São
tantas as inovações e possibilidades que abarcam o mundo dos aplicativos
móveis, que fomos à campo descobrir o que os shoppings estão oferecendo de
novidade nesta seara. Vem ver!
Por Ticiana Werneck
Onde se compra aquela calça jeans rasgada que Justin
Bieber usou em uma festa? E o vestido que a cantora Taylor Swift usava quando
foi flagrada saindo do aeroporto?
É possível saber a marca das peças pelo aplicativo
Looklive: é só enviar a foto da celebridade, que o sistema identifica o look,
encontra a peça, ou outra similar, e dá a opção da compra, tudo sem sair do
app.
O Looklive, que ganha cerca de um milhão de usuários por mês, também armazena diversas imagens de celebridades, numa enorme galeria de looks.
Agora imagine outra situação: você está na rua e adorou o
look de alguém que passou. É só clicar uma foto e enviar no app ASAP54: ele usa
uma tecnologia de reconhecimento de imagem para encontrar a peça e linkar o
item à venda online. O app possui um enorme banco de dados de grandes marcas –
são mais de 700 mil peças disponíveis para busca a partir da imagem ou
diretamente por categorias.
Mas nem só de identificar peças usadas por celebridades
ou não, vive a nova leva de aplicativos ligados ao mundo da moda - uma
indústria que, por sua vez, movimenta mais de US$1,2 trilhões no mundo.
O aplicativo My Dressing ajuda aqueles que acham que
nunca têm o que vestir, ao oferecer uma melhor visão do armário e facilitar a
montagem do look. Para isso, é preciso clicar as peças de roupa do armário: o
app sugere diversas combinações entre elas, dependendo da estação do ano e tipo
de evento.
Na mesma linha, o Chicisimo dá aquela força para quem
está sem inspiração sobre o que vestir em uma festa, evento importante ou mesmo
no dia a dia. Como uma rede social, traz inúmeros looks de blogueiras e
internautas permitindo um verdadeiro acervo de combinações.
Já o app Roupa Livre vai na contramão do consumismo.
Propõe a troca de roupas usadas entre os usuários usando a mesma forma de operar do Tinder –
aplicativo que encontra pares cruzando as informações de perfil com dados de
geolocalização.
As possibilidades para um aplicativo, como se vê, são
tremendas. Com isso em vista, resolvemos investigar as mais recentes inovações
dos aplicativos de shopping centers.
Os shoppings e seus aplicativos
O carioca Rio Design Leblon foi o primeiro shopping do
Rio de Janeiro a lançar um aplicativo em 2011. Agora, ele acaba de ser
reformulado num projeto piloto da Ancar Ivanhoe e tem entre as funcionalidades
a oferta das promoções das lojas do shopping exclusivas para os usuários,
serviço de entrega e até consultoria de estilo com a personal shopper do
estabelecimento. A ideia é que o aplicativo esteja nos 22 shoppings da rede da
Ancar Ivanhoe até o fim de 2017.
“Nós queremos estar sempre na vanguarda”, diz Cecília Ligiero, superintendente do empreendimento. Na nova versão, além das informações básicas sobre o shopping, o app traz informações úteis e dicas descoladas sobre o bairro sugeridas por quem vive o estilo de vida do Leblon. São dicas, eventos e novidades em moda, cultura e gastronomia que acontecem na redondeza.
"São informações interessantes sobre o que acontece
no Leblon e não apenas dentro do shopping. A relação do cliente do Rio Design
Leblon com seu bairro é muito forte. E o papel do shopping é ser um espaço de
convivência e serviços", complementa Cecília. Os eventos podem ser salvos
diretamente no calendário do telefone, ou compartilhados nas redes sociais.
Quem baixa o aplicativo também pode se cadastrar antecipadamente nas promoções,
sem precisar enfrentar filas.
Boa parte dos shoppings administrados pela BRMALLS já
possuem aplicativos para facilitar a vida de seus clientes. Cada mall
personaliza funcionalidades conforme a necessidade e perfil de seu público. Mas
três shoppings da rede se destacam: Shopping Del Rey, em Belo Horizonte, Mooca
Plaza Shopping, em São Paulo, e Shopping Araguaia, em Goiânia.
O aplicativo do Shopping Del Rey conta, atualmente, com
mais de 7.400 downloads. Com ele, o shopping conseguiu desenvolver ações
pontuais em datas comemorativas e eventos para engajar seus clientes. No Dia
dos Namorados, por exemplo, o mall virou cupido com a promoção It´s a Match
para ajudar os solteiros a encontrar o par perfeito. Para quem quisesse
participar, bastava baixar o aplicativo e preencher o questionário na aba de
promoções. Com base no perfil de cada participante, o centro de compras
promoveu um match, e o casal formado ganhou uma noite de surpresas no shopping
para um encontro romântico. O cadastro de notas fiscais para facilitar a troca
dos brindes na promoção de Dia dos Pais também foi uma ação realizada com
sucesso.
Outra funcionalidade: no evento que trouxe os personagens
da animação Frozen, todos os registros feitos por um fotógrafo profissional
durante os encontros com as personagens Anna e Elsa, realizados com
distribuição de senhas em dois finais de semana, foram disponibilizados pelo
aplicativo.
O Mooca Plaza Shopping também tem realizado ações
promocionais utilizando o aplicativo. Em julho, uma ação em parceria com o
cinema permitiu que os clientes ganhassem um cartão com vantagens exclusivas
preenchendo um formulário disponível via app. A ação auxiliou o shopping a
aumentar seus resultados de downloads do aplicativo e foi apenas uma de uma
série de experiências bem sucedidas.
Além de todas funcionalidades mais tradicionais que um
app de shopping disponibiliza, como as informações do shopping (Vitrine das
lojas, ofertas, telefone e localização das lojas), pagamento de estacionamento
e cinema, por exemplo, o Araguaia Shopping utilizou o aplicativo como uma
ferramenta para a votação no Festival Sertanejo, que elegia um vencedor entre
os calouros. As inscrições via vídeo foram feitas por meio do app, bem como as
inscrições, e as votações.
A BRMALLS incentiva que cada shopping desenvolva ações
diferenciadas de interação com o público em seus aplicativos e adiantou que em
breve, devem ser colocadas em prática soluções para: fazer pedidos nas
operações da praça de alimentação (o pagamento é no próprio aplicativo, e a
retirada no balcão com a senha); colocar o nome na lista de espera de
restaurantes ou reservar uma mesa.
Os aplicativos para smartphones dos shoppings da Aliansce
estão ganhando uma nova identidade visual e mais interatividade. Disponível
hoje em 12 malls (Shopping Leblon, Via Parque Shopping, Boulevard Shopping
Bauru, Bangu Shopping, Boulevard Shopping Belo Horizonte, Carioca Shopping,
Shopping Grande Rio, Shopping Parangaba, Parque Shopping Maceió, Boulevard
Shopping Vila Velha, Shopping da Bahia e Parque Shopping Belém), a ferramenta
pode ser personalizada de acordo com o perfil de cada empreendimento. Novos
shoppings devem oferecer o aplicativo até o final do ano.
Entre os diferenciais está a possibilidade de fazer, via
app, a troca das notas fiscais por cupons promocionais durante os períodos de
campanhas de varejo, no Shopping Leblon e no Via Parque Shopping. Quando
disponível, o próprio cliente pode fazer seu cadastro e receber em até 20
minutos uma mensagem sobre a disponibilidade do brinde no estande da promoção.
Para Fábio Moraes, Superintendente de TI da Aliansce, as
plataformas mobiles podem aumentar a interatividade e melhorar a experiência
dos clientes nos shoppings. “Estamos sempre atentos às necessidades de nossos
clientes e investindo em soluções que possam contribuir para facilitar o dia a
dia deles”, explica.