espaço do

ASSOCIADO

Economia circular: Salvador tem coletores de roupas usadas

Shopping Paralela, em Salvador (BA), é parceiro do projeto da Humana Brasil de reuso de roupas e sapatos de segunda mão. O Projeto Repense Reuse de Sustentabilidade e Desenvolvimento Social da Humana Brasil existe na Europa, América do Norte, África e chega a Salvador. Dois coletores para doação de roupas e sapatos usados foram instalados no Shopping Paralela, na Avenida Paralela, no aquário amarelo do caixa de pagamento de estacionamento assistido G1 e no Piso L1, ao lado da loja Vivo. As peças doadas seguirão para a fase de reaproveitamento e reparos. Em uma segunda etapa, serão revendidas nas lojas Repense Reuse, que serão abertas em Salvador. O recurso arrecadado é destinado a projetos sociais.

A Humana Brasil é uma organização sem fins lucrativos que executa projetos no Brasil há 14 anos e a missão do Projeto Repense Reuse é contribuir para a economia circular com um fim social. A proposta se sustenta nos pilares: ambiental – promove a economia circular ao dar uma segunda vida ao têxtil; econômico, gerando empregos e recursos com a revenda das roupas; e social, ao reverter os recursos captados para projetos sociais, envolvendo agricultura familiar, povos quilombolas, mulheres, crianças e adolescentes, em regiões baianas, como o Sisal, Recôncavo, Metropolitana de Salvador e bairro de Castelo Branco.

A gerente de Marketing do Shopping Paralela, Renata Sousa, diz estar muito contente com a parceria e em colaborar para a economia circular e a preservação do meio do meio ambiente. “É importante o consumo consciente e contribuir para geração de recursos com as doações de roupas e sapatos que não usamos mais e podem ser úteis, além de financiar projetos sociais com o dinheiro das vendas por preços acessíveis”, comenta.

O Brasil produz cerca de 170 toneladas de resíduo têxtil por ano, segundo estimativa feita pelo Sebrae em 2014 e o relatório internacional Fashion On Climate afirmou que, em 2018, foram emitidos cerca de 2,1 bilhões de toneladas de gases do efeito estufa pela indústria têxtil. Os gases do efeito estufa, principalmente o dióxido de carbônio (CO²), são os principais responsáveis pelo aquecimento global e as crises climáticas, como secas, inundações, ondas de calor e frio, e desequilíbrio dos ecossistemas.

“Com a união dos pilares ambiental, econômico e social, o Projeto Repense Reuse da Humana Brasil promove o prolongamento da vida têxtil, gera renda e impacta positivamente na vida das pessoas e na preservação do meio ambiente”, declara Cláudia Andrade, gerente de implementação de projeto.

SERVIÇO

Projete Repense Reuse – coletores de roupas usadas
Onde: Shopping Paralela, que está aberto de segunda a sábado das 09h às 22h. Aos domingos, a praça de alimentação funciona das 12h às 21h, as lojas das 13h às 21h e delivery das 09h às 23h30. As novidades podem ser acompanhadas pelo site www.shoppingparalela.com.br e redes sociais, Instagram e Facebook.

Humana Brasil
www.humanabrasil.org
Instagram: @repensereusehumana @humanabrasil

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

TOPO