Imprensa / Notícias do Setor / Espaço do Associado

19/10/2017



COMPLEXO TATUAPÉ PRORROGA EXPOSIÇÃO MUNDO GIRAMUNDO


Mostra gratuita da famosa companhia mineira estará no Shopping Metrô Boulevard até 29 de outubro


O sucesso da exposição Mundo Giramundo fez com que o Shopping Metrô Boulevard Tatuapé estendesse a mostra por mais um mês, e ela ficará em cartaz no espaço até o próximo dia 29. 

As peças fazem parte do acervo cultural brasileiro e são uma seleção entre aproximadamente 1,5 mil bonecos de cena do grupo mineiro de teatro de bonecos Giramundo, reconhecido internacionalmente. Voltada para todos os públicos, a exposição, localizada no 3.º piso do shopping, sugere um mergulho no universo da companhia, fundada em 1970 pelos artistas plásticos mineiros Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu. 

"Os visitantes estão encontrando em São Paulo a possibilidade de conhecer de perto a história do Giramundo ao longo dessas décadas, inclusive vários tipos de bonecos, materiais e técnicas. Essa coletânea representa uma seleção dos espetáculos mais expressivos", explica Beatriz Apocalypse, responsável pela exposição.

Na capital mineira, a sede própria do grupo, conquistada em 2000, serve de base para o Museu Giramundo, que preserva a maior coleção privada de marionetes das Américas, além de uma escola e de um estúdio de animação. A companhia já subiu ao palco com a banda Pato Fu no projeto Música de Brinquedo, protagonizou o videoclipe A Cerca, do Skank, e o longa-metragem A Dança dos Bonecos, de Helvécio Ratton. Atualmente, os bonecos podem ser vistos na novela Pega Pega, da Rede Globo. 

"Acompanhar esse sucesso de visitação de público nos deixa muito contentes e com a certeza de que estamos no caminho certo ao oferecer aos nossos frequentadores o acesso a movimentos culturais", ressalta Flávia Tegão, gerente de marketing do Complexo Tatuapé.

 

Sobre o Giramundo

O Giramundo foi criado em Belo Horizonte, em 1970, pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Terezinha Veloso e Madu. Já nos primeiros anos montaram espetáculos que misturavam temas da cultura brasileira ao apuro técnico dos bonecos de Apocalyse, como Saci Pererê (1975) e Cobra Norato (1979).

Na década de 80, o Giramundo levou o teatro de bonecos para a UFMG. A mistura de artes plásticas, experimentação e referências europeias deu origem a espetáculos como Giz (1988). Os anos 90 e 2000 seguiram com intensa produção, com destaque para Pedro e O Lobo (1993), Carnaval dos Animais (1996) e O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá (1999).

A ideia de grupo de teatro, que orientou suas atividades durante 30 anos, cedeu espaço, nos anos 2000, para outra ordem, a de um grupo multimídia, experimentador do boneco em múltiplos aspectos e do movimento como matéria de pesquisa. A partir da transferência de sua sede em 1999, com a saída da UFMG, o grupo se institucionalizou e ampliou a pauta de atividades, abrindo seu museu, escola e estúdio de animação e incorporando a criação de produtos como livros, vídeos e brinquedos.

A trajetória de trabalho do grupo, com 34 espetáculos montados, demonstra dois caminhos que desembocam no futuro: a ampliação das abordagens do boneco, por um lado, e a pesquisa sobre movimento, de outro. O centro da pesquisa do Giramundo, ou sua matéria de trabalho atual, é bipolar. Ao lado do boneco, o movimento, nem sempre juntos. Tudo o que se move passou a interessar e a provocar contatos e interseções com novos campos. O Giramundo é a resultante dinâmica dessas forças: uma ideia em movimento.

Sobre o Complexo Tatuapé
O Complexo Tatuapé foi criado a partir da unificação dos shoppings Metrô Tatuapé (1997) e Metrô Boulevard Tatuapé (2007). Os dois empreendimentos formam um dos maiores polos de compras, lazer e entretenimento de São Paulo e recebem cerca de 120 mil pessoas por dia. Interligado à Estação Tatuapé do metrô e da CPTM, assim como a um terminal de ônibus, o Complexo Tatuapé oferece a seus visitantes facilidades de acesso, duas praças de alimentação com capacidade para 2 mil pessoas, 3 mil vagas nos estacionamentos e cerca de 500 lojas. Administrado pela AD Shopping, também conta com serviços diversos, como laboratório de análises clínicas e consultório odontológico.

Sobre a AD Shopping
A AD Shopping, maior administradora independente de shopping centers do País, está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio é composto por empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São 26 anos de experiência em planejamento, comercialização e gestão de shopping centers.  Visite: www.adshopping.com.br.