Imprensa / Notícias do Setor / Notícias do setor

19/06/2015



GASTRONOMIA EM ALTA NOS SHOPPING CETERS



Na última década, ir ao shopping center se tornou uma experiência muito mais abrangente do que apenas fazer compras e, muitas vezes, inclui momentos agradáveis em restaurantes e lanchonetes. Segundo a pesquisa do Perfil do Frequentador de Shopping Centers, elaborado pela agência GfK para a Abrasce, a busca por gastronomia é a motivação da visita de 12% dos frequentadores brasileiros.

 

                De acordo com o mesmo levantamento, o hábito de consumir em praças de alimentação, restaurantes ou cafés nos shoppings está crescendo: dos entrevistados em 2014, 43% consumiram alimentos no shopping, contra 40% em 2012. O valor médio de gasto gira em torno de R$29, sendo que visitantes acompanhados por crianças gastam 25% mais.

 

                Todo o sucesso do segmento, aliado à garantia de fluxo, tem atraído grandes restaurantes, festivais gastronômicos e marcas franqueadas para dentro dos shopping centers. As operações de alimentação lideram o ranking de franquias em malls na região Norte (67%), Sudeste (61%) e Centro-oeste (55%), apontam dados de estudo sobre a indústria de franquias e shoppings no Brasil, desenvolvido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em parceria com a Abrasce.

 

                O movimento gastronômico se reflete também nas vendas do segmento, que, nos primeiros três meses do ano, apresentaram alta de 14,11%, em comparação ao mesmo período do ano passado, aponta levantamento da Ipsos Marketing, sob encomenda da Abrasce. 

 

                “A expansão de operações de alimentação é uma tendência da indústria para os próximos anos. Cada vez mais, os shoppings serão vistos como espaços de convivência, nos quais o frequentador pode encontrar tudo o que quer e precisa. A gastronomia e o lazer são propulsores de movimento e de consumo no mall”, avalia Glauco Humai, presidente da Abrasce.