Imprensa / Notícias do Setor / Espaço do Associado

18/10/2017



TOXINAS AMBIENTAIS SÃO TEMA DE PALESTRA NA VILA VERDE CATUAÍ


Endocrinologista e nutrólogo londrinense Leonardo Higashi alerta para os riscos e orienta sobre formas de prevenção

 

 “O efeito das toxinas ambientais na saúde” é o tema de uma palestra que o endocrinologista e nutrólogo Leonardo Higashi vai fazer na Vila Verde Catuaí desta quarta-feira, dia 18, às 19h. A feira de produtos naturais e orgânicos é realizada toda quarta-feira no estacionamento do Shopping, em frente à entrada principal, das 17h às 22h.

 

O especialista londrinense diz que pesticidas, metais pesados, plásticos, conservantes, enfim, inúmeros produtos do cotidiano das pessoas passam despercebidos no dia a dia, apesar de tantas pesquisas mostrando que o contato com toxinas aumenta significativamente o risco de doenças como câncer, diabetes, Alzheimer, doenças cárdicas, obesidade e outras.

 

Em sua participação na feira do Catuaí, Higashi vai orientar os participantes sobre os riscos do contato diário com esses produtos e abordar as formas de prevenção. “Muitas vezes as pessoas têm pouca informação sobre os riscos e assim continuam expostas e eles”, diz.

 

“A opção por alimentos sem agrotóxicos, como as hortaliças, legumes e frutas orgânicas, é um bom começo”, sugere. Evitar o aquecimento e resfriamento de comidas em recipientes plásticos, procurando optar pelos de vidro, também é importante. Cortar ou reduzir de maneira expressiva os industrializados da dieta é outra dica valiosa para quem quer ficar longe de elementos nocivos, recomenda.

 

Alguns alimentos serão abordados de modo especial pelo endocrinologista na palestra. É o caso das carnes – que já podem ser substituídas por opções mais seguras, como o frango orgânico, por exemplo. E também sobre o arroz, um dos alimentos mais presentes na dieta do brasileiro e que pode sofrer a contaminação de arsênio.