Imprensa / Notícias do Setor / Indices

29/11/2016



[IVSC ESPECIAL BLACK FRIDAY] FLUXO DE VISITANTES A SHOPPING CENTERS CRESCE DURANTE A SEMANA DA BLACK FRIDAY 2016


Segunda data mais importante do varejo brasileiro tem aumento de 10,7% no movimento em relação a uma semana comum

A Black Friday 2016 obteve um aumento de 10,79% em relação à semana anterior. Os dados são do índice de visitantes em Shopping Centers – IVSC, realizado pela ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers), em parceria com a FX Retail Analytics, empresa especializada no monitoramento de fluxo de visitantes.

De acordo com o levantamento, a região Nordeste obteve alta de 14,42%, em comparação à semana que antecedeu a do evento que ainda contava com um fluxo considerado comum, bem como as regiões Sudeste e Sul que tiveram alta de 7,38% e 7,36%, respectivamente.
blackfriday_fluxo
Em relação ao ano anterior, o período da Black Friday apresenta uma queda de 2,8% em relação a 2015. A região Sul registrou o maior recuo, com retração de 3,54% no mesmo período. O Nordeste vem em seguida com um decréscimo de 2,7%, enquanto o Sudeste caiu 2,65%.

“Os números mostram que a Black Friday, que já é uma realidade no e-commerce e foi responsável por cerca de R$ 2 bilhões em vendas online, ainda está a um passo atrás no varejo físico apesar de gerar mais tráfego. O índice serve de atenção para que os lojistas avaliem suas estratégias para o próximo ano e aproveitem melhor a data, juntamente com a esperada retomada da economia”, afirma Walter Sabini Junior, sócio fundador da FX Retail Analytics.

 Sobre o IVSC:
O Índice de Visitas em Shopping Centers (IVSC)foi desenvolvido pela Abrasce em parceria com a FX com o objetivo de apresentar dados certificados, com números oficiais, para o desenvolvimento de políticas setoriais da indústria de shopping centers no Brasil.
O Índice é elaborado a partir do monitoramento de fluxo de consumidores nos Shopping Centers de todo o país, indicando as variações relativas em períodos mensais e anuais.
O tem divulgação pública mensal no dia 10 e é uma prévia ao Monitoramento de Mercado Abrasce – Relatório mensal que acompanha as variações de vendas do setor,divulgado todo dia 30, de acesso exclusivo aos associados.