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24/11/2016



OS BASTIDORES DA CHEGADA DO PAPAI NOEL EM QUATRO SHOPPINGS BRASILEIROS


Com a chegada do Natal, a rotina dos profissionais que atuam em shopping muda bastante. Conversamos com quatro gerentes de malls sobre a preparação da decoração e ações natalinas

Por Ticiana Werneck

 

Mais de vinte mil pessoas se reuniram em frente ao Iguatemi Fortaleza para ver a chegada, de helicóptero, do papai noel e depois seu desfile em carro aberto pela redondeza. Para finalizar, aconteceu um show de fogos de artifício que durou cinco minutos.

Está aberta a temporada de Natal nos shoppings brasileiros. Mas para os profissionais de shopping center essa “temporada” começou lá atrás. “Sempre que finalizamos um Natal já começamos a pensar no próximo”, conta Andréa Pereira, gerente de Marketing do Partage Shopping São Gonçalo.

Este ano, o Partage Shopping São Gonçalo apostou em novidades tecnológicas, como um urso de pelúcia gigante que conversa com os clientes e uma série de projeções mapeadas exibidas todos os dias na lona que cobre o Jardim. Usando o tema natalino, a animação é um espetáculo de som e luz inédito nos shoppings da região e já virou atração na cidade.



Andréa conta que durante o planejamento e execução das ações não houveram imprevistos. Apenas um bem pequenininho: choveu no dia da chegada do Papai Noel. “Porém já era esperado e estávamos preparados para que o evento ocorresse normalmente, pois tivemos total apoio das equipes internas”, conta.

 

Para ela, interessante está sendo acompanhar os compartilhamentos das atrações nas redes sociais: o urso é o tema mais comentado. “Ao vivo, a reação com o urso é muito engraçada, pois as pessoas não esperam que ele fale”, diz.

 

Este será o sétimo Natal do Partage São Gonçalo que se preparou mobilizando as equipes internas por meio de treinamentos periódicos e reuniões para que todos estivessem alinhados. “Até quem não estava trabalhando no dia da chegada do papai noel veio para o shopping participar da festa”, conta.

Já no Salvador Shopping, a decoração foi escolhida em abril e as demais ações, como promoção e as atrações da abertura de Natal, foram detalhadas no segundo semestre.



 

“Não chegamos a enfrentar contratempos, mas o planejamento passou por uma revisão no momento em que aprovamos a comunicação da nossa promoção e decidimos introduzir um novo elemento como mascote. O esquilo – cujo nome está sendo escolhido através de votação pública, em nossa página do Facebook”, comenta Karina Dourado, gerente de marketing do mall.

 

Karina diz que na fase final da preparação do mall para o Natal contou com a participação de todos, direta ou indiretamente, especialmente os colaboradores das áreas operacionais (segurança, manutenção, limpeza, estacionamento). “Também tivemos o cuidado de envolvê-los no clima natalino apresentando, em primeira mão, um material com o descritivo das ações do shopping”.  

 

A escolha do papai noel foi tranquila, diz ela: “Trabalhamos com uma produtora com bastante experiência nesse tipo de recrutamento”. Este ano, o Salvador Shopping contratou três “Papais”: um taxista baiano que atua como “Bom Velhinho” há cinco anos, um alemão e outro espanhol - vieram para a Bahia em viagens de trabalho e adotaram Salvador como casa há mais de duas décadas. “Todos têm em comum o fato de usarem barba natural, uma exigência nossa para dar mais realismo ao personagem”, brinca.

 

Uma curiosidade: lá, a chegada do Papai Noel e a parada de Natal, que circulou pelo mall com personagens temáticos, foi transmitida ao vivo pelo Facebook - o post registrou 20 mil visualizações, 133 compartilhamentos, 1.600 curtidas e 374 comentários.

 

Fátima Santos, gerente de marketing do Tietê Plaza Shopping, conta que nessa época o clima de Natal contagia a todos, colaboradores, fornecedores e lojistas. “Para que haja envolvimento de todos, fazemos uma reunião de alinhamento para que tudo saia como planejado”, diz. E tudo saiu. “Nossa maior satisfação está em ver a reação das pessoas, principalmente crianças, que ficam fascinadas com os detalhes da decoração”, conta. Este ano, uma Parada de Natal com mais de 20 bailarinos e uma banda percorreu todo o shopping anunciando a chegada do Papai Noel. “Investimos cerca de R$ 1,250 milhão na campanha publicitária, ação promocional e decoração. A nossa expectativa é que as vendas cresçam em torno de 12% em relação ao mesmo período do ano passado”, diz a gerente de marketing. 

 

O envolvimento de todos também foi chave para que desse tudo certo nas ações natalinas do Salvador Norte Shopping. “Junto com a área de Recursos Humanos, realizamos uma apresentação da nossa Campanha de Natal, exibindo o vídeo de retrospectiva com as principais ações realizadas durante o ano e convidamos os colaboradores para conhecer a decoração em primeira mão”, lembra Gabriela Simões, gerente de marketing do Salvador Norte Shopping.  




 

Este ano, o maior desafio foi receber, pela primeira vez, um tema licenciado – Smurfs. “Modificamos a nossa estratégia para engajar mais o público e criar uma expectativa em todo o mall para a chegada do Bom Velhinho. As ajudantes do Papai Noel, as Noeletes, distribuíram balões pelo mall e convidaram o público para o espetáculo montado na Praça de Eventos. Muitas famílias se emocionaram ao ouvir rufar os tambores da Orquestra Harmonizi, que embalou a chegada do Papai Noel iluminando todo o cenário da Vila Interativa dos Smurfs”, comenta.

 

 


Confira como outra ações de Natal de shopping centers pelo Brasil: http://www.portaldoshopping.com.br/noticias-categoria/6