Imprensa / Notícias do Setor / Espaço do Associado

04/06/2018



SEMANA DO MEIO AMBIENTE NO RIOMAR ARACAJU


Semana do Meio Ambiente no RioMar Aracaju

Durante a primeira semana de junho, o shopping promoverá diversas ações sustentáveis

 

Diversas atividades irão marcar a Semana do Meio Ambiente no RioMar Aracaju. Neste ano, a campanha ganha reforço do Grupo JCPM que, no dia 5 de junho, lança o Manifesto pela Sustentabilidade, com a reflexão: “E você? O que pode fazer pelo amanhã, hoje?”. O documento em prol da sustentabilidade será lançado simultaneamente nos sete empreendimentos administrados pelo Grupo nos Estados de Pernambuco, Bahia, Ceará e Sergipe.

 

Quinta edição do projeto Jogando Limpo com Mangue

 

Em Aracaju, as comemorações da Semana do Meio Ambiente do RioMar Shopping terão início no dia 5, com o lançamento da quinta edição do projeto Jogando Limpo com o Mangue – iniciativa pró-mangue, que busca conscientizar a sociedade para a degradação do ecossistema. A abertura acontecerá às 8 horas, no Cinemark RioMar, e irá contar com apresentação teatral e palestras.

Neste ano, a grande novidade do projeto ficará por conta da criação do Viveiro Florestal RioMar Aracaju. Nele, serão produzidas mudas de espécies nativas do Mangue para reflorestamento de áreas localizadas no entorno do shopping.

No dia 6, a ONG Canto Vivo irá comandar o minicurso para produção de mudas do Viveiro Florestal, que está localizado no terceiro piso do edifício-garagem. O plantio das mudas produzidas irá acontecer no dia 7, das 8h às 12h, e será realizado por funcionários do Riomar Aracaju, estudantes e professores.

 

Entre os dias 5 e 8, das 10h às 22h, a Sema estará participando das atividades do RioMar oferecendo orientações sobre licenciamento e denúncia ambiental; realizando doação de mudas e coleta de óleo de cozinha usado e promovendo oficinas de papel e reciclagem, além de uma exposição fotográfica. As atividades da Sema irão acontecer no primeiro piso do shopping, próximo à loja Leader. Também irão participar do evento o Projeto Mamíferos Aquáticos, O Ibama, o Sesc a Unit e a Emsurb promovendo exposições e oficinas.

Nos dias 7 e 8, a empresa Estre – empresa que realizada a coleta de lixo no município de Aracaju – irá patrocinar a exposição de uma maquete do aterro sanitário. A mostra acontecerá no primeiro piso do edifício-garagem, próximo aos elevadores.

 

O fechamento das comemorações da Semana do Meio Ambiente RioMar será no dia 8, a partir das 7h30, no calçadão da avenida Beira Mar, em frente à Aease. Entre as atividades previstas para o encerramento da campanha, irá acontecer a ação de coleta de resíduos sólidos no entorno do mangue e no Rio Poxim. A coleta terá início às 9h30 e irá percorrer 1km de faixa do mangue e do rio para a retirada do lixo descartado de forma incorreta no ecossistema.

 

O Jogando Limpo com o Mangue é uma iniciativa do RioMar Shopping Aracaju e conta com apoio da Emsurb, Sema, Care, ONG Canto Vivo, Sesc, Polícia Ambiental e Unimed.

 

 

Serviço

 

O quê. Semana do Meio Ambiente do RioMar Shopping, com a quinta edição do projeto Jogando Limpo com o Mangue, de 5 a 8 junho 

 

Programação:

Dia 5 de junho, no Cinemark RioMar

08h - Abertura do evento com Renato Martins (Superintendente do Riomar Aracaju)

08h10 – Apresentação do Compromisso Socioambiental do RioMar Shopping com Fabiano Mehmeri (Coordenador de Desenvolvimento Socioambiental JCPM).

 

08h30 – Apresentação Teatral da Sema

Palestra. 9h

Tema. Manguezais: Reconstruir para Preserva

Palestrante: Cristiano Cunha da Policia Ambiental

         

Palestra. 10 h

Tema. Ecofisiologia do Manguezal

Palestrante: Prof. Solange Alves Nascimento

 

Palestra. 11h

Tema. A Degradação dos Manguezais de Sergipe

Palestrante. Prof. Dra. Sindiany Suelen Caduda dos Santos / UFS.

 

Dia 06 de junho, no Viveiro Florestal Riomar Aracaju

 

08h às 12h - Produção de Mudas para reflorestamento do mangue

Onde. Terceiro piso do edifício-garagem

  

Dia 7 de junho

 

08h às 12h – Plantio de mudas de mangue

Onde. Próximo à ponte de acesso ao Riomar

 

Dia 8 de junho 

 

07h30 – Apresentação Cultural (Pífano) / Café da Manhã.

 

8h.  Abertura do evento com Renato Martins, superintendente do Riomar Aracaju, e Fabiano Mehmeri coordenador de Desenvolvimento Socioambiental do Riomar Aracaju

 

8h10 – Explanação Manguezal: Reconstruir para Preservar, com o Secretário de Meio Ambiente Augusto César Viana.

 

8h30.  Apresentação teatral com o grupo da Sema 

 

9h.  Alongamento

 

9h15. Ação de coleta de resíduos sólidos no entrono do mangue e no Rio Poxim

 

8h às 12h. Oficina de Papel

 

Anexo. Foto da coleta de resíduos do ano passado_Crédito. Felipe Araújo