Imprensa / Notícias do Setor / Espaço do Associado

26/09/2017



VIA VERDE SHOPPING E CATAR FECHAM PARCERIA PARA COLETA SELETIVA DE LIXO RECICLÁVEL


CATAR já obteve aumento de 40% no recolhimento do material reciclável produzidos pelas lojas do empreendimento

 

Empregando os mais modernos conceitos sustentáveis e visando as práticas ambientais, o Via Verde Shopping fechou, recentemente, parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis do Acre (CATAR) para dar ao lixo destinação correta.

Uma estrutura foi montada para receber papelão de todas as lojas do empreendimento e a cada dois dias o Catar faz a coleta seletiva do lixo. Em sete semanas de parceria o CATAR já recolheu 30 toneladas de papelão. O produto é levado à sede da cooperativa para ser prensado e comercializado. O dinheiro adquirido é divido entre os catadores de lixo associados ao CATAR.

Segundo o coordenador de operações do Via Verde Shopping, Andersom Koji, atualmente o papelão é a maior demanda do shopping, mas a ideia é que aos poucos todo o lixo reciclável produzido pelas operações, como garrafas pet e lata, seja 100% destinado ao CATAR.

“A parceria entre shopping e CATAR visa, além de ajudar o meio ambiente, contribuir com a renda de pessoas que não tem outras oportunidades no mercado de trabalho. O shopping ficará em contato com o Catar para saber como está o andamento das doações e como a renda está sendo distribuída”, afirma.

De acordo com a coordenadora e presidente do CATAR, Itamara Costa, após a parceria com o Via Verde Shopping a cooperativa teve aumento de 40% no recolhimento de papelão. “Também tivemos aumento de mais de mil reais na renda dos catadores. Estamos muito felizes com essa parceria, pois além de ajudar a organizar a coleta seletiva do empreendimento, proporcionamos mais qualidade de vida aos catadores”, explica.  

A parceria entre shopping e a cooperativa CATAR vai ao encontro da política socioambiental da Saphyr Shopping Center, administradora do Via Verde Shopping. “O shopping se tornou mais que um centro de diversão e entretenimento. Hoje prezamos por uma política sustentável. Realizar a coleta seletiva nos traz um retorno tanto social quanto socioambiental. Contribuir com a inclusão social e econômica de catadores e com uma cidade mais limpa e sustentável é fundamental para nós”, ressalta o superintendente do Via Verde Shopping Rodrigo Silva.

Atualmente o empreendimento já realiza outros projetos sustentáveis, como pontos para recolhimento de pilhas e baterias usadas, que são enviadas para correto tratamento, e o Tapume Solidário, que arrecada roupas e produtos de higiene para famílias carentes.

 

O que é o Catar?

A Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis do Acre – CATAR existe desde 2005 e é a única cooperativa do Acre a trabalhar com reciclagem de lixo. O Catar é resultado da parceria entre diversos catadores de lixo e a Prefeitura de Rio Branco. Todo o material recolhido em empresas e pontos de coleta são prensados e comercializados pela cooperativa.