Imprensa / Notícias do Setor / Notícias do setor

17/08/2016



INSTITUTO TENCO VAI LEVAR DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO-SÓCIO-AMBIENTAL A COMUNIDADES DO INTERIOR DO BRASIL



Entidade vai disseminar as melhores práticas de sustentabilidade, buscando contribuir com a promoção da cidadania e desenvolvimento social das regiões onde a empresa atua

Com a missão de levar desenvolvimento às cidades do interior do Brasil através da implantação de centros de convivência e experiência, o Grupo Tenco, que atua há mais de 25 anos no segmento de shopping centers, acaba de anunciar a sua mais nova iniciativa: a criação do Instituto Tenco. A associação, sem fins lucrativos, é destinada a administrar os investimentos sociais do Grupo Tenco, que tem como propósito gerar valor, simultaneamente, para a sociedade e para a empresa. O Instituto atua sob os três pilares da sustentabilidade - ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo. 

“A Tenco encontra-se hoje em um momento bastante maduro e propício para uma atuação mais forte na área socioambiental. E o nascimento do Instituto acontece nesse contexto, conectando ainda mais o sucesso da empresa e o progresso da sociedade, aumentando a transparência, ética e eficiência para toda a cadeia de valor.” Explica a presidente do Instituto, Adriana Gribel.  Na opinião dela, uma ação conjunta entre as partes interessadas contribui para elaboração de soluções inovadoras para problemas sociais e empresarial comuns e para a criação de possibilidades de um futuro sustentável.

O Instituto Tenco visa incentivar o desenvolvimento de todas as parcelas da sociedade das regiões onde atua com a utilização responsável e eficiente dos recursos naturais e, o fortalecimento da cadeia de valor.   “Isso confere aos empreendimentos do Grupo uma atuação cada vez mais sustentável, aos colaboradores uma visão diferenciada de mundo e aos acionistas uma certeza de investimento justo e rentável”, conclui Adriana.


Ações sustentáveis

A Sustentabilidade sempre esteve presente na Tenco Shopping Centers, em todas as suas ações, desde a concepção e desenvolvimento, até o dia a dia dos seus shoppings. Ao criar o Conceito Garden, que faz parte do DNA do grupo e aparece nos nomes dos empreendimentos, a empresa utiliza-se do tripé ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo para implantar e consolidar as melhores práticas de gestão socioambiental.

Entre os principais itens sustentáveis que estão agregados à construção e operação dos shoppings da Tenco estão:



Eficiência Energética

·        Escadas rolantes e elevadores com sistemas economizadores de energia

·        Iluminação natural através de claraboias

·        Vidros de alta performance (deixam passar a luz natural, mas não o calor)

·        Superfícies de cobertura e estacionamento claras, objetivando aumentar a reflexão da luz e consequentemente a redução do ganho de calor da edificação (Redução na conta de energia);

·        Revestimento externo com painéis termo isolantes de alta performance;

·        Shoppings com 100% de iluminação em LED;

·        Utilização de tanque de termo acumulação no sistema de ar condicionado (com esse elemento, a central de ar condicionado, maior consumidor de energia do shopping funciona apenas à noite, quando a matriz energética do país não está sobrecarregada)

·        Automação da iluminação de mall e estacionamento com fotosensores (dimerizam a iluminação em função da disponibilidade de luz natural ambiente)


Eficiência Hídrica

·         Reutilização de águas servidas (ETE)

·         Válvulas, bacias sanitárias e torneiras economizadoras de água (reduz a vazão, arejadores).

·         Mictórios secos (tecnologia que dispensa o uso de água)

·         Piso verde no estacionamento, que permite maior percolação de água e, desta forma, não onera a rede de águas pluviais da cidade.

Outras

         Gerenciamento dos resíduos sólidos do empreendimento

·         Reciclagem do lixo gerado


Tenco Shopping Centers

A Tenco Shopping Centers é um dos principais grupos do Brasil no segmento de shoppings, contando com mais de 30 empreendimentos em sua carteira. Hoje está presente nas cidades de Juazeiro do Norte (CE), Boa Vista (RR), Taubaté (SP), Macapá (AP); Arapiraca (AL), Lages (SC), Betim (MG), Juazeiro (BA), Varginha (MG), Jaraguá do Sul (SC) e Belo Horizonte (MG). Até 2017, a Tenco Shopping Centers investirá cerca de R$ 650 milhões em novos empreendimentos.