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06/10/2016



FLUXO DE VISITANTES A SHOPPING CENTERS RECUA 2,8% EM SETEMBRO, APONTA ÍNDICE IVSC


Presença nos centros de compra tem queda  e acumula déficit de 4,05% no ano em relação a 2015, segundo levantamento realizado pela ABRASCE em parceria com a FX Retail Analytics

O fluxo de visitantes nos centros de compras do país recuou 2,81% em setembro em relação a ao mesmo mês de 2015, aponta o índice IVSC (Índice de Visitas a Shopping Centers), realizado pela ABRASCE em parceria com a FX Retail Analytics, empresa especializada no monitoramento de fluxo do varejo. Em relação  ao mês anterior, a queda foi de 5,99%. A pesquisa leva em conta os dados obtidos pela companhia no acompanhamento dos consumidores nos principais shoppings do país.

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Segundo Huayna Perez, responsável pela área de inteligência de mercado da ABRASCE, apesar da baixa no fluxo de visitantes a elevação da confiança dos consumidores já tem refletido no comportamento de compra. Em agosto, mês em que o indicador de visitas registrou queda de 1,81%, a receita nominal de vendas subiu 1,1%, comparado ao mesmo mês de 2015, o terceiro mês consecutivo em que as vendas registraram melhora.

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De acordo com o levantamento, a região Sudeste registrou o maior recuo, com retração de 3,55%, seguido do Nordeste com 2,43% e do Sul, com 1,25%. No acumulado do ano até o momento, a baixa é de 4,05% em relação a 2015.

Apesar da queda acentuada, Marcelo Tavares, CEO da FX Retail Analytics, acredita que o tráfego de visitantes nos shoppings deve aumentar no último trimestre do ano. “Setembro manteve a tendência de baixa que marcou todo ano de 2016, mas deve ser revertido neste final de ano devido ao Dia das Crianças, à Black Friday e Natal, com a expectativa de retomada da economia no próximo ano”, afirma.

 Sobre o IVSC:
O Índice de Visitas em Shopping Centers (IVSC)foi desenvolvido pela Abrasce em parceria com a FX com o objetivo de apresentar dados certificados, com números oficiais, para o desenvolvimento de políticas setoriais da indústria de shopping centers no Brasil.
O Índice é elaborado a partir do monitoramento de fluxo de consumidores nos Shopping Centers de todo o país, indicando as variações relativas em períodos mensais e anuais.
O tem divulgação pública mensal no dia 10 e é uma prévia ao Monitoramento de Mercado Abrasce – Relatório mensal que acompanha as variações de vendas do setor,divulgado todo dia 30, de acesso exclusivo aos associados.