Imprensa / Notícias do Setor / Espaço do Associado

03/07/2018



POR UM PLANETA SUSTENTÁVEL


Por um planeta sustentável

Projeto Destino Certo chega ao fim com a marca de 4 toneladas de resíduos recolhidos

 

A segunda edição do Projeto Destino Certo, uma parceria do Bella Città Shopping Center e do Senac/Sistema Fecomércio, chegou ao fim no último sábado, 30 de junho. Durante todo o mês, dedicado ao meio ambiente, o projeto recebeu materiais como eletroeletrônicos, papéis, pilhas, lâmpadas, vidros, latas e plásticos.

Ao todo, foram arrecadadas uma tonelada de eletroeletrônicos, cerca de 2.000 lâmpadas fluorescentes, quase uma tonelada de pilhas e uma tonelada entre plásticos, vidros, latas e papéis. As empresas Cetric, Recycle e Repasso, especializadas na área de reciclagem e destinação correta de resíduos, são parceiras do projeto desde a primeira edição, realizada entre os meses de junho e julho de 2017. Neste ano, somou forças ao projeto o apoio da Prefeitura de Passo Fundo, com a doação de 600 mudas de chás e temperos.

Destinado à pessoa física, a segunda edição do Projeto teve seu olhar voltado à conscientização dos jovens das escolas municipais e privadas de ensino fundamental e médio e, ainda, de ensino superior do município. “Estamos muito felizes com o resultado da campanha deste ano. Conseguimos atingir um público que está aberto a essas mudanças, mas que ainda precisa de muita informação para fazer o certo de forma certa. Já estamos ouvindo de pais sobre a preocupação de seus filhos em separar de forma correta o resíduo que é gerado em casa, para que tenha uma destinação certa” destacou a gerente Geral do Bella Città Shopping, Nadia Jeziorski Hartmann.

Mais de 1000 estudantes participaram de palestras realizadas ao longo do mês. Com temas ligados as áreas de reciclagem, descarte correto e conscientização ambiental, os encontros contaram com a parceria das empresas Cetric, Recycle, Repasso e Senac na realização. Para a diretora da escola Senac Passo Fundo, Lisiane Tier Martins, oferecer essa conscientização aos jovens agrega ao perfil transformador e ao potencial de aprendizagem deles para fazer a diferença na sociedade e no meio ambiente. “Concluímos esse ciclo com a satisfação plena de desenvolver mais uma ação exitosa de desenvolvimento sustentável”, destacou a diretora.

A estudante do primeiro ano do ensino médio do Colégio Marista Conceição, Gabriela Ribeiro, de 15 anos, que participou de uma das palestras, relatou que são ações como estas que ajudam a conscientizar as pessoas de que uma mudança no modo de pensar e agir de cada um precisa acontecer o mais breve possível. “Se não ocorrer uma mudança no comportamento de cada um, danos mais graves podem acontecer no futuro, ou seja, é imprescindível que cada um se conscientize e cuide do meio ambiente”, relatou.

 

Exposição Projeto Destino Certo

Ao longo do mês, estudantes e clientes puderam conferir de perto para onde vão e como podem ser reaproveitados os materiais recolhidos pelas empresas parceiras durante o período da ação. A exposição “Projeto Destino Certo” apresentou um espaço onde a comunidade pode ver na prática como funcionam os processos de reciclagem dos materiais recebidos e em que eles podem se transformar.

 

Terceira edição

A terceira fase do Projeto Destino Certo deve acontecer no mesmo período de 2019. “Com certeza temos muito ainda para progredir e a ideia é seguir para alcançar cada vez mais adeptos de bons hábitos”, destacou Nadia.