Imprensa / Notícias do Setor / Indices

06/12/2016



FLUXO DE VISITANTES A SHOPPING CENTERS É MAIOR NO MÊS DE NOVEMBRO DO QUE EM OUTUBRO



Impulsionado pela Black Friday, o mês de novembro teve um aumento de 3,5% no fluxo de visitantes nos centros de compras do país em relação a outubro, período marcado pelo Dia das Crianças e uma das principais datas do varejo. Os dados são do índice IVSC (Índice de Visitas a Shopping Centers), realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), realizado em parceria com a FX Retail Analytics, empresa especializada no monitoramento de fluxo do varejo.


dez16-vs-dez15

Na comparação com novembro de 2015, entretanto, o tráfego de pessoas sofreu uma leve queda, de apenas 1,15%. O maior recuo foi na região Sul, com 2,07%, seguido por Sudeste, com 1,55%, e Nordeste, com 0,62%. No acumulado do ano, a baixa é de 3,7%.


outvsset

acumulado16

Segundo Walter Sabini Junior, sócio-fundador da FX Retail Analytics, a alta de novembro é significativa porque outubro já obteve um salto de 8% em relação ao mês anterior, e também vem mostrando reação na comparação anual. “O déficit anual, que chegou a quase 7% em maio, vem diminuindo mês a mês, e novembro registrou o melhor desempenho desde fevereiro deste ano, que fechou em alta”, aponta o executivo.


 Sobre o IVSC:

O Índice de Visitas em Shopping Centers (IVSC)foi desenvolvido pela Abrasce em parceria com a FX com o objetivo de apresentar dados certificados, com números oficiais, para o desenvolvimento de políticas setoriais da indústria de shopping centers no Brasil.

O Índice é elaborado a partir do monitoramento de fluxo de consumidores nos Shopping Centers de todo o país, indicando as variações relativas em períodos mensais e anuais.

O tem divulgação pública mensal no dia 10 e é uma prévia ao Monitoramento de Mercado Abrasce – Relatório mensal que acompanha as variações de vendas do setor,divulgado todo dia 30, de acesso exclusivo aos associados.