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25/04/2017



O PRÊMIO ABRASCE 2017 ESTÁ COM AS INSCRIÇÕES ABERTAS


Principal prêmio da indústria reconhece os mais importantes projetos de Shopping Centers do Brasil em sete categorias; relembre os vencedores do ano passado e saiba como inscrever o case do seu shopping

Por Ticiana Werneck, da Abrasce

 


Reconhecer os mais importantes projetos do setor e assim incentivar a excelência e a inovação, e reforçar a importância da indústria de shopping centers como um agente de transformação da realidade social, ambiental e econômica do País. Este é o objetivo do Prêmio Abrasce, que este ano irá reconhecer os melhores projetos conduzidos pelos shoppings associados em sete categorias: Expansão & Revitalização, Newton Rique de Sustentabilidade, Marketing Campanhas Institucionais, Marketing Eventos e Promoções, Marketing Eventos e Promoções De Natal, Novos Empreendimentos, e a nova categoria Gestão De Equipes.

As inscrições já começaram e vão até dia 07 de junho de 2017. O evento de premiação acontece no dia 13 de setembro no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.

Em 2016, foram inscritos no Prêmio Abrasce mais de 135 projetos em seis categorias, dos quais a banca selecionou 39 projetos vencedores, entre ouro e prata.

Todos os shoppings associados à Abrasce podem se inscrever, independente de tamanho, localização ou idade. Este ano, uma novidade: o shopping que vencer o Prêmio Destaque Abrasce, o mais bem avaliado entre todos, ganhará uma inscrição gratuita na Delegação Abrasce para Recon 2018, maior evento da indústria que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Para dar um gostinho do que vem por aí e estimular a criatividade, que tal relembrarmos os projetos premiados com o ouro na edição 2016 do Prêmio Abrasce?

 

Expansão & Revitalização

Em 2016, o Rio Sul levou a melhor com seu projeto “Rio Sul 35 anos”. Inaugurado em 1980, o mall havia passado por uma grande revitalização para comemorar seus 25 anos, mas ainda era preciso atender a uma das principais demandas dos clientes: o espaço dedicado aos cinemas. Entre os vários obstáculos que precisaram ser vencidos para viabilizar a construção de um moderno complexo de salas estiveram a aquisição de um terreno anexo ao mall, negociações comerciais, viabilidade técnica e financeira e licenciamento. Foi construído um prédio anexo, com mais de 4 mil metros quadrados de área construída, para realocar a academia Bodytech. Na área de 3,6 mil metros quadrados que se tornou disponível, o shopping conta com quatro salas VIP Platinum e duas Evolution. Além disso, o espaço que era ocupado pelo antigo cinema, hoje abriga uma loja da rede de fast fashion Forever 21. O projeto de expansão e revitalização do RioSul trouxe salas de cinema de última geração, novas e renomadas operações e tornou o empreendimento ainda mais relevante para o público frequentador. Desde o primeiro final de semana do início da operação dos novos cinemas, o projeto já mostrou resultados positivos. Um visível aumento do fluxo de veículos e pessoas pôde ser notado, além da mudança de perfil do público, composto por mais famílias, crianças e que valoriza mais a experiência de um cinema Premium e de alto padrão de telas, serviços, som e imagem.

 

Marketing Campanhas Institucionais

A categoria “Marketing Campanhas Institucionais”, premiou dois vencedores com o ouro: Shopping Metrópole e Sonae Sierra Brasil. “Noite de Feira” foi o case do Shopping Metrópole, uma ação realizada pelo mall em parceria com a Cooperativa Nacional de Produtores Agrícolas e Agronegócios (Coonagro). Às terças-feiras à noite, no estacionamento, o shopping recebe 12 barracas de frutas, legumes, verduras e os tradicionais pastel e caldo de cana, entre outros itens. O maior diferencial da Noite de Feira é o fato de trazer uma atividade outdoor para dentro do empreendimento, local curioso para o serviço, que proporciona mais uma opção de compras ao cliente. O ineditismo também agrega muito valor ao serviço prestado, pois ganha força na divulgação, gera grande interesse, curiosidade e atrai clientes que não frequentam o shopping.

O outro vencedor dessa categoria foi o Step-9, Programa de Inovação Aberta da Sonae Sierra Brasil. Lançado no fim de 2015, após quatro anos de desenvolvimento da estratégia digital da Sonae Sierra Brasil com foco na experiência dos consumidores, o Step-9 é uma plataforma de inovação aberta inédita no varejo brasileiro. Pensada como uma nova forma de obter contribuições, feedbacks e de trocar ideias com clientes e pessoas interessadas em shopping centers, o projeto envolve consumidores e pessoas em geral que queiram compartilhar suas ideias. O Step-9 fomenta discussões sobre temas atuais e o futuro do varejo a partir de desafios, reunindo as sugestões dos participantes em um ambiente digital para a criação de novas experiências nos shoppings do grupo. A metodologia de inovação aberta, apesar de se mostrar como uma tendência mundial para vários segmentos, nunca havia sido aplicada pelo setor de Shopping Centers. A partir da combinação de demandas internas e ideias externas, uma rede conectada se propõe a gerar novos negócios de inovação, através da mediação em fóruns sociais. - Por meios de discussões sobre desafios atuais do varejo, o Step-9 buscou encontrar soluções inovadoras através da colaboração entre diferentes pessoas em um espaço digital.

 

Prêmio Newton Rique de Sustentabilidade

Essa categoria premia os melhores cases de sustentabilidade, e em 2016 reconheceu o Shopping Jardins, de Aracaju (SE), e seu projeto Reciclabilidade: Descarte Solidário do Shopping Jardins transforma a vida de famílias em Aracaju. Em suas áreas interna e externa, o mall disponibiliza à população coletores de materiais recicláveis e todo resíduo recolhido é destinado à Care  - Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju, que separa os materiais passíveis de venda e destina adequadamente os demais componentes. No Ponto de Entrega Voluntária (PEV), localizado no estacionamento, há caixas para o recolhimento de pilhas e baterias, óleo de cozinha, metais, vidros, plásticos e papéis. Na parte interna do mall, o público conta com um ponto de coleta de pilhas e baterias e outro de eletroeletrônicos, onde é possível depositar celulares, notebooks, monitores e equipamentos de pequeno porte. O descarte de papéis, cadernos, revistas e jornais velhos também pode ser realizado em caixas instaladas no interior do shopping. Além de estimular a população a realizar a coleta seletiva e contribuir com o meio ambiente, o projeto já beneficiou mais de 100 famílias atendidas pela Care. Em média são arrecadadas no shopping 32 toneladas de material reciclável por mês. Hoje, o projeto representa 18% da receita da Care e o Shopping Jardins é seu maior contribuinte.

Para o coordenador da área de Desenvolvimento Socioambiental do Grupo JCPM, Fabiano Mehmeri, em uma outra vertente do benefício há a mudança de atitude do cidadão. “O ganho social é inestimável. Observamos a cada dia a inserção da prática do descarte ao cotidiano das pessoas que vêm ao shopping”, disse.

 

Novos Empreendimentos

O Shopping Metropolitano Barra, da cidade do Rio de Janeiro, levou o ouro. Localizado no novo centro metropolitano da Barra da Tijuca, uma área que faz parte de um processo de desenvolvimento previsto há décadas e que reúne hotéis, torres comerciais e residenciais, o Shopping Metropolitano Barra teve seu projeto arquitetônico inspirado nas montanhas do Rio de Janeiro e na integração da cidade com a Floresta da Tijuca. No empreendimento, espaços como praças e restaurantes estão voltados para fora e os terraços foram projetados de tal forma que agregam o máximo da paisagem local à arquitetura. Inaugurado em 2013, o mall teve um crescimento de 41% em suas vendas em 2015 em relação ao ano anterior, com um incremento de 22% no fluxo de visitantes.

 

Marketing, Eventos e Promoções de Natal

Para o Natal de 2015, o Palladium Shopping Center Curitiba levou aos consumidores e lojistas dois espetáculos inéditos, criados pelo diretor e coreógrafo Maicon Clenk. Para “Polaris. Um Sonho de Natal” foi produzido o maior globo de neve do Brasil e 13 apresentações foram realizadas nos meses de novembro e dezembro de 2015, com duração de 20 minutos, atraindo um público de mais de 26 mil pessoas. Para a apresentação de “A Família Neves” foi criado um miniteatro em que a família, composta por bonecos manipuláveis por atores, contava a história de duas crianças que brincam modelando bonecos de neve. O espetáculo aconteceu diariamente, de 6 de novembro a 31 de dezembro, a cada 15 minutos, totalizando cerca de 1,3 mil apresentações. As ações contribuíram para um crescimento de 6% nas vendas na comparação com o mesmo período do ano anterior. Nas redes sociais, vídeos, fotos e posts do projeto “Um Sonho de Natal” alcançaram ao todo 719.984 pessoas.

 

Marketing – Eventos e Promoções

O case Loja do Bem, do Shopping Center Iguatemi Fortaleza, levou não apenas o ouro nesta categoria como o Prêmio Destaque em 2016, sendo o projeto que obteve a maior nota de todas as categorias disputadas entre os mais de 80 projetos finalistas de shoppings de todo o Brasil.

Na busca por um projeto social que pudesse gerar uma grande empatia com a sociedade e que tivesse um grande resultado, a Loja do Bem ajudou, de forma original e lúdica, uma instituição que acolhe crianças em tratamento contra o câncer: o Lar Amigos de Jesus. O ponto de venda instalado no Iguatemi Fortaleza teve como principal produto os bons sentimentos para serem compartilhados. No espaço foram comercializadas embalagens estampadas com palavras que traduzem o espírito natalino, como paz, alegria, esperança e amor. Cada lata custava 10 reais e todo o valor da renda foi revertido em melhorias para o Lar Amigos de Jesus. Entre novembro de 2015 e janeiro de 2016, foram vendidas 64.468 latinhas para embalar presentes, acima da expectativa de vender 50 mil latinhas. A Loja do Bem, idealizada a partir de um espaço no shopping que estava desativado, revitalizou uma área do empreendimento e gerou mais de 1 milhão de reais em mídia espontânea, com uma massiva adesão de celebridades que não cobraram cachê para divulgar a campanha em vídeos e fotos. Além disso, estima-se que 21 milhões de pessoas no Brasil e no mundo tenham sido impactadas por meio dos meios de comunicação e redes sociais.

Esta categoria contou com mais dois projetos premiados com o ouro. O LABmoda, do Pátio Batel de Curitiba, é uma iniciativa criada pela agência Infinitoo, especializada no desenvolvimento de projetos e políticas culturais, esportivas e sociais, que dá visibilidade à moda autoral e apresenta novas marcas do mercado de moda e design. Antes realizado em três dias, o evento passou a ser apoiado pelo Pátio Batel e passou a acontecer em um período de 44 dias, com um novo formato de apresentação, um público mais amplo e, consequentemente, mais visibilidade. O LABmoda Pátio Batel foi realizado numa loja temporária com cenografia exclusiva, corners para venda de produtos e eventos diários. Durante o projeto, o aumento de fluxo no shopping foi de 13,04% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Shopping Center Norte também levou o ouro com seu projeto “Festa do Pijama com o Coelho da Páscoa”. Com base no Customer Relationship Management (CRM), foram convidadas 60 crianças entre 5 e 10 anos para passar uma noite no shopping. A Festa do Pijama com o Coelho da Páscoa aconteceu em dois dias, com 30 participantes em cada um deles. A praça de eventos foi ambientada como um acampamento, cada barraca foi personalizada com o nome do participante e as crianças receberam pijamas da Puket, ovos de Páscoa e chocolates da Cacau Show e kit Colgate para higiene pessoal. As atividades de recreação se iniciaram às 22h, com oficinas de artesanato e contação de histórias. Após lanchar e colocar os pijamas, os pequenos partiram com os instrutores para uma caça aos ovos pelos corredores do shopping. Depois da noite de sono, foram despertados pelo Coelho da Páscoa, que os convidou para um café da manhã. O sucesso foi tanto que, após a ação, um grupo de pais gravou depoimentos dos filhos e enviou para o shopping para agradecer a participação

 

Para se inscrever ou ter mais informações sobre o Prêmio Abrasce, clique: http://abrasce.com.br/premio-abrasce