Ante queda real de 3,5% nas vendas de dezembro,
associados do IDV estimam a continuidade dos resultados negativos nos próximos
dois meses, mas num patamar menor
O IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas do Instituto para
Desenvolvimento do Varejo) de dezembro fechou com queda real (já descontada a
inflação) de 3,5%, em comparação com o mesmo mês de 2015. Para os próximos
meses, os associados do IDV estimam queda de 2% em janeiro e 0,2% em fevereiro.
Para o mês de março a projeção é de crescimento de 1,3%. Vale ressaltar a
importância do IAV-IDV, que consegue, entre 30 a 40 dias, antecipar a tendência
de resultados da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE.
O segmento de bens não duráveis, que responde em sua
maior parte pelas vendas de super e hipermercados, foodservice, drogarias e
perfumaria, apresentou queda real de 4,8% das vendas realizadas em dezembro na
comparação anual. As projeções futuras sinalizam queda real nos próximos três
meses, sendo 4,4% em janeiro, 2% em fevereiro e 0,9% em março. Importante
lembrar que o setor de alimentação dentro do lar sente muito a pressão da inflação
elevada e o aumento médio dos preços em dezembro de 2016 foi de 9,4% no
acumulado 12 meses.
O setor de semiduráveis, que inclui vestuário, calçados,
livrarias e artigos esportivos, apresentou em dezembro queda real de 2,7% na
comparação anual. A expectativa para os
próximos meses é positiva, sendo de aumento de 0,9% em janeiro, 2,1% em
fevereiro e de 1,8% em março de 2017 em relação ao mesmo período do ano
anterior. A inflação desse segmento acumulada em 12 meses, segundo o IBGE,
atingiu +3,9% em dezembro de 2016.
O setor de bens duráveis teve em dezembro de queda real
de 0,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior. A recuperação da confiança dos consumidores e
a retomada do crédito continuam sendo os principais desafios para o segmento. A
projeção dos associados para os próximos meses é de crescimento de 1,9% em
janeiro, 0,6% em fevereiro e 3,7% em março. Já a inflação acumulada nos 12
meses em dezembro ficou em +1,4% para esse setor.
Sobre o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas)
Criado em outubro de 2007, o IAV-IDV é um índice que
consolida a evolução das vendas efetivamente realizadas pelos associados do IDV
(Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), com o intuito de projetar
expectativas para os próximos meses e, assim, servir de base de informação para
a tomada de decisão dos executivos do varejo.
Para se chegar aos números apresentados pelo IAV-IDV, as
empresas associadas reportam seus próprios resultados e suas expectativas sobre
vendas no futuro. Em seguida, estas respostas são ponderadas de acordo com o
respectivo porte de cada empresa, para que se alcance indicadores como o volume
de vendas e o faturamento nominal. Os dados extraídos pelo indicador têm
permitido uma visualização mais ampla do comportamento do mercado para um
período futuro de até três meses.
Sobre o IDV
O IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo)
representa 69 empresas varejistas de diferentes setores, como alimentos,
eletrodomésticos, móveis, utilidades domésticas, produtos de higiene e limpeza,
cosméticos, material de construção, medicamentos, vestuário e calçados. Atuante
em todo o território nacional, o IDV tem como principal objetivo contribuir
para o crescimento sustentável da economia brasileira, além do desenvolvimento
do varejo ético e formal.
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