Imprensa / Notícias do Setor / Espaço do Associado

14/06/2018



RIOMAR ARACAJU COMEMORA SUCESSO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE


RioMar Aracaju comemora sucesso da Semana do Meio Ambiente

A ação também contou com o lançamento do Manifesto de Sustentabilidade do Grupo JCPM



 

Comprometido em promover campanhas que promovam o engajamento da sociedade em ações sociais e ambientais, o RioMar comemora o êxito da Semana do Meio Ambiente, realizada entre os dias 5 e 8 de junho. Em meio a diversas atividades, neste ano, o lançamento do Manifesto de Sustentabilidade do Grupo JCPM foi um dos pontos altos da jornada.  

O Manifesto, regido por diretrizes ambientais, busca mobilizar a sociedade em benefício da preservação dos recursos naturais, e, também, pretende inspirar as pessoas a adotarem atitudes simples e positivas no cotidiano.

Com cinco pensamentos centrais e um vídeo institucional destacando a necessidade de se pensar o futuro do planeta hoje, a ação do RioMar, inclui toda a sinalização do shopping destacando as questões ambientais.  Marcada pela pergunta E Você? O que pode fazer pelo amanhã, hoje?, as peças – instaladas nos banheiros e corredores -,  buscam levantar a reflexão sobre o comportamento de cada um no seu dia a dia. 

Além de levar os visitantes do shopping a pensar sobre a preservação do meio ambiente, o Manifesto fomentou um trabalho de conscientização dos colaboradores do RioMar, que passaram a refletir sobre a importância da economia dos recursos naturais como energia, papel e água.  A administração do empreendimento recebeu nova sinalização, que aponta as diretrizes do Manifesto, estimulando práticas para a construção de um futuro sustentável.  

 

Projeto Jogando Limpo com o Mangue

 

A Semana do Meio Ambiente foi marcada, também, pela realização da quinta edição do projeto Jogando Limpo com o Mangue. A iniciativa, que busca conscientizar a sociedade para a degradação do ecossistema em Sergipe contou com várias atividades, entre palestras, exposições e ações sustentáveis.

Neste ano, a grande novidade do projeto foi o lançamento do Viveiro Florestal RioMar Aracaju. A partir de agora, o espaço será o canteiro para produção de mudas de mangue vermelho, branco e preto, espécies comuns aos manguezais sergipanos. Inicialmente, as mudas serão utilizadas para o reflorestamento dos ecossistemas localizados no entorno do RioMar, para em seguida promover o plantio em outras áreas de Aracaju e do estado.

No último dia 7, a ação contemplou o plantio de 150 mudas de mangue vermelho, produzidas no Viveiro Florestal. A ação recebeu o apoio de mais de 30 voluntários, que participaram do reflorestamento de uma área de aproximadamente 600m², próxima à ponte de acesso ao RioMar.

 

A Semana do Meio Ambiente teve como como parceiros o Projeto Mamíferos Aquáticos, Ibama, Estre, Sesc, Emsurb e Unit. A Secretaria do Meio Ambiente – Sema – participou das atividades oferecendo orientações sobre licenciamento e denúncia ambiental; realizando doação de mudas e coleta de óleo de cozinha usado e promovendo oficinas de papel e reciclagem, além de uma exposição fotográfica.

No dia 19, o projeto Jogando Limpo com o Mangue será encerrado com a realização da coleta simbólica do mangue localizado na avenida Beira Mar. Mais de 70 voluntários entre estudantes, colaboradores do RioMar Shopping e pessoas ligadas a órgãos ambientais irão percorrer cerca de 1km da margem do mangue para a retirada de detritos descartados no ecossistema de forma incorreta.

Vale ressaltar que, nas últimas edições, foram coletas mais de 5 toneladas de lixo do mangue, entre geladeiras, caixas de ar condicionado, capacetes, carrinhos de supermercado, brinquedos, camas, roupas, sapatos e outros detritos.

 

Premissas do Manifesto de Sustentabilidade do Grupo JCPM:

Pensar o amanhã sustentável, hoje.

A oportunidade de mudar o futuro começa agora, afinal, cada passo que damos define o caminho em direção ao futuro sustentável da humanidade.

Estamos fazendo hoje pelo futuro de todos nós.

Somos sustentáveis quando trabalhamos juntos e agimos dia a dia com o pensamento que nos leva a envolver pessoas, meio ambiente, criatividade e inovação.

O que podemos fazer, juntos, pela sustentabilidade ambiental?

Racionalizamos recursos naturais e materiais, reduzimos nosso consumo de energia e nos preocupamos com o processo produtivo, a operação e o descarte de resíduos gerados diariamente pelos nossos empreendimentos.

O exemplo começa com a nossa atitude hoje.

Compreendemos que somos todos protagonistas do coletivo, capazes de construir uma sociedade que se completa e respeita o outro e a natureza.

Construir juntos um amanhã sustentável ainda melhor.

Dialogamos constantemente com nossos fornecedores, colaboradores e empresas parceiras buscando soluções inovadoras e melhoria contínua de nossas atividades.

E você? O que pode fazer hoje pelo amanhã?