Pesquisa do ICSC
revela quais tecnologias os
frequentadores esperam encontrar nos shoppings, e como elas influenciam suas
decisões de compra
Por Ticiana Werneck
Sete
entre dez americanos esperam encontrar Wi-Fi gratuito disponível nos shopping centers que
visita. O serviço chega a ser decisivo para a escolha de qual mall visitar para
36% deles. É o que mostrou pesquisa do International
Council of Shopping Centers (ICSC), conduzida pela ORC International.
O
levantamento, que ouviu mil pessoas entre 23 e 26 de junho, tinha como objetivo
entender quais tecnologias os frequentadores esperam encontrar nos shoppings, e
como elas influenciam suas decisões de compra.
O
resultado é bem enfático. Apesar de tantas tecnologias inovadoras começarem a
ser incorporadas aos shoppings, quando se trata das expectativas dos
frequentadores, o foco é simples: 69% espera encontrar Wi-Fi gratuito.
Na
realidade, essa esmagadora preferência não é um fenômeno exclusivo dos malls.
Ambientes coletivos, como lanchonetes, bibliotecas ou parques, também partilham
de similar “exigência” por parte dos visitantes.
Entraram
também na lista de tecnologias que os clientes esperam encontrar nos malls,
embora em menor taxa, quiosques interativos (daqueles que disponibilizam mapas
do shopping e lista de lojas), com 35%, estações para carregar o celular, 32%, e
aplicativo do mall (28%). Estações para carregar carro elétrico (19%), tablets
disponíveis em áreas do shopping center (14%), caixas para pagamento automatizado do
estacionamento (14%), também foram citadas.
Homens e
mulheres demonstraram preferências parecidas, embora a lista feminina de
tecnologias valorizadas fosse mais extensa que a masculina.
Na hora
de escolher o destino das compras, as tecnologias disponíveis são fatores de
influência. E é entre os millenials que essa atitude mais aparece. 49% deles
disseram que preferem visitar um mall que tenha Wi-Fi gratuito, em vez de outro
que não ofereça a facilidade – responderam a mesma coisa 40% dos pertencentes à
geração X, e 25% dos baby boomers.
O ICSC também quis entender o comportamento de uso do Wi-Fi, e
descobriu que 63% dos americanos se conectaram ao menos uma vez quando
visitaram um shopping center em que o serviço gratuito estava disponível. Economizar no
pacote de dados do celular foi a principal razão citada. Entram na lista
também: obter uma melhor conexão à internet, e receber cupons promocionais das
marcas.