Imprensa / Notícias do Setor / Espaço do Associado

19/04/2017



ARTISTA DÁ VIDA A DESENHOS HIPER-REALISTAS USANDO GRAFITE SOBRE PAPEL




Em uma loja do SerraSul Shopping, em Pouso Alegre, uma cobra parece rastejar sobre a mesa. Logo atrás, uma aranha, daquelas enormes e peludas, repousa as patas sobre o papel branco. Mas de onde saíram os bichos? Trata-se da exposição 'Preto e Branco' do professor e artista plástico Jailson Santos. A mostra reúne desenhos realistas criados pelo artista utilizando lápis sobre o papel. Desenhos como a cobra, a aranha e até uma caveira foram construídos sob a perspectiva de três dimensões.


Entre as dezenas de quadros expostos, tem paisagens, animais, rostos e expressões faciais que envolvem os visitantes. É como entrar em um mundo bicolor em 3D. O realismo criado por Jaílson explorando apenas o contraste entre o preto e o branco surpreende. O realismo conseguido pelo professor é resultado do talento descoberto ainda quando criança e de 20 anos de trabalhos e estudo.


Hoje, proprietário do ateliê e escola Jailson Artes, que funciona na Rua Marechal Deodoro, no Centro de Pouso Alegre, Jailson teve uma infância pobre em São Paulo. Quando as professoras do primário identificaram o talento para as artes, a família não teve condições de bancar os estudos do menino, que só pode começar a estudar artes, rumo à profissionalização, quando completou 15 anos. O trabalho de meio período como balconista de loja custeava os estudos. Antes de começar a viver da sua arte, ele ainda seria camelô e chapeiro.


Duas décadas depois, Jailson continua se aprofundando nas artes. Em seu ateliê cria desenhos e pinturas utilizando técnicas variadas. Também produz pinturas para murais, paredes, igrejas e projetos temáticos, além de dar aulas de arte. Mas não se limita à pintura. Se envolve também com a música. É professor de canto e toca oito instrumentos. “A arte é uma liberdade de expressão legítima, que permite a expressão através dos traços, ainda que, nem sempre, você seja compreendido cultural e intelectualmente”, analisa.


Legado

Jailson pretende deixar um legado não apenas artístico, mas de mudança de cultura. Ele conta que nem todos os artistas estão dispostos a revelar todos os segredos das técnicas de pintura. Não é o caso dele. Ele espera repassar seu conhecimento às novas gerações. “A criançada de hoje é muito tecnológica. Espero que com a arte elas descubram um outro mundo possível. A arte é também uma forma de libertação”, conclui.


A mostra 'Preto e Branco' fica exposta no SerraSul Shopping até o final de abril, próxima à loja Marisa. A visitação é gratuita. As selfies ao lado dos desenhos em 3D também são permitidas.



Serviço: Exposição 'Preto e Branco' no SerraSul Shopping, em Pouso Alegre

Onde: SerraSul Shopping

Rodovia Juscelino Kubitscheck – BR 459 – Km 107 – Ipiranga

Quando: Até o final de abril.

Horário: Das 10h às 22h, de segunda a sábado; das 12h às 22h, em domingos e feriados.



Informações para a Imprensa

Capitólio Assessoria

Contato

Adevanir Vaz – 35 99733-4754

E-mail: capitolioassessoria@gmail.com / adevanirvaz@gmail.com