Imprensa / Notícias do Setor / Espaço do Associado

11/10/2017



SHOPPING CENTER 3 COMEMORA DIA DAS CRIANÇAS COM O “ SCIENCE PLACE SHOW”


Serão seis apresentações lúdicas e interativas de experimentos científicos, neste domingo, 15 de outubro, das 11h às 17h15; grátis

A ciência terá lugar garantido no Shopping Center 3, que reservou este domingo, 15 de outubro para comemorar o Dia das Crianças. Serão seis apresentações do Science Place Show, no formato pocket, a serem realizadas das 11h até às 17h15.

Concebido como um espetáculo científico para despertar o interesse das crianças, o Science Place Show é apresentado por professores licenciados em física, que se utilizam de recursos cênicos para conduzir a garotada a conclusões de ordem científica. Entre as experimentações presentes nos pocket shows, estão vários esquetes, como: bexiga elétrica, o vôo das marmitas, o copo que não cai, o sumiço da água, papel higiênico voador, porquinhas que gritam, cabelos em pé e colisões das bolas.

Todos os experimentos foram criados pela equipe, utilizando como fundamento a dissertação de mestrado de Gerson Julião, “Diálogos Científicos”, editado pelo Instituto de Física da USP, na qual ele aponta a importância da experimentação. O show também trabalha valores dos quatro pilares da educação da UNESCO: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

 

Science Place Show no Shopping Center 3

Horários das apresentações: 11h, 13h, 14h, 15h15, 16h15 e 17h15.

Local: Shopping center 3 (entrada principal, à Avenida Paulista, 2064)

 

Shopping Center 3: Avenida Paulista, 2064 – Cerqueira César

Tel: (11) 3285-2458, www.shoppingcenter3.com.br

 

Saiba mais sobre os experimentos que serão realizados no Science Place Show:

Bexiga elétrica

Tema: força elétrica

Eixo temático: matéria e energia

 

A eletrização por atrito foi a primeira forma controlável de se observar um fenômeno elétrico e seu estudo remonta a antiguidade. Ela é facilmente observável em fenômenos naturais, desde um pequeno choque sentido nos dias secos até raios numa tempestade. Atritando uma bexiga, percebe-se sua eletrização por causa de uma consequência visível: a ação da força elétrica, que atrai fios de cabelo pelo processo de indução eletrostática.

 

O vôo das marmitas

Tema: força elétrica

Eixo temático: matéria e energia

 

O equipamento Gerador de Van de Graaff foi originalmente criado como um gerador de potencial elétrico para aceleradores de partículas. Muitos estão em operação pelo mundo, acelerando átomos para análise científica de suas colisões ou promovendo divertidas demonstrações de eletrostática. Materiais metálicos eletrizados induzem a separação de cargas e, por consequência, força elétrica capaz de movê-los.

O copo que não cai

Tema: mecânica, força centrípeta

Eixo temático: matéria e energia

 

A força centrípeta está presente em qualquer movimento de rotação, desde a rotação do trem no looping de uma montanha russa até a rotação planeta Terra, que gera a força de Coriolis. Num divertido desafio de não deixar copos com água cair, os voluntários testam suas habilidades motoras e vivenciam essa importante força presente no nosso cotidiano.

 

O sumiço da água

Tema: materiais absorventes, meio ambiente, poluição

Eixo temático: matéria e energia

 

As fraldas absorventes contém em sua composição um polímero (poliacrilato de sódio) capaz de absorver água, o equivalente a muitas vezes sua própria massa. Em contato com a água, torna-se uma espécie de gel. No experimento, um copo com um pouco de poliacrilato de sódio absorve toda a água colocada nele, gerando espanto no público.

 

Cabelos em pé

Tema: força elétrica

Eixo temático: matéria e energia

 

O gerador de Van de Graaff produz potenciais elétricos da ordem de 500 mil volts. As cargas elétricas ficam distribuídas na esfera metálica capaz de eletrizar o corpo de um voluntário. Dentre os efeitos causados pela eletrização, o mais curioso é o içamento dos cabelos, fenômeno também observado em situações de atmosfera eletrizada, numa tempestade, momentos antes da queda de um raio.

 

Papel higiênico voador

Tema: ar, ar em movimento, pressão atmosférica

Eixo temático: matéria e energia

 

Um avião voa na atmosfera devido à diferença de pressão na sua asa enquanto se movimenta. Essa diferença de pressão existe por causa da velocidade do ar, que é maior na parte de cima do que na parte de baixo. Usando o mesmo princípio, é possível lançar para cima uma grande tira de papel higiênico apenas com um forte sopro. Um bonito e intrigante efeito.

 

Porquinhas que gritam

Tema: som

Eixo temático: matéria e energia

 

O som é uma onda mecânica produzida por vibração. Por princípio, tudo o que vibra produz som. Nesse experimento, uma porquinha é colocada numa bexiga que, ao girar, emite um som parecido com abelhas. Todos juntos e tem-se um “verdadeiro enxame”.

 

Colisões das bolas

Tema: mecânica, colisões

Eixo temático: matéria e energia

 

Colisões acontecem o tempo todo: num copo que cai no chão, num jogo de boliche ou quando trombamos com alguém. O estudo das colisões indica que existe uma transferência de energia entre os corpos que colidem. Ao colidir uma bola de tênis com uma de basquete, nada surpreendente ocorre. Mas ao inverter, fazendo a bola de basquete colidir com a de tênis, a bolinha sai voando com grande velocidade. Para tornar a brincadeira mais emocionante, que tal colidir com um copo de água?

 

Mais informações à imprensa: CLARA Comunicação

Tel.:(11) 3667.9136, 3667.4065

E-mail: clara@claracomunicacao.com.br