Imprensa / Notícias do Setor / Espaço do Associado

04/09/2017



SHOPPING MINASCASA RECEBE MOSTRA DE ESCULTURAS “MEMÓRIAS DE FUTURO” ATÉ O DIA 30 DE SETEMBRO


Obras em madeira de José Eustáquio e Maria Helena estarão na primeira exposição aberta dos artistas em Belo Horizonte

Até o dia 30 de setembro, o Shopping Minascasa (avenida Cristiano Machado 3411 – Ipiranga) recebe a exposição “Memórias de Futuro”, dos artistas mineiros José Eustáquio e Maria Helena. As esculturas em madeira ficarão na galeria itinerante do shopping, podendo ser vistas, das 10h às 22h, de segunda-feira a sábado, e, das 14h às 20h aos domingos, com entrada gratuita. Também estão previstas, durante a exposição, visitas guiadas pelos próprios artistas com deficientes visuais, que poderão tocar as peças.

No dia 1º, data da abertura da exposição, às 19h30, o Ballet Isabela Conrado de dança contemporânea vai apresentar a coreografia “Resilience”, sob a direção de Isabela e Cristiane Conrado, com participação de quatro bailarinas do grupo coreografadas por Silas Henrique.

“Memórias do Futuro” é a primeira exposição aberta de José Eustáquio e Maria Helena em Belo Horizonte, que contará com 56 peças únicas, medindo entre 30cm e 1,20m, esculpidas a quatro mãos, a maioria em cedro. A partir de uma profunda pesquisa, a mostra aborda temas como o parto humanizado, o câncer de mama, Adão e Eva, além do acervo da exposição comemorativa dos 110 anos de Carlos Drummond de Andrade (de 2012).

A linha afro também é destaque, com entalhes feitos em madeira braúna, a mesma usada em casarões históricos. A obra do casal é elaborada de forma consciente, sempre preocupada com a preservação ambiental e o não desmatamento indiscriminado.

A exposição do artista plástico Samora Délcio (pintura artística), que atualmente ocupa a galeria itinerante, será transferida para a loja 04, próximo à praça central, onde permanecerá durante o mês de setembro.


Sobre os artistas


Há 13 anos, os artistas José Eustáquio e Maria Helena, nascidos em Itabirito e Ouro Preto, respectivamente, decidiram recriar arte e fé em pequenas peças de artesanato de madeira e imagens para decoração. O reconhecimento do trabalho levou os artistas a produzirem esculturas mais elaboradas, baseadas em pesquisas, leituras e conversas sobre cada tema abordado.

A primeira exposição dos trabalhos ocorreu na cidade de Itabira, em comemoração aos 110 anos de Carlos Drummond de Andrade, em 2012, quando José Eustáquio e Maria Helena foram chamados para compor um acervo sobre o grande poeta e escritor. Outras mostras na cidade marcaram a carreira do casal, que agora vai realizar, no Shopping Minascasa, a primeira exposição aberta em Belo Horizonte, reunindo novas peças, o acervo da exposição de Drummond (as esculturas de Monteiro Lobato e Vinícius de Moraes, amigos do escritor mineiro) e a do profeta Isaías, da mesma mostra, feita em uma só peça de jacarandá caviúna, sem pintura, acompanhando a tonalidade da madeira.

Serviço:

Exposição "Memórias de Futuro"
Quando: De 1º a 30 de setembro, das 10h às 22h
Onde: Shopping Minascasa - Avenida Cristiano Machado, 3411, bairro Ipiranga
Entrada gratuita


Sobre o Shopping Minascasa

O Shopping Minascasa, inaugurado em 1994, foi o primeiro shopping temático criado no mercado de móveis, decoração e design. Considerado referência no setor, o mall conta com os principais varejistas de decoração do Estado, que oferecem um mix diversificado de produtos. O shopping se transformou em um verdadeiro complexo depois de receber em suas dependências o hotel Ramada Encore Minascasa, área de alimentação, academia Malhação e o Condomínio Residencial Jardins.



ASSESSORIA DE IMPRENSA – INTERFACE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Délio Campos – (31) 3211-7521 / 9 9238-4206
Taiane Rocha – (31) 3211-7506 / 9 8954-4683