas.

 

Para garantir a manutenção da renovação de ar exigida pela legislação, as portas de todas as entradas ficam abertas. A troca dos filtros de ar ocorrerá com frequência, usando pastilhas bactericidas nas bandejas. Diariamente o shopping realiza o hidrojateamento com produto utilizado para desinfecção hospitalar (peróxido de hidrogênio), em todas as áreas comuns (corredores e banheiros).

Para facilitar o controle da operação e reduzir contato dos frequentadores, sem impactar na segurança, algumas áreas do shopping estão isoladas. Os canais online (redes sociais e whatsapp) continuarão a ser utilizados para atender os clientes do grupo de risco e aqueles com movimento restringido.

 

Reabertura

 

Desde a suspensão das atividades, que somaram 79 dias, o centro de compras seguiu todas as orientações das autoridades, incluindo as instruções da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), e manteve o diálogo aberto com a Secretaria de Saúde e Prefeitura da cidade.

 

Neste primeiro momento, o shopping funcionará de terça à domingo, em horário reduzido: das 12h às 20 horas para as lojas e quiosques, e até às 22 horas, para os restaurantes da praça de alimentação que podem atuar apenas no regime de delivery. Inicialmente, todas as lojas estarão abertas, com exceção dos cinemas, academia, áreas de entretenimento e atividades para crianças.

 

 

Confira os horários do shopping:

 

 

• Lojas e Quiosques: Terça a domingo das 12h às 20h;

 

• Bancos: Segunda a sexta das 08h às 14h;

 

• Lotérica: Segunda a sexta das 12h às 20h;

 

• Clínica Vittá: Segunda a sexta das 07h às 18h e sábado das 7h às 13h;

 

• Drogaria: Terça a domingo das 12h às 20h;

 

• Supermercado: Terça a domingo das 12h às 20h;

 

• Praça de Alimentação: Terça a domingo das 12h às 22h (apenas delivery ou retirada).