Imprensa / Notícias do Setor / Espaço do Associado

17/05/2017



EXPOSIÇÃO DE BRINQUEDOS E FOTOS MOSTRA 'COMO ERA SER CRIANÇA ANTIGAMENTE' EM POUSO ALEGRE


 

 

Smartphones, vídeo-games ultrarrealistas, brinquedos eletrônicos com todas as possibilidades que a tecnologia lhes proporcionam são a marca do mundo infantil contemporâneo. Mas como era a vida da criançada antes dos microchips? O Museu Histórico Tuany Toledo vai contar essa história na mostra 'Como era ser criança antigamente'. A exposição inaugura o espaço que o Museu passa a ter no SerraSul Shopping, em Pouso Alegre, e já pode ser visitada gratuitamente, ao lado da loja do Boticário.


Entre os itens, um peão e um estilingue da década de 1930, por exemplo, dão o tom de como era brincar nas primeiras décadas do século passado. A perícia manual era requisito básico para operar brinquedos que, embora simples, faziam a alegria de meninos e meninas e recheavam uma infância que, para muitos, era mais autêntica. Roupinhas de bebês, fotos de locais de lazer como um parque infantil e as margens do Rio Mandu recriam os ambientes que fazem parte da memória de quem cresceu na Pouso Alegre de algumas décadas atrás.


O diretor do Museu, Mayke Riceli, conta que a ideia da exposição é dialogar com o público jovem e, ao mesmo tempo, trazer de volta referências que estão na memória das pessoas mais velhas. Ele pontua que esta é a primeira de uma série de exposições temáticas que estarão abertas à visitação do público no espaço do Museu no SerraSul Shopping.


“Em primeiro lugar, é uma ótima oportunidade para nos comunicarmos com quem não conhece o Museu. Além de conhecer mais sobre a história de Pouso Alegre, na exposição, os visitantes têm acesso a informações completas sobre o Museu e seu horário de funcionamento. No Museu será possível conhecer outras histórias de Pouso Alegre”, convida o diretor. A sede do Museu está localizada na Avenida São Francisco, no prédio da Câmara Municipal.


Quem quiser literalmente entrar na história de Pouso Alegre pode fazer isso de uma forma divertida. Uma imagem em tamanho real da Praça Senador José Bento na década de 1930 permite aos visitantes se fotografarem como se lá estivessem. Não deixa de ser uma viagem no tempo.


Consciência negra

O espaço do Museu no SerraSul Shopping tem dois pisos. A exposição histórica infantil ocupa o piso inferior. No de cima, telas pintadas por alunos de escolas públicas municipais fazem alusão à cultura negra. “A parceria com o Museu tem o propósito de valorizar a cultura e a história de Pouso Alegre. Além disso, se alinha com o posicionamento do shopping de oferecer aos seus visitantes experiências diferenciadas”, conta a coordenadora de marketing do empreendimento, Janaína Teixeira.




Serviço: Exposição 'Como era ser criança antigamente' no SerraSul Shopping

Onde: SerraSul Shopping

Rodovia Juscelino Kubitscheck – BR 459 – Km 107 – Ipiranga

Quando: Maio e junho de 2017

Horário: Das 10h às 22h de segunda a sábado; das 12h às 22h nos domingos e feriados


Informações para a Imprensa

Capitólio Assessoria

Contato

Adevanir Vaz – 35 99733-4754

E-mail: capitolioassessoria@gmail.com / adevanirvaz@gmail.com