Imprensa / Notícias do Setor / Espaço do Associado

04/06/2018



DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE É MARCADO COM AÇÕES NO CARIRI GARDEN SHOPPING


Dia Mundial do Meio ambiente é marcado com ações no Cariri Garden Shopping

Dia Mundial do Meio Ambiente é marcado com o plantio de mudas de Ipê no estacionamento do Cariri Garden Shopping

 

Quando o assunto é sustentabilidade e meio ambiente, o Cariri Garden Shopping está inserido. Nesta terça-feira, 05 de junho, além do plantio das árvores de Ipê já com três metros de altura, os convidados do Garden também serão premiados. Durante todo o dia, através de uma parceria com o Viveiro Municipal de Mudas do Crato, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial do Crato, Revert Pro Ambiental e Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte,  serão distribuídas mais de mil mudas nativas como: aroeira, pau d'arco amarelo e rosa, azeitona de ceilão, abricó, sibipiruna, angico e jatobá. 

 

“O Grupo Tenco tem em seu DNA o respeito pelo meio ambiente, e ao longo de todo o ano realiza em cada um dos seus empreendimentos ações que visam fortalecer o respeito ao meio ambiente. Aqui no Cariri, nossos projetos de sustentabilidade tem ganhado força. E queremos levar isso para os nossos convidados, o cuidado ao meio ambiente precisa ser em cadeia, destacou Mirelly Sousa, coordenadora de marketing do shopping.

 

Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano. A reunião durou até o dia 16 e congregou vários governos e ONG's. Por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.

A data é um alerta a sociedade sobre os perigos de negligenciar o meio ambiente.

Cada um pode e tem como ajudar a natureza com ações simples do cotidiano, a exemplo de jogar o lixo na lata do lixo.

 

O Cariri Garden Shopping, que este ano completa 21 anos, tem em sua essência ações de sustentabilidade que além de contribuir com o meio ambiente tem ajudado várias famílias carentes. Há alguns anos o empreendimento vem realizando ações como o incentivo a coleta seletiva de lixo e a coleta de óleo de cozinha, muitas vezes descartado de forma incorreta nas pias das casas, contaminando os mananciais.  

 

Através de um trabalho colaborativo da equipe operacional do Garden com os lojistas, por mês o shopping coleta e doa para a Associação Engenho do Lixo, que atende cerca de 10 famílias, em média 15 toneladas de materiais recicláveis (papelão, papel, plástico, alumínio) e pelo projeto de recolhimento de óleo, mensalmente, cerca de 250 litros de óleo de cozinha são transformados em sabão orgânico, o qual é utilizado dentro do próprio shopping durante as limpezas, doado para instituições carentes, funcionários, lojistas, além de abastecer as diversas campanhas de conscientização realizadas no Garden. Hoje o Cariri Garden é ponto oficial de coleta de óleo de Juazeiro do Norte.

 

Mas esse número pode crescer como destaca o Ramon Lapa, gerente de operação do Cariri Garden. “ o Cariri Garden Shopping tem feito sua parte com ações relevantes e com grande impacto na sociedade, mas queremos ir além, por isso buscamos sempre que o engajamento dos funcionários e lojistas seja refletido dentro dos lares dos nossos convidados e que tenhamos cada vez mais uma relação harmoniosa com o meio ambiente, destacou.

 

E os projetos com foco no meio ambiente não param. Atualmente o Cariri Garden Shopping conta ainda com um sistema de automação de equipamentos, acionando-os somente quando necessário e de maneira inteligente, evitando desperdício de energia, sem falar que parte dos móveis do mall são feitos de pallets reaproveitados, reduzindo o lançamento de resíduos no meio ambiente.

 

Uma das ações mais recentes foi na inauguração da Trilha dos Sentidos no Sítio Fundão, no Crato. O Cariri Garden trouxe para o Cariri o casal, Guilherme e Juliana responsável pela cadeira de rodas, Julietti, uma cadeira adaptadas para quem tem mobilidade reduzida realizar trilhas.