Imprensa / Notícias do Setor / Notícias do setor

04/05/2015



ABRASCE CHEGA A GOIÂNIA


Instituição cria representatividade estadual a fim de ouvir as demandas de cada região

Cada vez mais presente em todo o Brasil e visando a aumentar sua representatividade no interior, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) criou neste mês as coordenadorias estaduais, que estarão presentes em todos os estados com mais de cinco shoppings associados, inclusive Goiás. Trata-se de mais um canal de comunicação com o mercado, levando demandas e necessidades de cada região.

Inicialmente serão 16 coordenadores estaduais, que exercerão mandatos de dois anos (2015-2017). A diretora corporativa da Saga Malls, Miguelina Borges, é a representante de Goiás. Os Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Amazonas, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Ceará, Distrito Federal, Bahia, Pernambuco e Mato Grosso também estão representados.

A coordenadora estadual da Abrasce, Miguelina Borges, explica que a entidade está atenta à tendência de interiorização do mercado, que no ano passado registrou mais shopping centers no interior que nas capitais brasileiras. “Mais do que um negócio imobiliário e um formato de varejo, os shoppings têm papel fundamental no crescimento das comunidades, pois contribui para o progresso e a valorização do entorno em que atua, movimenta a economia, traz arrecadação ao poder público e, acima de tudo, gera emprego”, afirma.

Cenário

Dados do Censo Abrasce 2014-2015 apontam que o setor deve crescer 8,5% neste ano, inaugurando 26 novas unidades até o fim de 2015. Em 2014 foram 24 novos empreendimentos em operação e alta de 10,1% nas vendas em relação ao ano anterior. “Esses dados, somados às expansões pelas quais muitos shoppings estão passando, confirmam a continuidade do cenário favorável para o setor, com a redução das taxas de vacância, novos projetos em andamento e uma oferta diferenciada e mais completa de serviços e produtos aos frequentadores”, avalia o presidente da Abrasce, Glauco Humai.

Só a Saga Malls planeja inaugurar dois shoppings por ano até 2018. A empresa atualmente desenvolve quatro empreendimentos: o DF Plaza (Águas Claras-DF) e o Várzea Grande Shopping (MT), previstos para serem inaugurados este ano, e o América Shopping e o Aparecida Shopping, que devem ser inaugurados em Goiânia e Aparecida e Goiânia, respectivamente, em 2016. Para 2017 e 2018, outros quatro projetos estão em andamento: um em Goiás, outro no Distrito Federal, outro em Tocantins e o último possivelmente na região Sudeste.

 

Sobre a Abrasce

A Abrasce é a principal entidade representativa do setor no País. Atuando desde 1976 com o compromisso de fomentar, fortalecer e colaborar com o desenvolvimento e crescimento do setor no Brasil, além de zelar pelos interesses de seus associados. A entidade possui em seu quadro de associados mais de 400 colaboradores divididos entre shopping centers, empreendedores, fornecedores de produtos, varejistas e prestadores de serviços.

Sobre a Saga Malls

A Saga Malls traz em sua bagagem knowhow de 20 anos de experiência no desenvolvimento de grandes shoppings centers no Centro-Oeste. A empresa, que integra o Grupo Saga, busca desenvolver centros de compras em áreas carentes de bons serviços, com planejamento detalhado e embasado em pesquisas de geomarketing e mercado. Atualmente, participa de 4 novos empreendimentos em desenvolvimento, o Aparecida Shopping, em Aparecida de Goiânia (GO); o América Shopping, em Goiânia; o Várzea Grande Shopping, em Várzea Grande (MT); e o DF Plaza, em Águas Claras (DF). Juntos, os empreendimentos desenvolvidos pela Saga Malls somam 260 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL), reunindo cerca de 3 mil lojistas.