Imprensa / Notícias do Setor / Espaço do Associado

25/06/2018



ÚLTIMOS DIAS PARA DESCARTAR MATERIAIS NO PROJETO DESTINO CERTO


Últimos dias para descartar materiais no Projeto Destino Certo

Até o próximo sábado, 30 de junho, clientes podem colaborar com o planeta. Meta é arrecadar o maior número possível de material reciclável

 

A segunda edição do Projeto Destino Certo, uma parceria do Bella Città Shopping Center e do Senac/Sistema Fecomércio, entra para a última semana de coleta dos materiais para a destinação correta. Até sábado, 30 de junho, os clientes podem realizar o descarte inteligente de eletroeletrônicos, papéis, pilhas, lâmpadas, vidros, latas e plásticos. Foram arrecadados até o momento mais de 400 quilos de eletroeletrônicos, aproximadamente 1.000 lâmpadas fluorescentes e aproximadamente 700 quilos entre plásticos, vidros, latas e papéis.

As empresas Cetric, Recycle e Repasso, especializadas na área de reciclagem e destinação correta de resíduos, são as responsáveis por coletar os materiais e descartar os resíduos. “O projeto no ano de 2017 começou timidamente, com a ideia de fazer um pouco, ao menos, para melhorar o nosso planeta. Sozinhos, com certeza, não conseguiríamos e nossos parceiros são empresas que também tem o objetivo de colaborar com o planeta. O valor dessa parceria é imensurável”, destaca a gerente Geral do Bella Città Shopping, Nadia Jeziorski Hartmann.

Destinado à pessoa física, a segunda edição do projeto teve início no dia 01 de junho e segue durante todo mês. O ponto de coleta do Projeto Destino Certo está localizado junto ao estacionamento subsolo do Bella Città e funciona das 10h às 22h. O descarte pode ser feito nos 15 minutos de cortesia oferecidos pelo estacionamento, não tendo assim, ônus para quem vier deixar seus resíduos no espaço. Importante destacar que lâmpadas tem controle de descarte de 5 unidades por CPF, com recebimento total limitado a 5,000 lâmpadas. Os demais resíduos podem ser descartados de forma ilimitada por CPF.

 

Palestras do Projeto

Nesta segunda edição, o Destino Certo cresceu e expandiu o olhar para os jovens, verdadeiros disseminadores do conhecimento na sociedade. Durante todo o mês, estão incluídas na programação, palestras com profissionais ligados as áreas de reciclagem, descarte correto e conscientização ambiental. Participam dos encontros, realizados em todas as terças-feiras do mês, alunos das redes municipais e privadas de ensino fundamental e médio e, ainda, de ensino superior. A palestra de encerramento acontece nessa terça, 26 de junho, com a presença das escolas Urbano Ribas e Wolmar Salton.

 

Exposição Projeto Destino Certo

Com a ideia de exemplificar para onde vão e como podem ser reaproveitados os materiais recolhidos pelas empresas parceiras durante o período da ação, surgiu a ideia da exposição “Projeto Destino Certo”. “Uma das ideias era ter um espaço onde a comunidade pudesse conhecer como funciona o ciclo do processo de reciclagem dos materiais que estamos recebendo e em que eles podem se transformar. Assim a comunidade participa descartando os resíduos e também tem acesso a todo esse conhecimento do destino certo”, salienta a gerente de Comunicação e Marketing do Bella Città, Tatiana Diehl de Sousa. O setor foi o responsável pela produção, ambientação e execução da exposição, com o auxílio das empresas que apoiam o projeto.

No espaço, fluxogramas demonstram de forma clara como funciona todo o processo de coleta, transporte, separação, classificação, descontaminação e destinação dos resíduos. Paralelo aos demonstrativos, novos produtos, reciclados a partir do lixo, ficam expostos na sala de exposição para visitação do público. O espaço está localizado no 3º andar do Bella Città, ao lado da loja Marisa e fica aberto até o dia 30, das 10h às 22h.