espaço do

ASSOCIADO

Projeto de design transforma sala de estar do artesão Yuki Satou em Showroom para exposição de seus macramês

Com todos passando mais tempo em casa, a sociedade se adapta a um processo de repensar seus hábitos de consumo. Além da busca por uma vida mais sustentável, há também o desejo de estreitar os laços com o lugar em que se vive e valorizar o que é criado e produzido localmente. Esse movimento fortalece a comunidade e vai além da origem dos produtos e matérias-primas, gerando impacto positivo na vida dos pequenos produtores. Pensando na valorização desses profissionais, suas criações e raízes culturais, o designer Márcio Vargas renovou a casa do artesão Yuki Satou, de Campo de Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, em um projeto que ganhou personalidade e contou a história de Satou, por meio do uso das cores Suvinil, que está presente em todas as regiões do país, colorindo as casas de milhares de pessoas.

O principal desafio proposto para a reforma foi a transformação da sala de estar em um espaço multifuncional, que servisse também como um Showroom para o estúdio Macramê Satou, que ainda não tinha um ponto físico para exposição das peças. “A casa hoje faz um papel duplo, é um refúgio e também um gerador de negócios. Até então, Yuki não tinha nenhum trabalho exposto, mas seus pedidos já atravessavam oceanos, chegando a Portugal, Estados Unidos, Espanha e agora Alemanha. Ele é uma referência em transformar simples fios em artesanato de nós, então era hora de criar um Showroom que prestigiasse também as suas obras”, conta Márcio Vargas.

Para a renovação do ambiente de convivência da casa, o designer apostou no uso de cores inspiradas em fibras naturais, palha, folhas e madeira, trazendo referências do artesanato também para as paredes. Os verdes, amarelos e terrosos escolhidos foram Ninho, Galho Seco, Branco Neve, Cadeira de Balanço e Palmier. Estes tons, assim como o tema Resgate, do estudo de tendências Suvinil Revela 2021, tingem a casa com uma energia natural e relaxante. É com essas pinceladas que, tanto a sala de estar até ambientes mais enxutos, como o corredor, ganham uma vibe natural, estilo férias na praia.

Eu e minha esposa sempre optamos por tons mais claros, mas tivemos uma surpresa nesse projeto: as cores trouxeram amplitude ao espaço, além de deixá-lo mais iluminado, o que também valorizou a apresentação da minha arte. Além disso, elas nos transmitem a sensação de paz, tão importante para o momento que estamos vivendo, como um acolhimento, um verdadeiro abraço”, descreve o artesão Yuki Satou.

Yuki conta que o tempo em casa se tornou mais leve. Com a finalização do projeto, a família passou a se reunir mais na sala e está ansiosa para poder receber todos os clientes e amigos no futuro.

Para acompanhar essa e outras transformações criativas, siga o perfil da Suvinil no Instagram @tintas_suvinil e se inspire com muitas cores e histórias no Pinterest da marca.

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.