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16/03/2017



ABRASCE PARTICIPA DA EUROSHOP, MAIOR FEIRA MUNDIAL DE SOLUÇÕES PARA PDV


Uma verdadeira festa de estímulos para quem trabalha com varejo e desenvolve espaços de compras, o evento mostrou as inovações em soluções de visual merchandising, design de lojas, displays, tecnologia, manequins, iluminação, arquitetura e muito mais

Por Ticiana Werneck, da Abrasce


 

No dia 9 de março, após cinco dias de evento, chegou ao fim a EuroShop, maior feira mundial de soluções para ponto de venda que ocorre em Dusseldorf, na Alemanha, a cada três anos. A Abrasce estava lá representada por sua diretora de operações, Adriana Colloca.

 

Foram dias de muito aprendizado. Adriana integrou a delegação brasileira de profissionais de varejo BTR-KT, e além de participar da Euroshop, cumpriu uma agenda de visitas técnicas a lojas na cidade de Berlim, onde pôde conhecer por dentro detalhes das operações.


Esta foi a primeira vez que a Abrasce participou do evento, que recebeu neste ano mais de 113 mil visitantes vindos de 138 países. Eram mais de 127 mil metros quadrados dedicados à exposição de 2.368 empresas que fornecem soluções de visual merchandising, displays, tecnologia para lojas, design, manequins, iluminação, arquitetura... Os corredores da EuroShop são uma verdadeira festa de estímulos para quem desenvolve espaços de compras.

Neste ano, a feira completou 50 anos, e os temas dominantes foram a contínua digitalização do varejo, soluções omnichannel em pró da customização e a “emotionalisation” (algo como “dar maior carga emocional”) da experiência de compra no ponto de venda (PDV).

Muitos stands da feira chamaram atenção pelo porte, pela beleza, pelo investimento e pelo bom gosto. Vale citar o The Village (Vitra+Ansorg+Vizona), State of the Art em projetos integrados para varejo, o da Philips, com inúmeras soluções de vanguarda em iluminação para lojas, supermercados e escritórios, entre outros. “Uma das principais e mais interessantes coisas percebidas na feira foram as propostas de vitrines, manequins e displays, tudo com muita luz e tecnologia”, ressalta Adriana.

Além de estar em contato com inúmeras tendências do setor, a executiva da Abrasce observou a EuroShop e sua programação com olhos de quem também organiza eventos e delegações a eventos internacionais. E aproveitou mais esta oportunidade para representar os associados da Abrasce e o setor de Shopping Centers.



Visitas técnicas

Em Berlim, o grupo de brasileiros visitou operações varejistas para conhecer de perto aspectos técnicos. A Weber, loja especializada em artigos para churrasco, por exemplo, oferece no chão da loja cursos de churrasco. Além de equipamentos, oferece toda uma atmosfera para os fãs de churrasco, vendendo de moletons a temperos. Adriana notou que a entrada da loja é ambientada com os produtos de maior valor. “Me chamou atenção, já que no Brasil estamos acostumados a ver os produtos mais caros no fundo da loja”, contou a diretora.

Na loja de chá, Paper & Tea, uma releitura das casas de chá japonesas, foi possível conhecer uma nova forma de apresentação: cada chá é exposto verticalmente em uma bandeja, mostrando a folha, especificidades e preço. “O desenho do mobiliário da exposição é tão minimalista que toda a atenção se volta unicamente para o produto”, ressalta Adriana.

O grupo também visitou o mall Bikini Berlin, situado na região central da cidade, ao lado de pontos turísticos e zoológico – o shopping possui, inclusive, uma varanda e janelão onde se pode ver os animais. O mix está composto de 60 lojas e 18 boxes montados como estruturas de lojas pop up (com contrato de três meses).

Na loja conceito da Adidas, o grupo brasileiro conheceu de perto a produção personalizada de peças, onde é possível escolher a cor e criar, na hora, a estampa. O corpo do consumidor é escaneado no Body Scan para tirar as medidas e produzir uma peça única. “A hora e meia que a peça leva para ser produzida é um estímulo a mais para o consumidor passear no mall enquanto espera”, comenta Adriana.

O Mall of Berlin é o maior da cidade, com 76.000 de ABL, e 270 lojas – também congrega prédio de escritórios e hotel. Alguns detalhes inusitados chamaram a atenção de Adriana: “Notei que algumas escadas rolantes do mall pulam um andar, e que não há seguranças uniformizados”, diz. Ainda, o mall abre apenas em alguns domingos por mês, e usa o chão da entrada das lojas para expor seus nomes.

 


Adidas


Adidas


Bikini Mall


Lojas pop up do Bikini Mall


Restaurante no terraço do Bikini Mall


Mall of Berlim, escada rolante pula um andar


Mall of Berlim, nomes das lojas também está no piso


Mall of Berlim


Pepper & Tea


Weber
 


Weber


Weber


Stands da EuroShop


Stands da EuroShop


Stands da EuroShop


Stands da EuroShop

*Confira a cobertura completa do evento na próxima edição da Revista Shopping Centers, da Abrasce