Imprensa / Notícias do Setor / Notícias do setor

09/09/2016



ABRASCE PROMOVE 14º CONGRESSO INTERNACIONAL DE SHOPPING CENTERS


Realizado a cada dois anos, principal evento do setor reúne, em São Paulo, especialistas para discutir tendências e perspectivas da indústria

 

A Associação Brasileira de Shopping Centers – Abrasce promove, dos dias 12 a 14 de setembro, a 14ª edição do Congresso Internacional de Shopping Centers. Realizado a cada dois anos, o principal evento do setor da América Latina reúne especialistas nacionais e internacionais para apresentar as inovações e tendências da indústria de shopping centers. Para 2016, a expectativa da organização é levar ao Transamérica Expo Center, em São Paulo, cerca de  18 mil visitantes.

 

No total, serão 16 painéis e palestras que contarão com a participação de grandes nomes do setor e do cenário econômico nacional e internacional. Especialistas de diversos países e empreendedores brasileiros debaterão os temas mais relevantes do momento, como tendências, benchmarking, inovações que estão impactando as relações de consumo e como elas afetam o negócio dos shoppings.  Panorama político e econômico, investimentos e outros temas de interesse também serão foco das discussões durante o congresso.

 

Nomes como Chaim Katzman, fundador, acionista majoritário e chairman da Gazit Globe; David Arthur, sócio-diretor da Brookfield Property Group e Rita-Rose Gagné, vice-presidente de Mercados em Desenvolvimento da Ivanhoe Cambridge, estão entre os executivos internacionais presentes no evento e participam do painel “Eles investiram no Brasil, por quê?”, destacando pontos favoráveis para alavancar negócios e manter o Brasil como radar de oportunidades. David J. Contis, presidente da Simon Malls, maior empresa de shopping centers do mundo, também estará entre os palestrantes desta edição e compartilhará experiências e estratégias adotadas em sua gestão, além de sua visão sobre tendências, consumidor, e-commerce e expectativas sobre o mercado brasileiro, no painel “Visão Internacional de Shopping Center”.

 

Para conferir a programação completa, acesse o Hotsite do evento: http://portaldoshopping.com.br/congressointernacional/

 

Prêmio Abrasce 2016

Os melhores projetos conduzidos por shoppings em seis categorias (, Marketing Eventos e Promoções, Marketing Eventos e Promoções de Natal, Expansão & Revitalização, Novos Empreendimentos e Newton Rique de Sustentabilidade) serão reconhecidos com a entrega dos prêmios aos vencedores, anunciados na abertura do 14º Congresso Internacional de Shopping, em 12 de setembro. Na ocasião, a Abrasce também premiará, pela primeira vez, o shopping vencedor do selo Great Place to Work®.

 

ExpoShopping

Realizada simultaneamente ao Congresso, a ExpoShopping é a maior feira da indústria de shoppings da América Latina. O evento, que reúne administradoras, empreendedoras e fornecedores do setor para exporem seus projetos e novidades, é uma oportunidade para conhecer novas soluções voltadas aos centros de compras, realizar negócios e trocar informações com especialistas da indústria e visitantes vindos de todo país e de outras partes do mundo.  Durante a feira, mais de 70 empresas do setor apresentarão seus destaques em produtos, serviços, inovações e oportunidades de investimentos.

 

Números da Indústria

Em 2015, os shoppings brasileiros receberam 444 milhões de frequentadores por mês e registraram um faturamento de R$ 151,5 bilhões, com 18 novos empreendimentos em operação. Atualmente com 548 centros de compras em operação, o setor gera mais um milhão de empregos diretos e conta com 100.400 mil lojas, 2.600 salas de cinema, 787.800 vagas de estacionamento e um total de 15 milhões de ABL (Área Bruta Locável). A previsão é que 28 centros de compras tenham sido lançados até o fim de 2016, 10 deles já inaugurados. Somadas as inaugurações e expansões previstas, a estimativa de investimento total em novos projetos para este ano é de mais R$ 14 bilhões.

 

Serviço

14º Congresso Internacional de Shopping Centers

14a ExpoShopping

Transamérica Expo Center, em São Paulo

De 12 a 14 de setembro

Informações:  www.portaldoshopping.com.br/congressointernacional

 

50 Anos

Em 2016, a indústria de shoppings comemora um marco importante na sua história: são 50 anos de trajetória, crescimento e desenvolvimento dos centros de compras no Brasil. Do primeiro shopping instalado em território nacional até os dias atuais, é possível perceber o amadurecimento e a profissionalização do setor, que se transformou em um segmento de grande relevância para o desenvolvimento socioeconômico do país, representando hoje 3% do PIB nacional.

 

Em 1976, o setor passou a ser representado oficialmente no Brasil por meio da Abrasce, que comemora 40 anos de atuação também em 2016. Principal entidade representativa da indústria de shoppings no país, a Abrasce conta hoje com mais de 400 associados, entre centros de compras, empreendedores, fornecedores de produtos e serviços, e varejistas.

 

Sobre a Abrasce

A Associação Brasileira de Shopping Centers - Abrasce - é a entidade que representa o setor no Brasil. Fundada em 1976, foi criada com o objetivo de fortalecer e colaborar com o desenvolvimento da indústria no país. Entre os associados da ABRASCE estão os principais empreendedores, administradores, fornecedores de produtos, prestadores de serviços e lojistas da indústria. Com 40 anos de existência no mercado, a entidade atua para ser a referência para o desenvolvimento e fortalecimento da indústria de Shopping Centers no Brasil. Seus principais objetivos são: defender os interesses do setor, assegurando a sustentabilidade do negócio; identificar e certificar o shopping center de acordo com os padrões internacionais; difundir informações, conhecimentos, melhores práticas e premiar a excelência na gestão, consolidando o setor como um agente de desenvolvimento econômico-social; certificar profissionais para assegurar mão de obra qualificada para o setor; promover a integração dos associados tornando a experiência associativa enriquecedora e gerar uma rede de relacionamentos para o desenvolvimento de novos negócios.