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Comércio de shopping é o preferido dos brasileiros para compra de produtos

Com percentuais bastante expressivos, o comércio de shopping é o preferido dos brasileiros para a compra de produtos das mais diversas categorias. Dados de uma recente pesquisa que conduzi na Brain Inteligência Estratégica, com mais de 1.200 pessoas em todo o país, proporcionam uma compreensão profunda das dinâmicas que moldam o comportamento dos consumidores dos shopping centers.

É inegável que as pessoas gostam desses ambientes, mas afinal, o que leva elas a escolherem um shopping a outro? A máxima do mercado imobiliário já enfatiza que a localização é um aspecto-chave. Nesse caso, não é diferente. A maioria das pessoas (55%) opta por shoppings que estão próximos de suas residências, locais de trabalho ou escolas dos filhos, facilitando deslocamentos e reduzindo custos envolvidos. Cabe ressaltar, porém, que este não é o único aspecto relevante. O mix de lojas e produtos (48%), a praça de alimentação (44%) e o ambiente agradável (37%) também são fatores importantes para os consumidores.

As gerações mais jovens são as que passam mais tempo nesses ambientes, com mais da metade permanecendo por mais de 2 horas em cada visita. Elas visualizam esses espaços como centros de socialização, conectividade e entretenimento. A conveniência, segurança e marketing direcionado também contribuem para essa preferência, tornando os shoppings locais ideais para encontros, trabalho e estudo.

Não à toa, a geração Z é também a que mais visita os shoppings com amigos, com essa prática sendo 93% superior à média nessa geração. Os jovens tendem a sair mais com os amigos devido à busca por independência, afirmação de identidade e afinidade com interesses compartilhados. Além disso, a falta de responsabilidades familiares, que o caso de muitos desses jovens, também proporciona maior liberdade e flexibilidade nesse aspecto.

Quando olhamos o público de forma mais ampla, sem recortes geracionais, percebemos que a principal companhia nas visitas ao shopping costuma ser a família (44%). Os shoppings proporcionam uma variedade de atividades e serviços em um único lugar, atendendo a todas as idades e interesses, e tornando o espaço convidativo àqueles que desejam ir com cônjuges e filhos.

Apesar dessa ampla variedade de opções do que fazer nesses ambientes, comprar continua sendo a atividade que as pessoas realizam de forma mais frequente nos shoppings (43%), seguida por ir a restaurantes (37%), enquanto apenas 16% afirmar ir ao cinema. Vale ainda destacar, que alguns serviços passaram a ser mais utilizados pela sua disponibilidade no shopping, atraindo consumidores, principalmente, pela facilidade de acesso e horário estendido. Esse é o caso das academias, bancos e, em especial, mercados, por exemplo.

Nossa pesquisa contemplou ainda dados sobre o perfil dos frequentadores, os hábitos de compra, de visita e de consumo, os serviços e experiências valorizados pelos usuários, os eventos mais atrativos, os motivadores de compra e a integração entre as jornadas física e digital. Você pode conferir todos estes dados em nosso e-book inédito “Explorando experiências de compra nos shoppings”. Caso deseje, basta clicar aqui para fazer o download gratuito. Espero que o conteúdo deste material te forneça insights valiosos e contribua para suas decisões!

 

Fábio Tadeu Araújo

CEO da Brain Inteligência Estratégica

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