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27/04/2017



SHOPPING UBERABA TRAZ PALESTRANTE DO RIO DE JANEIRO


 

Especialista garante que gostar de gente faz a diferença no varejo e que o estímulo à equipe para sempre ter um sorriso no rosto, bom humor, educação e sensibilidade complementa o perfil de um vendedor de excelência 

 

Gustavo Malavota afirma que investir no desenvolvimento humano como faz o Shopping Uberaba não é uma constante nas empresas do Brasil e, por isso, os colaboradores devem aproveitar ao máximo

 

 

A maioria dos consumidores decide pela compra dentro da loja, ou seja, se forem recebidos com um sorriso e com informações relevantes sobre os produtos, a possibilidade de fazer a venda é muito grande. O administrador e consultor do Rio de Janeiro, Gustavo Malavota, convidado para proferir palestra motivacional integrando o PACTO-Programa de Capacitação dos Colaboradores do Shopping Uberaba, citou que segundo pesquisa, apenas 79% dos atendimentos em comércios brasileiros começam com um belo sorriso do vendedor. Isso fez com que o Brasil figurasse em penúltimo lugar, ficando à frente apenas do Japão. A média foi de 97% para o ranking. Gustavo Malavota, que é professor da pós-graduação UVA desde 2011 e fundador do Instituto Vendas, na capital carioca, diz que o sorriso é importante, porém, tem de ser sincero. O conhecimento sobre o produto também é essencial para que o vendedor tenha argumentos na hora da venda. 

 

Motivação - Surpreso com o expressivo público e com a interação da maioria, Gustavo percebeu que estavam ávidos por conhecimento, por algo novo, o que estimula o palestrante porque é possível ver no olho da pessoa que ela usará aquelas técnicas no seu dia a dia. Uma das grandes causas de uma equipe desmotivada é a falta de reconhecimento de seus esforços, e acredite isso acontece muito. Por isso, é bom motivar os funcionários reconhecendo os seus esforços. Quando se falam em recompensa por um bom trabalho nem sempre se referem a uma recompensa financeira. Um parabéns é um grande estimulo ao funcionário, assim como escalas de folgas e outras coisas do tipo. O que não pode deixar acontecer é sempre cobrar em excesso e na hora de parabenizar simplesmente esquecer. Isso frustra o funcionário e gera uma equipe desmotivada.

 

Competência -  O varejo hoje separou o menino dos homens. Viveu uma época muito boa, em que as coisas eram mais fáceis e, agora,  está colocando à prova a competência. Vender não é um dom ou uma vocação, há possibilidade de treinar e desenvolver. A "crise" favorece a quem realmente tem um diferencial. Quem gostar de gente, gostar de aprender e principalmente quem souber que o diferencial está nela própria, atingirá o mais elevado nível de sucesso. Investir no desenvolvimento humano no Brasil, como faz o Shopping Uberaba não é uma constante nas empresas. "Parabéns ao Shopping Uberaba por investir nas pessoas, por saber que o diferencial da empresa está nas pessoas". Afirma que educação é um problema no país porque muitas vezes as pessoas não procuram por ela. Se a educação está disponível, as pessoas querem e o Shopping também, há ferramentas para que os vendedores atinjam e até ultrapassem suas metas de vendas.

 

Bom humor - O atendimento de excelência deve ser rotina. Ao lojista, o palestrante recomenda que estimule a equipe a sempre ter um sorriso no rosto, bom humor, educação e sensibilidade. É um trabalho que exige continuidade, por isso, a gerente de Marketing, Lucy Jardim, destaca que o PACTO neste ano será ainda mais interessante, pois além do curso "A gestão do varejo da nova geração", há workshops motivacionais  nas datas comemorativas. O próximo será no dia 30 de maio voltado para o Dia dos Namorados. A capacitação é gratuita e as vagas são limitadas, portanto, os interessados devem entregar a inscrição preenchida ao SAC-Serviço de Apoio ao Cliente, até o dia 10 de maio.

 


 

 




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Rose Dutra
(34) 9978-7114