Realizado
a cada dois anos, principal evento do setor reúne, em São Paulo, especialistas
para discutir tendências e perspectivas da indústria
A
Associação Brasileira de Shopping Centers – Abrasce promove, dos dias 12 a 14
de setembro, a 14ª edição do Congresso Internacional de Shopping Centers.
Realizado a cada dois anos, o principal evento do setor da América Latina reúne
especialistas nacionais e internacionais para apresentar as inovações e
tendências da indústria de shopping centers. Para 2016, a expectativa da
organização é levar ao Transamérica Expo Center, em São Paulo, cerca de 18 mil visitantes.
No
total, serão 16 painéis e palestras que contarão com a participação de grandes
nomes do setor e do cenário econômico nacional e internacional. Especialistas
de diversos países e empreendedores brasileiros debaterão os temas mais
relevantes do momento, como tendências, benchmarking, inovações que estão
impactando as relações de consumo e como elas afetam o negócio dos
shoppings. Panorama político e
econômico, investimentos e outros temas de interesse também serão foco das
discussões durante o congresso.
Nomes
como Chaim Katzman, fundador, acionista majoritário e chairman da Gazit Globe;
David Arthur, sócio-diretor da Brookfield Property Group e Rita-Rose Gagné,
vice-presidente de Mercados em Desenvolvimento da Ivanhoe Cambridge, estão
entre os executivos internacionais presentes no evento e participam do painel “Eles
investiram no Brasil, por quê?”, destacando pontos favoráveis para alavancar
negócios e manter o Brasil como radar de oportunidades. David J. Contis,
presidente da Simon Malls, maior empresa de shopping centers do mundo, também
estará entre os palestrantes desta edição e compartilhará experiências e
estratégias adotadas em sua gestão, além de sua visão sobre tendências,
consumidor, e-commerce e expectativas sobre o mercado brasileiro, no painel
“Visão Internacional de Shopping Center”.
Para
conferir a programação completa, acesse o Hotsite do evento:
Prêmio
Abrasce 2016
Os
melhores projetos conduzidos por shoppings em seis categorias (, Marketing
Eventos e Promoções, Marketing Eventos e Promoções de Natal, Expansão &
Revitalização, Novos Empreendimentos e Newton Rique de Sustentabilidade) serão
reconhecidos com a entrega dos prêmios aos vencedores, anunciados na abertura
do 14º Congresso Internacional de Shopping, em 12 de setembro. Na ocasião, a
Abrasce também premiará, pela primeira vez, o shopping vencedor do selo Great
Place to Work®.
ExpoShopping
Realizada
simultaneamente ao Congresso, a ExpoShopping é a maior feira da indústria de
shoppings da América Latina. O evento, que reúne administradoras,
empreendedoras e fornecedores do setor para exporem seus projetos e novidades,
é uma oportunidade para conhecer novas soluções voltadas aos centros de
compras, realizar negócios e trocar informações com especialistas da indústria
e visitantes vindos de todo país e de outras partes do mundo. Durante a feira, mais de 70 empresas do setor
apresentarão seus destaques em produtos, serviços, inovações e oportunidades de
investimentos.
Números
da Indústria
Em
2015, os shoppings brasileiros receberam 444 milhões de frequentadores por mês
e registraram um faturamento de R$ 151,5 bilhões, com 18 novos empreendimentos
em operação. Atualmente com 548 centros de compras em operação, o setor gera
mais um milhão de empregos diretos e conta com 100.400 mil lojas, 2.600 salas
de cinema, 787.800 vagas de estacionamento e um total de 15 milhões de ABL
(Área Bruta Locável). A previsão é que 28 centros de compras tenham sido
lançados até o fim de 2016, 10 deles já inaugurados. Somadas as inaugurações e
expansões previstas, a estimativa de investimento total em novos projetos para
este ano é de mais R$ 14 bilhões.
Serviço
14º
Congresso Internacional de Shopping Centers
14a
ExpoShopping
Transamérica
Expo Center, em São Paulo
De
12 a 14 de setembro
Informações:
www.portaldoshopping.com.br/congressointernacional
50
Anos
Em
2016, a indústria de shoppings comemora um marco importante na sua história:
são 50 anos de trajetória, crescimento e desenvolvimento dos centros de compras
no Brasil. Do primeiro shopping instalado em território nacional até os dias
atuais, é possível perceber o amadurecimento e a profissionalização do setor,
que se transformou em um segmento de grande relevância para o desenvolvimento
socioeconômico do país, representando hoje 3% do PIB nacional.
Em
1976, o setor passou a ser representado oficialmente no Brasil por meio da
Abrasce, que comemora 40 anos de atuação também em 2016. Principal entidade
representativa da indústria de shoppings no país, a Abrasce conta hoje com mais
de 400 associados, entre centros de compras, empreendedores, fornecedores de
produtos e serviços, e varejistas.
Sobre
a Abrasce
A
Associação Brasileira de Shopping Centers - Abrasce - é a entidade que
representa o setor no Brasil. Fundada em 1976, foi criada com o objetivo de
fortalecer e colaborar com o desenvolvimento da indústria no país. Entre os
associados da ABRASCE estão os principais empreendedores, administradores,
fornecedores de produtos, prestadores de serviços e lojistas da indústria. Com
40 anos de existência no mercado, a entidade atua para ser a referência para o
desenvolvimento e fortalecimento da indústria de Shopping Centers no Brasil.
Seus principais objetivos são: defender os interesses do setor, assegurando a
sustentabilidade do negócio; identificar e certificar o shopping center de
acordo com os padrões internacionais; difundir informações, conhecimentos,
melhores práticas e premiar a excelência na gestão, consolidando o setor como
um agente de desenvolvimento econômico-social; certificar profissionais para
assegurar mão de obra qualificada para o setor; promover a integração dos
associados tornando a experiência associativa enriquecedora e gerar uma rede de
relacionamentos para o desenvolvimento de novos negócios.