Imprensa / Notícias do Setor / Notícias do setor

08/07/2015



MERCADO DE MALLS CHINÊS DESPONTA NA ÁSIA


O bom desempenho do varejo asiático nos últimos anos tem impulsionado um franco crescimento do setor de shopping centers no continente, sobretudo na China. Segundo a consultoria imobiliária CB Richard Ellis, nove das 10 cidades com maior índice de inauguração de shoppings no mundo estão na China. Segundo a mesma consultoria, a China detinha, em 2014, 44% do total mundial de inaugurações de shopping centers, sendo que somente a cidade central Wuhan, que recebeu um total de 993 mil m² de área no último ano, obteve uma expansão maior do que em todo continente americano (800 mil m²).

 A visita ao shopping faz parte do cotidiano da população chinesa. De acordo com levantamento recente da agência de pesquisas China Confidential a pedido do jornal Financial Times, dois terços dos chineses visitam regularmente os shoppings centers, sendo que 40,9% dos entrevistados vão ao mall pelo menos uma vez por semana. O estudo do China Confidencial revelou que os shoppings chineses recebem cerca de 54 milhões de visitantes por semana. Em média, esse público realizara cerca de nove compras ao longo dos últimos seis meses.

 A perspectiva da indústria de malls no país é positiva, sobretudo em empreendimentos do formato Outlet. De acordo com consultoria Roland Berger, as vendas nos outlets chineses, incluindo vestuário, alimentação e eletrônicos, devem apresentar crescimento total de 34% ao ano no balanço de 2013 a 2018, superando os 20% anuais previstos para os shoppings tradicionais.