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19/04/2017



SHOPPINGS APOSTAM EM INFLUENCIADORES DIGITAIS PARA SE APROXIMAREM DO PÚBLICO


Empreendimentos criam estratégias de Marketing para se adaptarem ao novo formato de comunicação no universo digital


 

Os influenciadores digitais estão tomando conta do mercado e já fazem parte da estratégia de Marketing de muitas marcas. É o caso dos shoppings do Grupo Partage, que desde 2015 investe em eventos e campanhas promocionais com esses parceiros. “Percebemos que este tipo de ação potencializa a divulgação da marca e ajuda a fidelizar nossos clientes, através de um ponto de vista diferente sobre nossas lojas e serviços”, conta Roberta Veloso, diretora de Marketing da Partage.

 

Segundo dados do instituto Strategy Analytics, estima-se que mais de 2 bilhões de seres humanos (29% da população da terra) estão conectados ao “mundo virtual” através das mídias sociais, e até 2019, mais de 2,72 bilhões estarão ligados ao meio online. Isso se deve àpresença massiva das redes sociais e do uso constante da internet na rotina das pessoas. E quando falamos de Brasil, os números são ainda mais expressivos. Estudos divulgados em junho de 2016 pelo instituto eMarketer mostram que, aproximadamente, 78,1 milhões de brasileiros estão diretamente ligados às redes sociais online (levando em conta apenas as pessoas que usam a internet uma vez por mês), colocando o país como o maior consumidor de internet de toda a América Latina.

 

De olho nesta tendência, o Partage Shopping Mossoró promoveu recentemente seu ‘Mega Saldão’ através de uma parceria com Liz Moura (@liz_moura) e Sara Loiola (@maniaachados), influenciadoras digitais renomadas da região. A hashtag #AchadosMegaSaldão foi um dos destaques da ação, que transmitiu ‘ao vivo’, através das redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter), as promoções encontradas pelas respectivas blogueiras. A principal estratégia foi estreitar os laços do empreendimento com as últimas tendências ligadas a internet.

 

A repercussão foi bastante expressiva. As “digital influencers” obtiveram em suas “lives” pelas redes sociais do shopping uma média de 3.714 visualizações das ações feitas em tempo real. Em relação ao ano de 2016, o Mega Saldão obteve um aumento em fluxo de pessoas e veículos (11% e 18% respectivamente) e um aumento no número de vendas (12%). Essa interação mostra que a iniciativa do Partage Shopping Mossoró foi bem-sucedida, no sentido de pensar que o posicionamento institucional e comercial para todos os empreendimentos deve ser fortalecido na internet, tendo em vista que as relações comerciais no meio online já são uma realidade.


Além disso, o empreendimento também realizou uma ação na estreia de “Internet, O Filme”, onde 18 “influencers” se reuniram a convite do Shopping e do Multicine Cinemas, em uma sessão exclusiva. Juntos, eles possuem, em número de seguidores, mais da população da cidade, ultrapassando o número de 400 mil. O evento teve cobertura ao vivo pelas redes sociais, acompanhada por mais de 4 mil internautas, além de uma repercussão em vários veículos, incluindo TV, rádios, jornais, portais e canais na web. A ação adequa a linguagem e consolida o Partage Shopping Mossoró como um empreendimento que está sempre em sintonia com as tendências do futuro.

 

Partage Shopping Campina Grande convidou as blogueiras Mirela Lira, em 2015, e Yoshabel Fernandes, em 2016, para produzirem catálogos sobre sugestões de presentes, de acordo com datas temáticas, como o Dia das Mães. O empreendimento também planeja realizar um encontro com blogueiras neste ano. 

 

Partage Shopping Parauapebas também investe neste tipo de parceria. Desde o ano passado, o empreendimento realiza mensalmente o projeto ‘Chá com Blogueiros’, que consiste em convidar influenciadores da região para participarem de encontros especiais em lojas do shopping, onde são apresentadas as novas coleções ao público, com o auxílio destes parceiros. “Procuramos organizar o chá de acordo com cada temporada. No mês de fevereiro, realizamos na loja Melissa, que lançou a nova coleção, inspirada no carnaval, e fez grande sucesso através da presença dos blogueiros Daiane Ferreira e Jorge Alvez. No último mês, promovemos o evento com a blogueira Loide Abreu (foto) na loja Damyller. O evento vem ganhando cada vez mais força e já se tornou referência entre os próprios influenciadores”, conta Kelly Paulino, coordenadora de Marketing do Partage Parauapebas.

 

Partage Shopping São Gonçalo realizou em 2016 seu primeiro encontro com blogueiras, no qual reuniu influenciadoras da região, que participaram de um bate papo sobre tendências no mundo da beleza e da moda e tiraram fotos com fãs. O Partage Shopping Rio Grandetambém convocou blogueiras da região para agitar a programação de Dia das Mães do último ano.

 

Para comemorar a mudança de marca do Partage Shopping Betim, foi realizado o Encontro de Blogueiras em 2016, que marcou o início da campanha, chamada ‘Partage Fashion’. Quatro influenciadoras digitais, com destaque no cenário mineiro de blogs de moda, deram dicas sobre tendências, beleza, saúde e bem-estar. Elas ainda trocaram experiências e informações e responderam aos fãs. O Encontro teve a exibição de looks de várias lojas do shopping.

 

Em 2015, o Partage Norte Shopping Natal realizou a campanha "Verão Fashion Partage". O objetivo era levar ao público do empreendimento todas as tendências da estação. O evento contou com workshops e palestras ministradas pelas blogueiras Nathália Faria e Kaddja Maia. Simultaneamente, diversas lojas do empreendimento apresentaram suas novidades dentro dos seus respectivos espaços, onde ofereceram coquetéis e utilizaram modelos para demonstrarem os looks de sucesso na temporada. "Com o Verão Fashion Partage, o shopping se transformou no local ideal para quem curte, entende e consome moda. A estratégia com influenciadores rendeu ótimos resultados e superou nossa expectativa", comenta Elisangela Costa, coordenadora de marketing. A ação deu tão certo, que, em 2016, foi realizada a 2ª edição do evento, dessa vez, com um desfile na Praça de Eventos do empreendimento e cobertura do programa “Mulheres no FDS”.