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09/12/2016



CONFIRA NOSSO GIRO DE NOTÍCIAS PELAS NOVIDADES DO VAREJO DESSA SEMANA


 

Jaguar Land Rover abre pop-up store no Shopping JK Iguatemi - Até 24 de dezembro, os clientes que visitarem o shopping JK Iguatemi poderão conferir a primeira pop-up store nas Américas com produtos exclusivos da Jaguar Land Rover Collection. Localizada no segundo piso, amantes das icônicas marcas britânicas podem encontrar peças de vestuário como camisetas e jaquetas, bonés para homens, mulheres e crianças, além de uma gama de veículos em miniatura, carteiras, malas, chaveiros, canecas e uma série de acessórios para os veículos das marcas Jaguar e Land Rover.

O espaço denominado de “London Calling” conta com 427 metros quadrados, moderna decoração repleta de referências à Inglaterra do século XXI, e faz parte das ativações de marketing planejadas pela empresa para 2016 com o objetivo de se aproximar do público-alvo.

“Estar presente no shopping JK Iguatemi nesta época do ano, com esta pop-up store permite que ao público conferir pessoalmente os veículos recém-lançados e que são destaques para 2017. A loja é uma extensão do que queremos proporcionar aos consumidores: a experiência com nossas marcas e nossos produtos de uma forma descontraída e luxuosa”, explica Gabriel Patini, diretor de marketing e produto da Jaguar Land Rover para a América Latina.

Estarão em exposição os veículos F-TYPE SVR, o superesportivo mais rápido e potente da Jaguar na atualidade; o primeiro SUV premium conversível do mundo da linha Range Rover Evoque, que chega ao mercado brasileiro em uma série limitada de apenas 45 unidades; e o F-PACE First Edition, que é o topo de linha do primeiro SUV lançado pela Jaguar.

Mais do que ver, os clientes também poderão acelerar alguns dos veículos das linhas Jaguar e Land Rover, como o sedã XF e o SUV F-PACE da Jaguar, além dos SUVs Discovery Sport e Range Rover Evoque, em uma ação de test-drive. Basta dirigir-se até o estacionamento VIP no primeiro subsolo e se cadastrar para um test-drive com a linha de veículos Jaguar e Land Rover nas redondezas do shopping. A ação de test-drive funciona de quinta a domingo, das 10 às 17 horas, dentro das datas de funcionamento da pop-up store (de 29/11 a 24/12).

 


Empresas apostam em modelos enxutos para ganhar mercado - A migração das redes de franquias para regiões com um menor número de habitantes é cada vez maior. Com a saturação dos centros metropolitanos as marcas optam por desenvolver um plano de expansão que contemple cidades em crescimento e com um grande potencial econômico, mas pouco exploradas.

De olho nessas praças, as marcas têm desenvolvido modelos de negócio compactos, adequados para cidades com um menor número de habitantes e com isso mais baratos. Um formato que se destaca entre os demais são os quiosques. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2015 houve um crescimento de 4,1% de redes que aderiram ao modelo.

O sucesso tem explicação. O modelo possui menor valor inicial para implantação, se comparado a uma loja tradicional, não exige obra de adequação, o que torna os custos de instalações e manutenção menores, e ainda tem a vantagem de não pagar “luva”.

Como parte da estratégia para acelerar a expansão, a Tip Top, marca consolidada há 64 anos no varejo por meio de suas lojas tradicionais, mega stores e multimarcas, a rede acaba de lançar a primeira unidade no formato quiosque. “Nossa proposta é oferecer aos franqueados a possibilidade de investimento em regiões com cerca de 80 mil habitantes, uma operação mais compacta, mix de produtos reduzido, foco na linha praia e vestuário para bebês”, diz Ricardo Marcondes, gerente de expansão da Tip Top. O investimento inicial será de R$ 150 mil reais considerando mobiliário, montagem, fretes, produtos e capital de giro.

Outra rede que aposta no negócio enxuto é a Sóbrancelhas, rede  de embelezamento do olhar e da face. A marca foi a pioneira em implantar quiosques de franquias no segmento de sobrancelhas e hoje 45% de unidades são neste modelo. “Optamos por esta inovação para pulverizar a marca em muitas regiões em curto espaço de tempo. Não perdemos a qualidade, os quiosques são projetados para um bom aproveitamento do espaço dando a possibilidade de atendimentos simultâneos. São bem iluminados, possuem monitores interativos, vitrine personalizada para exposição dos produtos e o valor menor que uma loja tradicional”, completa Luzia Costa, fundadora da Sóbrancelhas. O investimento é de R$ 114 mil, e a marca espera aumentar o número de quiosques em até 40% em 2017.

 

A.Niemeyer chega ao Rio de Janeiro – A marca inaugurou ontem, 1º de dezembro, sua primeira loja no Rio de Janeiro. Mesmo sendo uma marca paulistana, a label tem em seu DNA um mood todo carioca, tanto pelos shapes amplos quanto pelas cores claras e tecidos leves, tudo bem com a cara do Rio.

A loja está localizada no Shopping Rio Design Leblon, e traz para o mercado carioca a linha Holiday, com peças desenvolvidas especialmente para as festas de final de ano.

 

KFC inaugura loja Shopping Piracicaba - A rede de fast-food, especializada em frango frito, inaugurou sua primeira loja em Piracicaba, interior de São Paulo. A nova operação é a 33ª da rede no país e em 2017, pretende expandir para outras cidades.


Griletto abre cinco novas operações - A rede de grelhados inaugura cinco unidades, em três estados diferentes: Butantã Shopping, na capital paulista, no Bragança Garden Shopping, em Bragança Paulista (interior de São Paulo), Plaza Shopping Carapicuíba (Região Metropolitana de São Paulo), Maceió Shopping (AL), e no Top Shopping, em Nova Iguaçu (RJ).

 

West Shopping recebe nova unidade da Kalunga - Com 27 lojas em todo o estado do Rio de Janeiro e previsão de inaugurar outras quatro até o final desse ano, o novo local foi escolhido pelo fato do West Shopping ser um empreendimento consolidado, com fluxo intenso e grande potencial de público para o negócio. 

A nova unidade da Kalunga fica em uma área de 842m², onde o público encontrará mais de 10 mil itens de diversas marcas, que vão desde produtos de alta tecnologia a linha de coffee break.

De acordo com Hoslei Pimenta, Diretor Comercial da empresa, a expectativa de crescimento da marca para 2016 é ficar entre 7% e 9%. “Investimos na nova unidade cerca de R$ 2,5 milhões, entre obra e mercadorias. Estamos bastante otimistas com a inauguração e prevemos para esse primeiro ano um faturamento de, aproximadamente, R$ 9 milhões”, declara.

 

quem disse, berenice? Estreia no Bourbon Shopping - A franquia, especializada em maquiagem, inaugurou uma loja no Bourbon Shopping. Atualmente, a marca conta com 27 lojas na cidade e mais de 150 lojas espalhadas pelo Brasil.

 

Carrefour Express chega ao Shopping Praça da Moça – Esta é a primeira unidade no formato de proximidade em Diadema (SP). A operação reforça o investimento da companhia neste segmento, que oferece ao consumidor mais agilidade no momento das compras. Esta é a quinta loja em um shopping.


Divino Fogão inaugura loja 190 no Suzano Shopping -– A rede pioneira na implementação do sistema de self-service nas praças de alimentação de shopping centers, inaugura este mês sua loja 190 no Suzano Shopping, em Suzano (SP). A abertura é a primeira das 10 que devem acontecer até o ano que vem.

O Suzano Shopping está localizado a apenas 40 quilômetros da cidade de São Paulo, e atende toda a região do Alto Tietê, o que significa uma população de mais de um milhão de habitantes. Além disso, é atrativo por possuir fácil acesso pelas principais rodovias da região.

Além da inauguração da loja, o Divino também lançou nas redes sociais uma campanha para alavancar o engajamento nas redes sociais. A hashtag #JuntosSomosDivino faz uma combinação de esforços e pensamentos para um bem comum. “Para os obstáculos diários em nossa vida, precisamos manter o foco naquilo que queremos conquistar. Para quem sonha, desistir não é uma opção. Juntos somos ainda mais fortes em nossas conquistas”, ressalta Reinaldo Varela, Presidente e fundador do Divino Fogão.

Mesmo em um cenário macroeconômico desafiador, o mercado de franquias no Brasil teve um crescimento de 8,8% em sua receita no 3º trimestre ante o mesmo período do ano passado, de acordo com a Pesquisa de Desempenho Trimestral do setor realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising. O faturamento passou de R$ 35,699 bilhões para R$ 38,836 bilhões nesse mesmo período. Considerando-se os meses de janeiro a setembro de 2016, o setor registrou um crescimento de 7,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

O foco na relação com o consumidor e na sua fidelização à rede também favorece o sistema de franquias, com a intensificação do uso das redes sociais, a alteração de cardápios entre as redes do segmento de alimentação e a extensão de campanhas promocionais.

 

Mexcla estreia no Mooca Plaza Shopping - A rede de restaurantes mexicanos inaugura sua a sétima unidade no estado de SP.

 

Redes de franquia focam expansão no interior de São Paulo - O interior de São Paulo está entre os principais mercados do setor de franquias, por contar com cidades em franca expansão e também por surgir como opção para redes que buscam expandir fora dos grandes centros, muitas vezes saturados pela grande oferta de marcas prestadoras de serviços. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a abertura de unidades em cidades menores é uma tendência. Apenas no estado de São Paulo, que concentra 37,5% das unidades franqueadas do país, os municípios do interior registraram um aumento de 5,4% no número de lojas em 2015.

A Sigbol Fashion – especializada em cursos profissionalizantes de confecção e moda – decidiu investir na região e pensando em viabilizar cada vez mais seu crescimento, desenvolveu um modelo de microfranquia com investimento inicial de R$ 80 mil e faturamento médio mensal de R$ 23,5 mil. Com 18 escolas em operação, a rede já registra um crescimento de 20% no número de alunos em todas as suas unidades no segundo semestre de 2016.

 

Outra empresa que também enxerga a região como uma ótima oportunidade para expansão é a HOPE – especializada em moda íntima, que pretende inaugurar 10 lojas até o final do ano fora da capital de São Paulo. A marca oferece um modelo de franquia com investimento inicial a partir de R$ 180 mil e prazo de retorno de até 60 meses.

Já a franquia Beryllos, que oferece serviços de cuticularia, deve inaugurar 5 unidades até o final de 2016, com foco em cidades a partir de 100 mil habitantes em São Paulo. A marca tem dois modelos de negócio para os interessados em franquia: loja em shopping center ou quiosque, com investimentos iniciais de R$ 230 mil e R$ 142 mil, respectivamente. A perspectiva de retorno do investimento é de 12 a 18 meses.

Há 21 anos no mercado brasiliense, a rede Pizza Cesar tem oito unidades próprias no Distrito Federal, e em 2016 entrou no segmento de franquias para conquistar capilaridade no país. A marca pretende fechar 20 contratos no decorrer do ano que vem, dos quais 10 são no interior de São Paulo. O investimento para abrir uma unidade da rede é a partir de R$ 500 mil e com prazo de retorno estimado em 60 meses.