Imprensa / Notícias do Setor / Notícias do setor

24/09/2015



SHOPPINGS ESPECIALIZADOS SÃO TENDÊNCIA DO SETOR


Nas últimas décadas, o varejo vem investindo na identificação de nichos e na personalização do consumo como forma de conquistar e reter mais clientes. Seguindo essa tendência, o setor de shoppings aposta também em modelos especializados de empreendimentos.  

Segundo o Censo Abrasce 2014-2015, a categoria já representa 12% do total de malls no país. Dentre eles, estão os Outlets, os Lifestyle/OpenMall e os Temáticos, que incluem segmentos como arquitetura, decoração e design, automotivo, moda e confecção, material esportivo, entre outros.

No Brasil, o modelo de outlet tem apresentado crescimento representativo nos últimos anos.  A maturidade alcançada pelo varejo brasileiro e a oferta de produtos de marcas famosas a preços abaixo dos praticados pelo mercado têm atraído cada vez mais consumidores a este formato de estabelecimento. De 2012 a 2014, 6 centros de compras do tipo foram inaugurados. Atualmente com 9 outlets distribuídos em várias regiões do país, o setor deverá receber  mais um novo empreendimento em 2015.

 “Vemos o crescimentos dos malls especializados como uma tendência para os próximos anos. Os shopping centers brasileiros têm identificado e investido em nichos de mercado diversos. Nesses empreendimentos, o mix de lojas é bem específico, o que proporciona uma experiência de consumo mais direcionada”, avalia Adriana Colloca, superintendente da Abrasce.