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A nova cara dos shoppings: escolas, clínicas e grandes eventos ganham espaço

Nova tendência preza pela oferta de vários serviços em um só lugar, otimizando o tempo do cliente

Você sai de casa com tudo esquematizado na cabeça: vai comprar um sapato para ir àquela festa. Depois, passar na lotérica para pagar um boleto que está próximo do vencimento. No caminho, aproveita para resolver um problema no cartório, ir ao dentista e por fim, passar no supermercado. Tudo o que estava em sua programação pessoal foi resolvido em um só lugar: no shopping. Esse cenário, cada vez mais comum, mostra que esses estabelecimentos não são mais lugares voltados apenas para fazer compras. Cada vez mais, os serviços oferecidos são diversificados e abrangem de atendimento médico a polos de universidades.

No Rio Anil Shopping, por exemplo, além das tradicionais lojas, o consumidor encontra lotérica, cartório, academia, consultório odontológico, supermercado, faculdades, complexo médico-hospitalar, laboratório, banco, chaveiro, lavanderia e espaço para pets entre outras opções. A gerente de marketing do shopping, Camila Ramm, pontua que essa mudança atende a uma demanda dos clientes: a de resolver sua vida “em um único lugar”, otimizando o tempo, seja por não ter que encarar engarrafamentos, seja pela comodidade em resolver todos os assuntos pendentes em um só local. 

“No shopping, o consumidor pode solucionar todas as suas demandas em um único local e ainda curte o entretenimento, as opções de gastronomia, cinema e ainda pode fazer suas compras no supermercado e nas lojas”, afirma Camila.

Uma tendência nacional

Essa tendência vem ganhando força. Tempos atrás, os shoppings se delimitavam em ofertar ao cliente lojas e uma praça de alimentação. Hoje, o cenário mudou e o setor de serviços, além das boutiques, vem ganhando cada vez mais espaço. De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), 13% das novas operações desses estabelecimentos hoje estão fora do escopo de lojas varejistas e restaurantes. No ano passado, o setor de serviços teve aumento de 23,6% se comparado ao mesmo período de 2020.

Outras vantagens para quem resolve demandas no shopping são o ambiente climatizado e seguro e as opções de estacionamento, além do horário diferenciado, se comparado a outros lugares. “Cada vez mais estamos indo além do comercial e nos transformando em espaços de convivência. Não são somente lojas, mas opções de serviço e criação de experiências”, reforça a gerente de marketing.

Empreendedor também sai ganhando

Com essa nova realidade, o empreendedor também é beneficiado. A cliente de uma loja de vestidos, por exemplo, compra o item que deseja e pode aproveitar para ir à uma consulta médica que necessita, resolvendo duas demandas em um só lugar, com comodidade e otimizando o tempo. “Sempre incentivamos que os nossos lojistas se apropriem de todas as novidades, serviços e ações que o shopping realiza. Acredito, também, que ter um shopping completo, que oferece ao cliente várias opções, valoriza a marca do lojista. Como isso não vai ser positivo para o cliente dele? O empreendedor quer estar em um local assim”, finaliza Camila Ramm.

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