Imprensa / Notícias do Setor / Espaço do Associado

14/03/2017



PERSONALIDADES FEMININAS DE SOBRAL SÃO HOMENAGEADAS NESTA QUARTA-FEIRA (15) COM O TROFÉU MULHERES EM DESTAQUE




No mês dedicado às mulheres, o North Shopping Sobral homenageia nesta quarta-feira (15), com o troféu Mulheres em Destaque, dez personalidades da cidade de Sobral. O evento de premiação, que contará com a presença vip da moledo e apresentadora, Adriane Galisteu, acontece a partir das 19:30h, 
em um espaço montado no corredor da Loja Lê Biscuit.


Em sua terceira edição, o troféu Mulheres em Destaque vem ganhando, a cada ano, mais visibilidade e reconhecimento da sociedade local. A premiação é destinada às mulheres que são destaque em suas áreas de atuação, entre dez categorias, e que contribuem para a história da cidade de Sobral. As dez personalidades homenageadas tiveram seu trabalho e trajetória reconhecidos em função de sua vida pessoal e profissional. 


Além do troféu, as mulheres são homenageadas com a exposição fotográfica "Mulheres em Destaque", que conta um pouco datrajetória de vida de cada uma ilustrada com fotografias feitas pelo fotógrafo Alex Costa. A exposição está disponível para visitação do público durante todo o mês de março no North Shopping Sobral.


Conheça as dez homenageadas:
 

Classes Liberais: Juliana Cronemberger - Promotora de Justiça


Religião: Ana Marluce Castro Sousa - Renovação Carismática

Educação: Mílvia Carvalho Siqueira - Diretora da Escola Municipal José da Matta e Silva

Saúde: Maria Imaculada Dias Adeodato - Dentista

Artes e Cultura: Glória Giovana Saboya Mont’Alverne – Professora, escritora e mestre em história

Política: Christianne Marie Aguiar Coelho – Vice-prefeita de Sobral

Filantropia: Maria da Conceição Sousa Ponte – Presidente da APAE - Sobral

Comunicação: Maria Elizabeth da Silva Salsa – Gerente no Sistema Jangadeiro de Comunicação

Comércio e Empreendedorismo: Elenilda Alves Bezerra (Maninha Alves) – Proprietária do Santo Açaí

Esporte: Mickelline Oliveira da Silva – Eleita a melhor atleta do Estado do Ceará em 2015

 

Perfil de cada homenageada:

 

Classes Liberais: Juliana Cronemberger (Promotora de Justiça)

 

Juliana Cronemberger é promotora de justiça e trabalha em Sobral na Promotoria de Justiça do Juizado Especial Criminal, com atuação também na tutela do consumidor, meio ambiente e planejamento urbano. Atualmente também coordena o Decon.

É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e especialista em Direito Penal e Processo Penal. Natural do Piauí, Juliana vive em Sobral há 10 anos, é casada e mãe de dois filhos.

A promotora ganhou destaque coordenando o Núcleo de Gênero Pro-Mulher, quando ganhou o título de cidadã sobralense em maio de 2014. Para Juliana, a sua atuação como promotora de justiça lhe possibilita ser uma agente de transformação da sociedade com um trabalho voltado para a comunidade.

 

Religião: Ana Marluce Castro Sousa


Ana Marluce Castro Sousa é integrante da Renovação Carismática desde 1983, fundadora do Centro de Promoção Humana São Francisco de Assis e coordenadora da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, pertencente à Paróquia do Patrocínio. Marluce é viúva, mãe de seis filhos e avó de quatro netos.

Graduada em Teologia, desde os 17 anos participa das pastorais do Santuário São Francisco e hoje serve como Ministra Extraordinária da Sagrada Comunhão. Foi conselheira tutelar durante nove anos, atuando em três mandatos.

Tem como sonho construir e colocar em funcionamento a Casa de Acolhimento às crianças em situações de risco (Projeto Maná), desenvolvido no período em que atuou como conselheira.    

 

Educação: Mílvia Carvalho Siqueira


Mílvia Carvalho Siqueira é historiadora graduada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e especialista em Gestão Escolar e Língua Portuguesa. É natural de Crateús, mas reside em Sobral há 21 anos. É casada e mãe de dois filhos.

A educadora atualmente é diretora da Escola Municipal José da Matta e Silva. Mílvia se destacou e ainda colhe os frutos de sua atuação como diretora da Escola Municipal Emílio Sendim, que obteve nota 9,8 no Índice e Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no ano de 2015, sendo a escola primeira colocada no ranking nacional.

Segundo Mílivia, é possível sim fazer uma educação de qualidade trabalhando em equipe com muito amor, foco, acompanhamento, monitoramento e aproximação com as famílias.

 

Saúde: Maria Imaculada Dias Adeodato


Maria Imaculada Dias Adeodato é sobralense. Dentista, formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possui especialização em Periodontia e Tratamento de Pacientes Especiais. Em Sobral, atualmente trabalha no PSF Maria Adeodato, dedicando o restante do tempo à Clínica Maria de Jesus Passos Dias. Atua há 25 anos como dentista na cidade de Forquilha. Imaculada é casada e mãe de uma filha.

De 1969 a 1976 estudou no Colégio San’tana, onde fundou o Jornal Estudantil "O Debate", que passou a suscitar um novo pensamento da classe estudantil e levar informações à sociedade. A fluência na expressão do pensamento a tornou uma das primeiras alunas de sua classe e oradora nos eventos do Colégio. Nessa ocasião, tornou-se grande amiga da mestra Anísia Rocha, para a qual escreveu o livro "Mestra Anísia por Imaculada".

Foi delegada do Conselho Regional de Odontologia por vários mandatos, presidente da Associação de Cirurgiões-dentistas de Sobral, em cuja gestão fez parte da comissão que implantou a Faculdade de Odontologia de Sobral.

Participou ativamente da vida política do seu marido, o advogado e professor universitário João Alberto Adeodato Júnior, durante 24 anos, tornando-se uma agente política reconhecida em todo o Município.

 

Artes e Cultura: Glória Giovana Saboya Mont’Alverne

 

Glória Giovana Saboya Mont’Alverne nasceu em Sobral. É graduada em história pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), mestre em história pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Métodos e Técnicas da História pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Professora em colégios estaduais e particulares de Sobral, ingressou na UVA, onde exerceu o magistério por três décadas, tendo ocupado a coordenação do curso de História e a Pró-Reitoria de Cultura. Como diretora do Museu Dom José, promoveu exposições e ações educativas, com ampliação do acervo e modernização. É membro da Academia Sobralense de Estudos e Letras e da Academia Brasileira de Hagiologia.

É autora de vários livros, entre eles, Descobrindo e Construindo Sobral (História) (2002), e Visconde de Saboia: A Filosofia como Princípio e a Medicina como Missão(2007). Também foi coautora em várias outras obras. Além disso, é autora de artigos em revistas e jornais com temas relacionados à história e cultura de Sobral.

 

Política: Christianne Marie Aguiar Coelho

Christianne Marie Aguiar Coelho é professora e enfermeira, graduada em Estudos Sociais e Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), com Pós-Graduação em Saúde Pública, Saúde da Família e Educação em Ciências para a Saúde. Foi professora do Cirão, CAIC, SENAC e Curso de Enfermagem da UVA.

No sistema de saúde do município, exerceu a função de enfermeira, no Centro da Saúde da Família do Alto da Brasília; coordenou o programa dos Agentes Comunitários de Saúde de Sobral e a Atenção Primária à Saúde. Foi também Secretária Executiva de Saúde de Sobral.

Sempre atuou no serviço público, comprometida com as transformações sociais, necessárias para garantir os direitos de todos. É defensora da participação e do controle social da gestão pública, erradicação da pobreza, inclusão, igualdade social e melhoria na qualidade de vida das pessoas.

Vereadora e líder do governo na Câmara Municipal de Sobral, de 2013 a 2016, onde fez parte de todas as comissões permanentes do legislativo, com uma atuação focada nos movimentos sociais. É a atual Presidente Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) e Vice-Prefeita da cidade de Sobral, sendo a primeira mulher a ocupar este cargo, em toda a história do município.

 

Filantropia: Maria da Conceição Sousa Ponte (Fundadora e Presidente da APAE-Sobral)

 

Maria da Conceição Sousa Ponte, desde muito jovem, sempre se destacou por ter um forte espírito trabalhador e empreendedor. Começou a trabalhar aos 14 anos nos negócios da família. Em 1963 fundou sua primeira empresa, o tradicional Armazém Fortaleza.

Diante dos movimentos de sensibilização em prol da excepcionalidade que se gerou em Sobral nos anos 80 e motivada por possuir filhos portadores de deficiência, Conceição resolveu doar, juntamente com a senhora Rosana Feijão, o terreno para a construção da sede de uma instituição que lidasse com a excepcionalidade. 

Em 11 de dezembro de 1990 foi fundada a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a APAE de Sobral, que conta com a presidência de Conceição. Atendendo mais de 250 crianças, a APAE conta com o trabalho de profissionais capacitados e atende crianças não só de Sobral, mas também dos municípios vizinhos. Conceição tem como plano para o futuro fundar uma cooperativa de capacitação profissional voltada às famílias dos alunos atendidos pela APAE.

Além de estar à frente da APAE, Conceição atualmente é vice-presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Sobral.

 

 

Comunicação: Maria Elizabeth da Silva Salsa

 

Maria Elizabeth da Silva Salsa, conhecida como Beth Salsa, é natural de Pernambuco. Mãe de dois filho e avó de quatro netos.

Beth chegou em Sobral no ano de 1976 e trabalhou como secretária executiva na Santa Casa de Misericórdia de Sobral e no Grupo Votorantim. Em 1981, paralelo ao seu trabalho na Votorantim, fez curso de radialista realizando estágio na Rádio Assunção Cearense no período noturno. Em 1988 teve o registro de “Profissões Regulamentadas” pela Delegacia Regional do Trabalho como Radialista.

Iniciou na Rádio Paraíso Comunicações no ano de 1996 como locutora e como diretora, onde ficou até maio de 2009. Em seguida ingressou no Sistema Jangadeiro de Comunicação, na filial Sobral, exercendo o cargo de gerente, onde permanece até hoje.

Em 2009, recebeu o título de Cidadania Sobralense pela Câmara Municipal de Sobral. No ano passado, Beth recebeu do Centro Cultural Dom José de Sobral, o Mérito Cultural do Rádio Sobralense, em reconhecimento ao seu trabalho como mulher de fibra do rádio.


Comércio e Empreendedorismo: Elenilda Alves Bezerra


Elenilda Alves Bezerra, conhecida como Maninha Alves, é natural de Iguatu e reside em Sobral desde 2008. Mãe de dois filhos, Maninha atua na área da gastronomia saudável desde 2010. É diretora e fundadora do Santo Açaí, casa especializada em sucos, sanduíches, refeições saudáveis e açaí na tigela.

Maninha foi pioneira no segmento de gastronomia saudável em Sobral, inaugurando em 2010, em um quiosque no Parque da Cidade o Santo Açaí. A empresa, que começou com quatro funcionários, hoje conta com uma equipe de 24 funcionários que estão divididos entre o quiosque e a primeira filial do Santo Açaí, inaugurada em 2016 no North Shopping Sobral.

Com a proposta do Natural Food, Maninha sonha em franquear sua marca e difundi-la por todo o Brasil.

 

Esporte: Mickelline Oliveira da Silva

 

Mickelline Oliveira da Silva, 26 anos, é sobralense. Começou a jogar Handebol em 2005, ainda no período do colegial.

Participou de várias competições do Estado e também de referência nacional. Foi eleita em 2015 a melhor atleta do estado do Ceará e também, na mesma época, considerada a melhor armação do Nordeste.

A prática do esporte, além de ser um motivo a mais de sempre querer ganhar nos jogos e na vida, trouxe para Mickelline o prazer de poder viajar e conhecer outras cidades do Ceará e do Nordeste.

Em 2016, a atleta foi uma das escolhidas para carregar a tocha olímpica no maior evento mundial esportivo, as Olímpiadas.

Mickelline é técnica de enfermagem, já trabalhou em alguns hospitais de Sobral, mas atualmente administra o seu próprio negócio.