Lojas de 13 shoppings vão vender produtos livres de impostos no dia 30
A brMalls, maior empresa do setor de shopping da América Latina, vai participar do movimento do Dia Livre de Impostos, o DLI, no próximo dia 30 de maio. A data busca conscientizar e mobilizar consumidores sobre a alta carga tributária brasileira, uma das maiores do mundo, e que impacta no crescimento econômico do país. A iniciativa é da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL.
No dia 30 de maio, os produtos com descontos referentes a carga tributária serão encontrados em 13 shoppings da brMalls, em 12 cidades de 6 estados. “A data tem se tornado um evento cada vez mais reconhecido pelo consumidor ano a ano. Além da conscientização da alta carga tributária, nossos clientes podem comprar produtos com valores atrativos e nossos lojistas ganham com o aumento de fluxo e de vendas”, comenta Maria Fernanda Paoli, Diretora de Marketing da brMalls.
Empresas de vários setores do varejo vão comercializar produtos descontando o valor dos impostos, que normalmente já está embutido na mercadoria. O objetivo é mostrar de forma clara aos clientes como os impostos que incidem sobre as mercadorias e serviços muitas vezes representam grande parte do preço dos produtos.
“Queremos mostrar para a população como as taxas são altas e o retorno dos tributos arrecadados na sociedade é baixo. Para se ter uma ideia, num ranking de 30 países, o nosso é o 14° que mais arrecada imposto, mas está em última colocação como país que melhor retorna o dinheiro para a população”, afirma Lucas Pitta, Coordenador da CDL Jovem Nacional.
É importante destacar que o desconto, no entanto, não representa uma sonegação de impostos. No DLI é o empresário que arca com os custos da taxação sem repassar aos consumidores. No site www.dialivredeimpostos.com.br é possível conferir os lojistas que estão participando do movimento.
No NorteShopping, pioneiro da ação no Rio de Janeiro, os descontos podem chegar a 70%. Na Hering, o colete jeans de R$ 139,99 sairá por R$ 99,99; na Quem Disse, Berenice?, a sombra multi de R$ 55,90 sai por R$ 22,91. Produtos selecionados também estarão com descontos de 30% na Hope e na Lilica & Tigor; 50% na World Tennis; 40% na PB Kids e na Bel Salvador. O estacionamento do shopping também participará da ação com descontos de até 18%, cobrando R$ 12 nas duas primeiras horas e R$ 1 por hora adicional ou fração.
Já o Shopping Tijuca vai receber pela primeira vez a ação do DLI com participação de grande parte das marcas presentes no shopping com reduções nos preços de até 70%. Entre elas nomes como Ponto Frio, com 43% de desconto em produtos selecionados, mesma porcentagem de tributos dos produtos eletrônicos, Clube Melissa, Santa Lolla, Garimppo, Redley e Levi´s com até 31% e a joalheria sueca Pandora também vai aderir com desconto de até 30%. No mesmo dia, o estacionamento também vai participar do movimento de conscientização com desconto de 16%, referente aos encargos.
No Plaza Shopping Niterói, que pela primeira vez irá aderir à campanha, o DLI vai até o dia 02/06 com descontos de até 70%. Na loja Clube Melissa a sandália Disco de R$ 119,90 sai por R$ 83,93; a mala Gulim Rosa da Le Potische de R$ 459,99 sairá por R$ 275,99; na Schutz, a bolsa chamada 944 estará com desconto de 40%; na Osklen o tênis masculino selecionado estará com 30%. No dia 30/05, o estacionamento adere à conscientização com desconto de 14% referente aos encargos, chegando a R$12 a tarifa mínima.
Shoppings brMalls no DLI:
- Norte Shopping
- Plaza Niterói
- Tijuca
- Vila Velha
- Curitiba
- Caxias
- Londrina Norte
- Amazonas
- Contagem
- Del Rey
- Independência
- Campinas
- Metro Santa Cruz