Imprensa / Notícias do Setor / Espaço do Associado

04/06/2018



SEMANA DO MEIO AMBIENTE GANHA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NOS SHOPPINGS BAIANOS DO GRUPO JCPM


Semana do Meio Ambiente ganha programação especial nos shoppings baianos do Grupo JCPM

Visita ao Terraço Verde do Salvador Shopping, projeto Jogando Limpo com a Praia, do Salvador Norte, e o lançamento do ‘Manifesto de Sustentabilidade’ são alguns destaques

 

Referências na aplicação de tecnologias e iniciativas ambientalmente responsáveis, o Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, empreendimentos do Grupo JCPM na Bahia, promovem atividades especiais para celebrar a Semana do Meio Ambiente. A programação marca também o lançamento do Manifesto de Sustentabilidade, campanha quereforça o compromisso socioambiental do Grupo e estimula o público a se engajar na missão de garantir um mundo melhor para as próximas gerações.

 

De 5 a 9 de junho, o Salvador Shopping promove visitas ao Terraço Verde, pioneiro na região Nordeste. Os clientes terão a oportunidade de conhecer parte da rotina do projeto, que cumpre um ciclo de sustentabilidade completo dentro do próprio empreendimento. Resíduos da praça de alimentação e das cozinhas de 25 restaurantes são transformados em um adubo livre de produtos químicos através da tecnologia da biotimização e, depois, vão para uma horta orgânica totalmente irrigada com água proveniente das chuvas. Após a colheita, as hortaliças retornam aos restaurantes e são servidas aos clientes.

 

Nessas datas, as visitas guiadas estarão disponíveis também para o público infantil, que contará com oficina de plantio de mudas e lições de preservação, ministradas em parceria com a Viva a Vida Serviços Ambientais. As visitas acontecem às 10h e 16h, e devem ser agendadas através do e-mail cac@salvadorshopping.com.br ou pelo telefone 71 3417-6000.

 

Já o Salvador Norte Shopping promove a terceira edição do Jogando Limpo com a Praia, que será realizada no dia 6, às 8h, no Monumento da Sereia, em Itapuã. O projeto tem como objetivo despertar a consciência ambiental e cidadã da população através da coleta de resíduos em um dos mais famosos cartões-postais de Salvador. A ação é promovida pelo shopping com o apoio do Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM), pescadores da região, integrantes de cooperativas de reciclagem, além de estudantes da Unijorge e escolas públicas. E, fechando a programação, nos dias 7 e 8, o público vai participar de palestras sobre meio ambiente e atitudes responsáveis. O evento gratuito será realizado no piso L3 do shopping.

 

Nos dias 5 e 6, nos dois empreendimentos, os clientes poderão trocar óleo de cozinha usado por sabão. É possível garantir uma barra do produto a cada 250 ml de óleo, que será destinado à Biotank, empresa especializada em coleta, tratamento e destinação adequada desse tipo de resíduo. A ação acontece das 9h às 22h, na Praça de Serviços (Piso G1) do Salvador e no piso L1 (próximo à Caixa Econômica) do Salvador Norte.

 

DIA A DIA SUSTENTÁVEL – As ações marcam o lançamento do Manifesto de Sustentabilidade, quereforça o compromisso do Grupo JCPM com a sociedade, buscando o engajamento de todos no desafio de cuidar do planeta. Com cinco pensamentos centrais e um vídeo institucional destacando a necessidade de se pensar o futuro do planeta hoje, a campanha inclui também toda a sinalização dos shoppings destacando as questões ambientais.  Marcada pela pergunta E Você? O que pode fazer pelo amanhã, hoje?, as peças buscam levantar a reflexão sobre o comportamento de cada um no seu dia a dia. 

 

Por mês, chegam a circular nos sete shoppings administrados pela holding cerca de 8,5 milhões de pessoas que serão, consequentemente, impactados com a campanha. Com o selo Dia a Dia Sustentável, a sinalização busca despertar nos consumidores o que cada um pode fazer dentro das suas casas ou na rotina do trabalho para ajudar na preservação de importantes recursos naturais.

 

Em todo o mall, os clientes serão informados sobre as ações realizadas por cada shopping, como o beneficiamento de resíduos orgânicos e lixo eletrônico. Também estarão disponíveis curiosidades sobre a estrutura dos equipamentos, que foram projetados para reduzir entre 30% e 50% o uso de recursos naturais como energia e água, a partir de sistema a vácuo nos banheiros, torneiras com sensor, reaproveitamento de água de chuva, e equipamentos de ar condicionado automatizados que se auto regulam dependendo da demanda e reutilizam a água de condensação.

 

Conheça as cinco premissas do Manifesto de Sustentabilidade do Grupo JCPM:

 

1) Pensar o amanhã sustentável, hoje.

A oportunidade de mudar o futuro começa agora, afinal, cada passo que damos define o caminho em direção ao futuro sustentável da humanidade.

 

2) Estamos fazendo hoje pelo futuro de todos nós.

Somos sustentáveis quando trabalhamos juntos e agimos dia a dia com o pensamento que nos leva a envolver pessoas, meio ambiente, criatividade e hospitalidade

 

3) Juntos podemos fazer muito mais pela sustentabilidade ambiental.

Racionalizamos recursos naturais e materiais, reduzimos nosso consumo de energia e nos preocupamos com o processo produtivo, a operação e o descarte de resíduos gerados diariamente pelos nossos empreendimentos.

 

4) O exemplo começa com a nossa atitude hoje.

Compreendemos que somos todos protagonistas do coletivo, capazes de construir uma sociedade que se completa e respeita o outro e a natureza.

 

5) Construir juntos um amanhã sustentável ainda melhor.

Dialogamos constantemente com nossos fornecedores, colaboradores e empresas parceiras buscando soluções inovadoras e melhoria contínua de nossas atividades.

E você? O que pode fazer pelo amanhã, hoje?