Imprensa / Notícias do Setor / Espaço do Associado

08/03/2017



MULHERES REPRESENTAM 50% DAS EMPREENDEDORAS NO RORAIMA GARDEN SHOPPING



Darclei Cerquinho


A cada ano que passa, cresce o número de mulheres a frente de um, dois, três ou mais empreendimentos em Roraima. Esse quantitativo é ainda mais perceptível ao andar pelos corredores do Roraima Garden Shopping. Lá, encontramos histórias de vocação, fuga da crise econômica instalada no Brasil e muita dedicação.

Os números falam por si só. Das 87 lojas em funcionamento no mall, 34 delas são de propriedade de mulheres. Estima-se ainda que 52% dos cargos de gerência são ocupados por elas também, ou seja, têm em suas mãos a confiança de tocar uma empresa com uso de conhecimento e maestria.

Conheça um pouco da história de mulheres corajosas, que decidiram empreender em um Estado em pleno desenvolvimento.

Darclei Cerquinho, sete anos empreendendo no mercado, mãe de 2 filhos e empresária experiente. Ela é exemplo de aposta no novo e trouxe para Roraima, há sete anos, a franquia Uatt?. Antes de abrir a loja no Roraima Garden, a empresária mantinha o negócio no antigo Boa Vista Shopping e viu a boa aceitação da população com a chegada do shopping. Na verdade, sete anos só com a franquia porque Darclei trabalha desde os 14 anos de idade.

Darclei revela que a vida de empresária tem seus altos e baixos, mas não se abala quando algo não sai como esperado. Se dedica a família e amigos e sempre procura marcar presença em todos os encontros. “Pelos negócios ficaria 24 horas na loja, mas concilio tudo”, brinca e ressalta a participação do marido nas tomadas de decisão.

Os sonhos de Darclei não param por aí. Tem como meta crescer financeiramente, gerar mais empregos e continuar a contribuir com o desenvolvimento dos que estão com ela nessa jornada. O sucesso, segundo ela, chega para quem gosta do que faz, ter tempo para se dedicar a empresa e saber realmente o que quer. “O restante é consequência”, diz. “Eu costumo dizer que quando vou para o trabalho é como se eu fosse para uma festa me encontrar com os amigos. É só alegria”, compara, de maneira divertida, sobre o que gosta de fazer.

 Cinthia Prado Souza, gestora de diversas lojas e uma pessoa determinada.

Cinthia Prado gosta de desafios e desde 2012 começou a empreender e com cinco lojas, entre elas a Morana Acessórios, Puket e Imaginarium, conseguiu administrar a vida de mulher de negócios e os filhos. “Estou mais nas lojas durante a semana enquanto as crianças estão na escola. Algumas tarefas faço em casa mesmo, quando estou no Shopping fico a frente da loja, mas os finais de semana são da minha família”, orgulha-se em dizer.

A ajuda das equipes é essencial para que a Cinthia continue focada nos negócios e para que a missão siga em harmonia para todos, a empresária colocou mais duas pessoas na linha de frente, uma com foco no administrativo e outra na supervisão das lojas, na intenção de otimizar o tempo e cumprir com as tarefas importantes do dia-a-dia. “O foco deve ser nas pessoas, tanto na equipe, quanto nos clientes.Equipe treinada e feliz no local de trabalho faz toda a diferença ao atender nosso público”, afirma.

E para ela, uma loja abastecida e organizada, acolhimento cordial dos vendedores e uma boa gestão são fundamentais para o sucesso da empresa. A ida para um shopping center foi importante na carreira empresarial de Cintia que viu crescimento nas vendas ao comparar com as lojas de rua dos anos anteriores. “O cliente encontra um ambiente mais seguro, climatizado e tem mais opções de produtos em um mesmo local, além de alimentação e entretenimento”, confirma.

Abrir uma empresa requer muita dedicação, administração de tempo entre o sonho e a família. A empresária incentiva outras mulheres a seguirem o caminho do empreendedorismo e dá algumas dicas para quem ainda não teve a coragem de arriscar. “É muito importante escolher um seguimento ou franquia que se identifique e goste, pois o negócio fará parte da sua vida, além de escolher uma empresa sólida e forte no mercado e estar preparada para trabalhar muito, principalmente no início”, explica.

 Ana Paula Martins, mãe de 4 filhos, proprietária de uma franquia de sapatos e acessórios.

Foi durante um passeio em Manaus que a empresária Ana Paula Martins conheceu a marca Santa Lolla. E mesmo concursada estadual em Roraima, cedida para a Prefeitura de Boa Vista, viu que era hora de fazer a renda crescer e ter o próprio negócio. Mas antes de arregaçar as mangas, Ana fez um MBA em Gestão Empresarial e assim inaugurou a franquia no Estado.

Bastou abrir a primeira loja e hoje Ana Paula administra mais três lojas no Roraima Garden Shopping, de segmentos diferentes: Risotto Mix, Clube da Criança e o Salão Ume e Estética.Os primeiros dois anos de implantação das operações foram de inteira dedicação da empresária. E hoje, graças aos cursos feitos por ela, conseguiu otimizar o tempo e torná-lo organizado. Pela manhã se dedica às lojas do Garden e a tarde é a vez dos filhos receberam a atenção da profissional. “Me sinto plena e completa, tenho condições de me dedicar a minha família e estar feliz nos negócios”.

A formação da empreendedora a fez perceber que o principal foco para se administrar as empresas está na eficiência da gestão. “Desenvolver cada setor e analisar resultados é meu maior foco e, com isso, mensuro o rendimento de cada segmento e seus pontos críticos a serem solucionados”.

Em um mercado onde a maioria dos empreendimentos são guiados por homens, Ana revela a resistência quando se descobre que uma mulher está por trás do sucesso de algumas empresas. E o que ela faz? A dinâmica do trabalho que executa não a permite perceber a chamada resistência masculina. “Toda vez que me pego em alguma situação deste tipo, trato de solucionar! É meu objetivo e não dou ênfase a nada que atrapalhe meus resultados”.

Disciplina: essa é a palavra-chave que Ana Paula carrega todos os dias para empreender. Ela aconselha que a mulher precisa encarar o mercado e levar consigo as seguintes o passo a passo: “Sonhar, planejar, organizar, Executar, persistir e muita disciplina”, reforça.

Acesse:

Facebook: Roraima Garden Shopping

Instagram: @roraimagardenshopping

Site: http://roraimagardenshopping.com.br/

 

 

Logo Mais

 

Boulanger Campos
MAIS COMUNICAÇÃO
Comunicador Corporativo
boulanger.campos@maisnoticia.com.br
(31) 2126-8095 / (31) 99893-2508