Imprensa / Notícias do Setor / Espaço do Associado

12/05/2017



EM 2017, A REDE CINEMARK COMEMORA 20 ANOS EM OPERAÇÃO NO PAÍS


Cinemark Brasil: 20 anos, mais de 600 salas e 45 milhões de espectadores por ano

Em 2017, a Rede Cinemark comemora 20 anos em operação no país, consolidando sua liderança no mercado exibidor brasileiro – marca conquistada já nos primeiros oito anos de existência. As 26 salas iniciais, divididas em três complexos na cidade de São Paulo, em São José dos Campos e em Santo André, todos em 1997, deram lugar as 610 atuais que estão hoje espalhadas em 82 complexos de 45 municípios brasileiros, incluindo o Distrito Federal.


Nessas duas décadas foram vendidos mais de 550 milhões de ingressos e exibidas centenas de conteúdos, desde lançamentos cinematográficos internacionais e nacionais a espetáculos de óperas, de balé, jogos esportivos, shows de música, entre outros. Além disso, a Rede foi a responsável por introduzir uma série de novidades, conceituais e tecnológicas, no mercado cinematográfico brasileiro – como o próprio conceito de multiplex, o 3D, as salas VIPs, o XD, as salas com poltronas D-BOX.

- Desde seu início no Brasil, a Cinemark trabalha para trazer o que há de melhor, mais novo e mais moderno no mercado mundial. Comemorar seus 20 anos consolidada como a maior exibidora do país é consequência de um trabalho consistente e incansável para proporcionar uma experiência cinematográfica inesquecível para nossos clientes -,ressalta Marcelo Bertini, presidente da Cinemark no Brasil.

Existem 20 razões para a Rede Cinemark ocupar o lugar de número 1 no mercado exibidor brasileiro:

1. Conceito multiplex
Quando a Rede chegou ao país, em 1997, lançou no Shopping Colinas, em São José dos Campos, o conceito de multiplex. Eram 12 salas exibindo filmes distintos em horários diferentes, equipadas com a melhor tecnologia de projeção até então disponível, além de poltronas confortáveis e projeto de sonorização. Tratava-se de um empreendimento inédito no país.

2. Pioneirismo 3D
Com a missão de levar cinema de qualidade ao maior número de pessoas, a Cinemark foi pioneira na exibição do 3D no Brasil, ao criar a primeira sala com a tecnologia, em 2006, no Shopping Eldorado, em São Paulo. Atualmente, a Rede conta com mais de 332 salas com a tecnologia.

3. DNA tecnológico
Também foi a empresa que apresentou a primeira sala com tecnologia Extreme Digital Cinema (XD) do país, em 2009, no Shopping União de Osasco. Com tela que pode ser até 40% maior que as convencionais, ocupando do chão ao teto da sala, além de um sistema de som customizado - com 50 mil watts de potência contra a média de 8 a 12 mil -, o XD reúne o que há de mais moderno em projeção 2D e 3D. A tecnologia já está presente em quase 40 salas no país.

4. Experiências sensoriais
Em 2014 foi a vez da inauguração das primeiras salas D-BOX, equipadas com poltronas que se movimentam simulando vibrações, quedas e trepidações, controladas por comandos individuais e oferecendo a sensação de participar da aventura. Atualmente, 14 complexos da Rede possuem as poltronas.

5. Mais Conforto
Além do pioneirismo tecnológico, a Rede sempre teve o objetivo de oferecer cada vez mais conforto ao espectador. Assim foi a primeira a criar, em 2008, salas VIPs no shopping Cidade Jardim, em São Paulo. A ideia era proporcionar ao público serviços exclusivos, como um cardápio diferenciado e conforto equivalente aos da primeira classe de um avião. Hoje, a Rede possui 23 salas com atendimento VIP em funcionamento no Brasil.


6. Incentivo à produção nacional
A Rede tem contribuído também para a evolução da produção cinematográfica brasileira. Em 1999, a empresa criou um dia dedicado inteiramente ao cinema nacional, o Projeta Brasil. Em uma segunda-feira de novembro, todos os complexos da Rede exibem apenas produções nacionais recentes e com valor de ingresso reduzido. A renda arrecadada é revertida para ações em prol do cinema brasileiro, como premiação para longas e curtas-metragens e apoio a festivais. Desde sua criação, mais de 2 milhões de pessoas prestigiaram a iniciativa.

7. Apoio à cultura 
A Cinemark também patrocina outros projetos e programas, como a Oficina de História e Linguagem do Audiovisual do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias. Desde 2015, a Rede é madrinha da Oficina que, a cada ano, propicia que jovens tenham uma experiência interdisciplinar, conhecendo as transformações da linguagem audiovisual e ampliando seu repertório cultural. Outra iniciativa destinada aos jovens é o Projeto Escola, que permite a compra de ingressos com valor promocional para grupos escolares. Realizada de segunda a quarta, a ação tem o objetivo de incentivar estudantes de todas as idades a irem ao cinema.

8. Comodidade e facilidade 
Em 2016, o site da Cinemark foi redesenhado para oferecer uma melhor navegação. Ao acessar www.cinemark.com.br, o espectador é levado para o complexo de cinemas mais próximo, por meio de GPS. Adaptado para dispositivos móveis, o site  também pode ser lido por browsers especiais para deficientes visuais. As novidades ainda incluem um sistema de busca inteligente que sugere resultados enquanto o usuário digita; um campo para login em que o cliente pode criar um perfil e salvar suas configurações favoritas de cinema, gênero, etc; e um sistema de compartilhamento de página por meio de redes sociais, como o Whatsapp, Facebook e Twitter. Além do portal, a Rede possui um aplicativo para iOS e Android que possibilita ao usuário ver a programação dos complexos e a sinopse e trailers dos filmes e comprar os ingressos. Em 2017, será possível incluir a compra de itens das bombonieres pelo celular.

9. Agilidade no atendimento
Para evitar filas, foram instalados ATMs ao lado das bilheterias e foi criado o Combo Express, que permite a compra de produtos da bomboniere nos totens de autoatendimento, site ou bilheteria. De sexta a domingo e em feriados, os itens adquiridos por meio do serviço podem ser retirados em um caixa exclusivo dedicado ao atendimento rápido.

10. Pipoca
A magia do cinema fica mais completa com a pipoca especial da Cinemark. Além da já tradicional pipoca salgada – marca registrada da Rede - e do sabor caramelo, foi lançado, em 2016, a pipoca de chocolate. No mesmo ano, a Rede lançou dois novos temperos para a pipoca salgada: queijo e bacon.

11. Expansão 
Com o objetivo de levar cinema de qualidade para todo o Brasil, a Cinemark chegou a  centros urbanos com menor densidade geográfica. Foram inaugurados complexos em municípios com 200 a 300 mil habitantes, regiões com potencial de crescimento e com público carente de entretenimento de qualidade. Para dar início a esse processo de interiorização, a Rede criou especialmente para o mercado brasileiro um projeto mais compacto de cinema com 4 salas de exibição – que podem ser expandidas para seis. Atualmente, são 6 complexos com esse formato.

12. Experiência além das salas de cinema
Depois de expandir seus complexos para além dos grandes centros urbanos e ir para pequenos e médios municípios, a Rede tem buscado levar sua marca para fora dos cinemas e centros de compras. Em 2016, a empresa patrocinou o maior auditório de cinema já montado na América Latina na Comic Con Experience, em São Paulo, evento que conecta a marca com a cultura pop.

13. Popcorn Truck
Em 2015, a Cinemark Brasil foi a primeira rede de cinemas a desenvolver um Popcorn Truck, um verdadeiro "snack bar" sobre rodas que oferece pipocas de variados sabores e temperos. O veículo adaptado já esteve presente em grandes eventos, como na Comic Con Experience, no Rio Open e na Parada Coca-Cola das Olimpíadas do Rio 2016.

14. Programação diferenciada
Além da tecnologia e do conforto, a Cinemark oferece uma programação  diversificada. Em suas telas, de acordo com esse conceito, a Cinemark já exibiu diversos espetáculos exclusivos de óperas e de balé do Royal Opera House, além de transmissões ao vivo de shows e eventos esportivos, como a abertura das Olimpíadas do Rio 2016, o torneio de e-sports League of Legend e a final da UEFA Champions League. 

15. Obras clássicas na telona
Em 2014 foi lançado o “Clássicos Cinemark”, programação especial dedicada a obras consagradas do cinema, como “Os Bons Companheiros”, “Pulp Fiction”, “Trainspotting – sem limites” e “Thelma & Louise”.

16. Filmes para a família
A família também ganhou uma programação diferenciada em 2014 com o “O Maravilhoso Mundo de Disney”. Nas manhãs de determinados finais de semana, todos os complexos da Rede exibem filmes consagrados dos estúdios Disney, como “Procurando Nemo”, “A Branca de Neve e os Sete Anões”, “Toy Story” e “Mulan”.

17. Programa de benefícios
Só quem participa do programa Cinemark Mania tem brindes exclusivos, descontos na compra de ingressos, promoções e presentes de parceiros durante o ano todo. Para  participar, basta comprar o cartão em qualquer bilheteria da Rede por R$ 13. Desde a criação, mais de 300 mil pessoas já se cadastraram no programa, que vem crescendo a cada ano.

18. 4K
Em 2009, a Rede recebeu os primeiros projetores com a tecnologia 4K, possibilitando uma resolução quatro vezes maior do que a de projeções convencionais. Em 2017, o filme ‘Silêncio’, de Martin Scorsese, foi visto neste formato em alta definição em 17 complexos e o clássico de 1979 “Alien: O Oitavo Passageiro”, de Ridley Scott, foi remasterizado em 4K e exibido em 22 cinemas da Rede.

19. Novos conceitos
Em 2017, a empresa irá inaugurar seu primeiro cinema no país com dois conceitos diferentes em um mesmo espaço, metade com poltronas regulares e outra com poltronas VIPs. O lobby será separado também para atender os clientes com cardápios exclusivos das salas Prime. O complexo será instalado no shopping West Plaza, em São Paulo, e contará com salas com tecnologias XD e D-Box.

20. 20 anos
Para celebrar duas décadas, a Rede lança a campanha “Cinemark – a experiência que toca seu coração” com uma série de ações em seus complexos e nas redes sociais.

Foram pensadas atividades para os complexos com promoções e combos especiais e sorteios de prêmios nos snack bars. Nas salas de exibição, durante os trailers, serão projetados vídeos com atores e diretores nacionais parabenizando a Rede pelo seu aniversário. 

- Foi um desafio definir a melhor forma de celebrar essa data tão expressiva para nós, os nossos 20 anos de operação no Brasil. Preparamos algumas ações para agradecer a todos que fazem parte da nossa história e contribuíram para chegarmos onde estamos, consolidados como a maior rede de cinemas do país -, ressalta Bettina Boklis.



www.cinemark.com.br

cinemarkoficial