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07/02/2017



WEBINAR DA ABRASCE TRAZ OS DESTAQUES DO BIG SHOW DA NRF


Abrasce promove Webinar sobre o maior evento de varejo do mundo, o Big Show da NRF, que ocorreu em janeiro, em Nova YorK

Por Ticiana Werneck


Na semana passada, a Abrasce promoveu mais um Webinar, uma das novidades da associação para 2017. Neste novo canal de comunicação, a Abrasce irá disseminar conhecimento, trazer atualização e diversas novidades e inovações que tangem o mercado de shopping e varejo, totalmente online. As apresentações são ao vivo com participantes online, podem ser acessadas de qualquer dispositivo, e a interação com o palestrante se dá através do chat.

Nesta última edição do Webinar Abrasce, o tema foi o maior evento de varejo do mundo, o Big Show da NRF (National Retail Federation), que ocorreu em janeiro em Nova York e reuniu mais de 35 mil pessoas de vários países.

Na tela, Francisco Alvarez, que é Doutor pela FEA-USP, professor de Marketing na USP e diretor executivo da Trade Marketing Assessoria, trouxe os principais destaques do evento em que esteve presente. “Se em anos anteriores muito se falou que, com a entrada do ecommerce, a loja estava fadada a desaparecer, agora o jogo mudou, o tijolo venceu. Não se discute mais ON ou OFF, mas sim ON e OFF”, esclareceu.

Enquanto lojas virtuais, como a gigante Amazon, símbolo do ecommerce, abrem lojas físicas – já são dez unidades -, as lojas físicas, por sua vez, tornam-se mais tecnológicas. O movimento indica que a união dos dois mundos, físico e virtual, é o caminho. Um exemplo é a nova loja da Samsung, em Nova York. Chamada de “playground para adultos”, ela traz displays em 3D, cafeteria, teatro e uma equipe prá lá de preparada para interagir com os consumidores. “O ambiente expõe os produtos com um alto nível de envolvimento”, diz Alvarez.

A tecnologia nunca foi tão valorizada no ponto de venda. Uma pesquisa divulgada no evento mostrou que 77% dos consumidores valorizam interfaces que apoiam a localização dos produtos, 72% valorizam o selfcheckout, e 62% preferem vendedores munidos de tablets.

Entre as tecnologias mais em voga estão as de reconhecimento facial, realidade aumentada, 3D, RFID, wearables (tecnologia vestíveis), controle de tráfego, e digital signage interativa. “Estas tecnologias vêm sendo usadas de forma combinada, oferecendo uma experiência diferenciada no PDV e também coletando dados para a gestão de Big Data do varejo”, explicou o professor.

O Big Show da NRF é notoriamente um evento que traz inovações e novidades. Nem todas são imediatamente adaptáveis à realidade brasileira, mas não é possível ignorar. “O primeiro erro é pensar que ‘isso’ não é para você. O Big Show da NRF é um balão de experimentos, e é importante acompanhar para não ficar para trás”, ressaltou Alvarez.

Sim, a tecnologia foi um tema muito discutido no evento, mas a importância das pessoas nunca foi tão primordial. “A tecnologia, de muitas formas, dá suporte à equipe de vendas e permite acompanhar os parâmetros do comportamento do consumidor. Não é mais possível gerir um negócio exclusivamente com base na intuição ou no sentimento”, disse.