Imprensa / Notícias do Setor / Espaço do Associado

18/10/2017



“FESTIVAL FARTURA – COMIDAS DO BRASIL” TRAZ PARA BH INTENSA PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA COM MAIS DE 20 ATRAÇÕES CULTURAIS


EVENTO SERÁ REALIZADO NOS DIAS 21 E 22 DE OUTUBRO



Em sua quarta edição em Belo Horizonte, o Festival Fartura – Comidas do Brasil será realizado nos dias 21 e 22 de outubro na Rua Tenente Brito Melo, 1090 - em frente à Sala Minas Gerais, no Barro Preto. O Evento, que faz parte da plataforma Fartura – Comidas do Brasil, reúne mais de 70 atrações gastronômicas que foram pesquisadas durante a Expedição Fartura – Comidas do Brasil, que já percorreu o país em busca de ingredientes e personagens que enriquecem a gastronomia brasileira.

Com tantas atrações gastronômicas nada melhor do que uma boa música para embalar a experiência do festival. A programação artística celebra os grandes talentos mineiros entre trabalhos instrumentais, cantados e das artes cênicas. O público vai curtir bandas como BrascubazzJimmy DuchownyMarcela Nunes,  Frito na Hora,Thiago DelegadoAline CalixtoMarina Machado, entre outros.

A curadoria da produtora Patrícia Tavares (Do Brasil Eventos), passeia pela harmonia entre o tradicional e o que há de inovador na cidade. “Sempre que faço a curadoria do Fartura, busco atrações musicais que promovam no público a integração da gastronomia com o som, que torne a experiência total e que proporcione essa fartura artística. Dessa vez, aliamos estilos clássicos e inovadores, shows que vão do jazz a percussão”, comenta Patrícia.

O sábado (21) já começa animado no palco Sesc com a Trupe Maria Cutia com o espetáculo “Na Roda” que já foi visto por mais de 100 mil pessoas; logo depois, o palco Net Claro recebe toda a musicalidade da bateria de Jimmy Duchowny Quartet que convida a cantora americana Alma Thomas (NY), seguido pelo som da flauta transversal de Marcela Nunes, com seu show autoral “O Sentido do Vento”. As 17h, o som do samba de Aline Calixto chega para animar o público. No palco Sesc, o grupo de música latina Bracubazz, coloca todo mundo pra dançar; em seguida, grande show de música brasileira com Marina Machado, celebrando seus 25 anos de carreira. O som do violão de sete cordas do músico Thiago Delegado fecha o primeiro dia de evento, às 20h.

Abrindo o segundo dia (22), a atração cênica Grupo Oriundo chega com seu espetáculo “Quem pergunta quer resposta”. O palco Sesc recebe toda a potência do jazz, do sexteto Conecto, seguido de um dos maiores talentos do violão brasileiro, Juarez Moreira e da banda Os Distraídos, que tem entre os integrantes Lelo Zanetti, Doca Rolim e Paulo Márcio (Skank) e o letrista e saxofonista Chico Amaral. O palco Net Claro recebe bandas de percussão que se destacam com o perfil inovador na cidade: o Cortejo Ilu Yá traz ao palco sua batida carnavalesca, já o Frito na Hora propõe o exercício de improvisar e compor intuitivamente suas canções no palco, fechando o domingo, os batuques do Sagrada Profana leva ao show músicas tradicionais brasileiras em forma de percussão.

Os DJ’s Cateb e Zubreu comandam as pickups, além das atrações teatrais e circenses que complementam a programação, com espetáculos de mágica, dança, realejos, entre outras atrações. Todos os horários das atrações podem ser consultados no site www.farturabrasil.com.br, onde também estão disponibilizados receitas, histórias, vídeos e áudios das viagens da Expedição Fartura.

A 4ª edição do Fartura BH é apresentada pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Bradesco e Cielo, patrocinada por Brahma Extra e Net Claro, com parceria cultural e educacional do Sesc e do Senac, parceria promocional Globo Minas, parceria de mídia da JChebly e Grupo Kallas, Fomento da Codemig e Governo do Estado de Minas Gerais, apoio a Alelo, H2OH!, Sebrae, Localiza, Materdei, Verdemar e Abrasel, rádio oficial CDL 102,9, colaboração de Dickie Dolmãs e Esuites. Realização Lei de Incentivo a Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal, ordem e progresso.

 

SERVIÇO
Festival Fartura - Comidas do Brasil – Belo Horizonte

Data: 21 e 22 de outubro

Horários: sábado - 12h às 22h | domingo - 12h às 20h

 

Festival Fartura - Comidas do Brasil – Belo Horizonte Kids

Data: 28 e 29 de outubro

Horários: Sábado e Domingo - 10h às 20h

Local: Rua Tenente Brito, 1090 - em frente à Sala Minas Gerais, no Barro Preto.

Ingressos: R$ 15 (www.sympla.com.br) ou 4 kg de alimento.

Tudo que for arrecadado será doado para o Servas e o Projeto Mesa Brasil, do Sesc.

A troca de ingressos será realizada nas lojas Verdemar Sion e Savassi. Para o Festival Fartura Belo Horizonte a troca será entre os dias 10 de outubro a 20 de outubro, ou até os ingressos se esgotarem. Os ingressos para o Festival Fartura Belo Horizonte Kids ficarão disponíveis entre os dias 10 a 27 de outubro, ou até se esgotarem.

Horário de funcionamento dos pontos de troca: Segunda a sábado, das 10 às 22h, e domingo, das 10h às 21h.

Troca on-line, informações sobre os ingressos e regulamento completo:

www.farturabrasil.com.br

Troca limitada a 4 ingressos por CPF.

 

SOBRE O FARTURA - COMIDAS DO BRASIL

O Fartura – Comidas do Brasil é um dos principais projetos de gastronomia do país.  Nascida a partir Festival de Tiradentes, que em 2017 completou 20 anos, a plataforma tem como objetivo a valorização da gastronomia nacional, criando conexões entre ingredientes, receitas, produtores, chefs e restaurantes através de pesquisas e viagens pelo país.

A base do projeto é o conteúdo garimpado durante a Expedição Fartura, viagem que mapeia nossas diversas cadeias produtivas. A equipe do Fartura está na estrada desde 2012, conhecendo as receitas, as histórias e as cozinhas mais acolhedoras do país. Ao longo desses anos, a plataforma percorreu todos os estados brasileiros, passando por 208 municípios e rodando quase 100 mil quilômetros. Posteriormente, todo o material produzido é divulgado em livros, documentários e programas de rádio, além dos eventos realizados ao longo ano. Esse conteúdo é ainda disponibilizado no Portal Fartura, lançado em 2017, trazendo receitas, histórias e personagens dos quatro cantos do Brasil