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24/05/2017



CONHECIMENTO VALIOSO EM MAIS UM DIA DE RECON 2017


Delegação Abrasce participa de agenda exclusiva com presidente da CBL, e assiste palestras com temas relevantes do setor

 

Por Ticiana Werneck, da Abrasce

 



O dia da Delegação Abrasce começou com um encontro exclusivo. Stephen Lebovitz, Presidente da CBL, importante desenvolvedor de shoppings nos Estados Unidos, falou para o grupo de brasileiros, no que chamou de uma “ótima manhã” em post no Twitter.


Stephen Lebovitz, Presidente da CBL, fez apresentação exclusiva para o grupo brasileiro

Para Lebovitz, a anunciada morte dos shoppings em função da derrocada das lojas de departamento é um mito. Em muitos empreendimentos a saída de âncoras desgastadas tem aberto espaço para a entrada de operações mais interessantes e lucrativas. Ele deu como exemplo o Coolsprings Galleria, em Nashville, que perdeu uma Sears e ocupou o espaço vago com lojas como H&M, American Girl Place e Ulta (mega loja de produtos de beleza). A movimentação aumentou em 18,3% as vendas. Lebovitz acredita que os shoppings, no entanto, não serão iguais aos de antigamente e evoluirão rapidamente para o conceito de 'town centers', numa mescla de varejo, entretenimento, alimentação, bem estar, escritórios e residências. “O encontro foi marcado por muita informação boa. Um privilégio para todos nós”, opinou Luiz Marinho, da GS&BW, que coordena a Delegação Abrasce.


 

Stephen Lebovitz twitta sobre o encontro com a Delegação Abrasce

O grupo seguiu então para as palestras do RECon 2017, que acontece em Las Vegas e é o maior evento mundial do setor.

Temas importantes não faltaram. Já pensou em planejar o mix e as atrações do shopping com os olhos de um editor de revista? Um dos painéis da RECon 2017 debateu o assunto. “A arte da curadoria será decisiva na diferenciação dos shopping centers. Faz todo sentido”, observa Marinho. Discutiu-se muito também sobre fazer a oferta online e retirar na loja, uma prática que tem crescido entre  varejistas de shopping, ancorada num investimento cada vez maior em tecnologia para tornar o processo mais fluido.


A RECon 2017 recebeu mais de 37 mil pessoas de 58 países

A relação entre lojistas e shoppings foi tema de um painel. A conclusão principal dos debatedores é que o principal apoio que os shoppings podem oferecer aos lojistas é compartilhar informações individualizadas dos clientes, para que as lojas possam adaptar produtos, ofertas e comunicação com esses clientes. Curiosamente, apenas Easther Liu, Chefe de Marketing da Irvine, que possui em seu mix um percentual alto de lojas independentes (50%) relatou dificuldades de comunicação e engajamento com lojistas. Easther admitiu que a relação e engajamento entre lojas locais e redes nacionais, que tem estrutura para investir em campanhas de marketing, é diferente. Marinho opina: “Para um país como o nosso, onde o índice de lojas independentes e franquias é tão grande, me parece que a grande lição é essa: é preciso apoiar o trabalho dos lojistas de acordo com o porte e tipo de dificuldade de cada um. Parece óbvio. Mas quase ninguém faz assim”. O CEO da rede de restaurantes Vapiano reforçou a importância do varejo repassar informações para o shopping. "Compartilhe o máximo de dados com o shopping. Melhor entendimento da demanda resulta em melhores negociações”, disse Mario Bauer.



Um evento grandioso: para quem não esteve presente, a Abrasce organiza no dia 4 de junho o Webinar Pós-RECon, inscreva-se


Os “mimos” que trazem engajamento

Engajamento e satisfação nunca foram tão determinantes para fazer um consumidor cruzar a porta de entrada de uma loja. São muitas as opções. Um estudo realizado pela consultoria imobiliária JLL, e divulgado na RECon 2017, examinou como os varejistas físicos podem entregar uma melhor experiência por meio de serviços e “mimos” oferecidos em loja. “Os consumidores estão usando a internet para encontrar sua próxima compra. Mas a maioria, 85%, continua querendo tocar e experimentar os produtos antes de comprar”, disse Vicki Eickelberger, diretor da JLL, em palestra na RECon2017. “Surpreendentemente, os canais digitais têm aumentado a necessidade das lojas físicas. Mas experiências genéricas e baixa satisfação não vão animar este consumidor”.

Conheça os cinco recursos que Eickelberger compartilhou no palco do evento e que farão o consumidor cruzar a porta da loja:

Hospitalidade na loja: marcas de luxo são conhecidas por oferecer amenidades, incluindo espaços VIP, salas privadas e salas de estar em suas lojas. Essas vantagens são destinadas a atrair e recompensar seus melhores clientes. Mas é possível acrescentar tais amenidades e alto-nível de hospitalidade a outros negócios.

Traga o campo de jogo para a loja: varejistas estão projetando suas lojas com áreas ou zonas que são altamente interativas e imersivas, permitindo que os consumidores testem produtos e se envolvam totalmente em novas e vivas experiências. Ambientes sofisticados são cuidadosamente criados para que os consumidores possam experimentar produtos no contexto do momento.

Alimentos estão com tudo: uma das mais procuradas “amenidades” em shoppings é a abundância de opções de refeições. Até 2025, 20% da área bruta locável dos centros comerciais deverá ser ocupada por conceitos de alimentos e bebidas.

Elementos do patrimônio: a história de uma marca ao longo do tempo é um componente importante de porquê uma marca é o que é hoje. Alguns varejistas agora incluem peças da história de uma marca como uma homenagem ao passado. Estes elementos convidam os consumidores a conhecer a cultura do varejista.

Limpo e contemporâneo: o design é um dos elementos mais essenciais do sucesso de uma loja. Hoje, os varejistas estão misturando estilos únicos em cortes limpos e modas contemporâneas para uma marca visualmente satisfatória. O tijolo exposto, o mármore fino, a madeira áspera, as telas aveludadas, o concreto cru, e os tapetes únicos estão todos sendo incorporados para indicar um espaço contemporâneo e convidativo para que os consumidores gastem o tempo.

A participação da Delegação Abrasce na RECon 2017, marcada por muito conhecimento e networking, fica por aqui e foi marcada por um animado jantar de encerramento.

 


Acompanhe resumos e os destaques da RECon aqui no Portal Abrasce, em nossas redes sociais e na próxima edição da revista Shopping Centers.  Ainda, no, dia 04 de junho, a Abrasce organiza o Webinar Pós-Recon, inscreva-se