Imprensa / Notícias do Setor / Espaço do Associado

05/06/2018



JOGANDO LIMPO COM O MANGUE 2018


Jogando Limpo com o Mangue 2018

O evento pró-mangue faz parte das atividades da Semana do Meio Ambiente




Em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente, o RioMar Shopping promove a quinta edição do projeto Jogando Limpo com o Mangue.  A ação tem como principal objetivo chamar a atenção da sociedade para a situação degradante em que se encontram os manguezais, habitat natural de várias espécies de vegetação e animais.

 

Na quarta-feira (6), o Jogando Limpo com o Mangue lança o Viveiro Florestal  - uma ação inédita no Brasil, que irá produzir mudas de espécies nativas do mangue para reflorestamento das áreas localizadas no entorno do shopping. Das 8h às 12h, haverá uma oficina ministrada pela ONG Canto Vivo para a produção das mudas. O plantio, acontecerá no dia 7, das 8 às 12h, próximo à ponte de acesso ao RioMar.

 

No dia 8, às 9h15, o projeto encerra suas atividades no calçadão da Beira Mar, em frente à Aease, com a coleta de resíduos sólidos no entorno do mangue e Rio Poxim. Uma equipe, com cerca de 70 pessoas, irá percorrer uma faixa de 1 km da margem coletando resíduos descartados de forma incorreta.

 

Vale ressaltar que, nas quatro últimas edições do Jogando Limpo com o Mangue, foram coletados cerca de 5 toneladas de lixo.  Entre os resíduos encontrados, os voluntários retiraram geladeiras, malas, sofás, capacetes, latas de tinta, caixas de ar condicionado, carrinho de supermercado, entre outros detritos.

 

O projeto é uma iniciativa do RioMar Shopping Aracaju e conta com apoio da Emsurb, Sema, Care, ONG Canto Vivo, Sesc, Polícia Ambiental e Unimed.

 

 

Serviço

Dia 06 de junho, no Viveiro Florestal Riomar Aracaju

 

08h às 12h - Produção de Mudas para reflorestamento do mangue

Onde. Terceiro piso do edifício-garagem

  

Dia 7 de junho

 

08h às 12h – Plantio de mudas de mangue

Onde. Próximo à ponte de acesso ao Riomar

 

Dia 8 de junho 

 

07h30 – Apresentação Cultural (Pífano) / Café da Manhã.

 

8h.  Abertura do evento com Renato Martins, superintendente do Riomar Aracaju, e Fabiano Mehmeri coordenador de Desenvolvimento Socioambiental do Riomar Aracaju

 

8h10 – Explanação Manguezal: Reconstruir para Preservar, com o Secretário de Meio Ambiente Augusto César Viana.

 

8h30.  Apresentação teatral com o grupo da Sema 

 

9h.  Alongamento

 

9h15. Ação de coleta de resíduos sólidos no entrono do mangue e no Rio Poxim

 

8h às 12h. Oficina de Papel