Imprensa / Notícias do Setor / Notícias do setor

29/03/2017



TENDÊNCIA LOCAL, SHOPPINGS A CÉU ABERTO SE PROLIFERAM EM SOROCABA


Os strip malls têm despontado como tendência no varejo e em Sorocaba esse tipo de centro comercial também ganha espaço. De acordo com um estudo inédito realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), 66% dos empreendimentos pesquisados estão em cidades do interior da região Sudeste do País. No município existem ao menos cinco espaços como este, também conhecidos como "shoppings a céu aberto".

Geralmente ancorados por um grande varejista, como um supermercado ou rede de fast food, esses centros apresentam operações alinhadas às demandas cotidianas, como salão de beleza, drogaria, papelaria, livraria, lanchonete, floricultura, pet shop, ótica e cafeteria. Segundo a Abrasce, estima-se que, atualmente, existam mais de mil empreendimentos nesse formato no Brasil.

"A tendência de crescimento por esse tipo de serviço em cidades afastadas das capitais ocorre, principalmente, pelo desenvolvimento do varejo nessas regiões, movimento que traz mudanças no comportamento do consumidor", diz Glauco Humai, presidente da Abrasce.

Um dos primeiros condomínios comerciais seguindo este padrão inaugurado em Sorocaba está localizado na avenida Armando Pannunzio. O ApMall, segundo Tiago Lobo Pinheiro, administrador do empreendimento, existe há cinco anos, tem dez lojas e como âncora uma agência da Caixa Econômica Federal. De acordo com Carlos Alexandre Oliveira Almeida, proprietário de uma padaria no ApMall, a visibilidade, a segurança e o preço foram os principais atrativos. "Queria um local pequeno, mas em um shopping seria muito caro."

O comerciante Rodrigo Soares Aragão é proprietário de uma loja de assistência técnica e revenda de celulares. A escolha do ponto se deu por conta do estacionamento e pela alta rotatividade de pessoas. "Além do banco, tem padaria, O Boticário, então muitas pessoas acabam conhecendo a nossa loja enquanto vão a outros estabelecimentos", observa.

Com experiência em comércio de rua, Francisco Emiliano, proprietário de uma loja especializada em acabamentos em gesso, conta que a mudança para um centro comercial foi uma boa escolha. Há seis meses ele levou seu comércio para um strip mall na avenida Santos Dumont, na zona norte.

"Essa via é muito movimentada, então muita gente vê minha loja e eu não preciso me preocupar com estacionamento." De acordo com Emiliano, que já teve uma loja de rua no bairro Aparecidinha, a segurança e comodidade proporcionadas por essa modalidade de empreendimento gera um bom custo-benefício.

A HBR Realty é responsável por dois strip malls em Sorocaba. Um fica na esquina da avenida São Paulo com a rua Padre Madureira, na zona leste, que possui quatro lojas, sendo três de grandes redes. Outro estabelecimento está instalado na avenida Armando Pannunzio, com o total de cinco lojas. Os dois strip malls são ancorados por unidades de redes de fast food.


Fonte: Cruzeiro do Sul